Econsult

A influência das Fintechs no mercado de crédito

A influência das Fintechs no mercado de crédito

Saiba como as fintechs, ou startups financeiras, estão aprimorando processos e produtos financeiros do mercado de crédito.

Sumário

Saiba como as fintechs, ou startups financeiras, estão aprimorando processos e produtos financeiros do mercado de crédito.


O que é uma Fintech?

Fintechs são empresas digitais que oferecem serviços financeiros. Elas funcionam como startups e trabalham com alta tecnologia, normalmente tendo custos operacionais bem menores do que os bancos tradicionais.


Um dos maiores diferenciais desse tipo de empresa é a constante inovação e aprimoramento de processos e produtos financeiros. O objetivo é trazer novidades constantes para os clientes.

Tais startups costumam oferecer serviços variados, como conta bancária virtual, cartão de crédito, seguros, investimentos, empréstimos e até serviços de gestão e educação financeira.

A educação financeira, aliás, é um grande diferencial das fintechs. A disseminação de conteúdos sobre finanças para educação das pessoas passa, por exemplo, por dicas para abandono da poupança e investimento em outras opções do mercado financeiro.


Fintechs e o mercado de empréstimos bancários

Como têm custos operacionais inferiores aos dos bancos tradicionais, as fintechs podem aplicar taxas de empréstimos menores e até mesmo taxas de rendimento de poupança maiores, o que afeta diretamente o mercado de crédito.

A longo prazo, a entrada de fintechs no mercado de crédito aumenta a concorrência no setor financeiro e força uma redução geral das taxas de empréstimo, diminuindo o spread bancário, ou seja, diminuindo a diferença entre a taxa de empréstimo efetiva e a taxa básica de juros praticadas no mercado.

Além disso, pela forte influência da tecnologia e da internet, as fintechs usam grandes pacotes de dados na hora de obter informações sobre o possível tomador de empréstimo. Assim, conseguem atender demandas de pequenos negócios que os bancos tradicionais costumam não atender.

Como consequência da diminuição das taxas de empréstimo, o consumo aumenta, assim como a demanda por produtos e serviços no país. A produção então cresce e, consequentemente, a renda da população aumenta, alavancando o desenvolvimento econômico do país.

A Econsult Consultoria Econômica corrobora com este progresso ao dar assistência empresarial aos novos empreendedores e oferecer serviços para resolução de problemas comuns entre empreendedores.
Já tinha pensado na influência das fintechs no mercado financeiro? Deixe um comentário. Se quiser conversar com a nossa equipe sobre a possibilidade de abrir um negócio como esse, entre em contato com a gente!



Precisa de ajuda para abrir a sua startup?

Agendar Reunião Gratuita

Compartilhe com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Blog da Econsult!

Nele, postamos artigos com dúvidas frequentes dos nossos clientes de Consultoria em Finanças.

Precisa de ajuda?