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Análise de Mercado: o guia completo para quem quer melhorar o seu negócio

Análise de Mercado: o guia completo para quem quer melhorar o seu negócio

Sumário

Todo empreendimento busca se destacar dentro de seu próprio nicho. Para isso, é preciso conhecer a fundo o mercado no qual a empresa está inserida. É a Análise de Mercado que vai te auxiliar nisso.

Assim, ter noção da atuação dos concorrentes, identificar o público-alvo e analisar tendências e oportunidades é fundamental para alcançar esse objetivo.

Além disso, saber como anda a economia nacional e regional facilita o entendimento de como o mercado se comporta, e pode auxiliar nas tomadas de decisões.

Analisando o setor do empreendimento

O primeiro passo para dominar o mercado é descobrir que fatores internos e externos influenciam o setor de atuação do negócio. Essa etapa é muito importante, pois é possível identificar elementos que impactam positiva ou negativamente na operação da empresa.

Dessa forma, o estudo de cálculos como o PIB e IPCA (índice ligado à inflação) ajuda a mapear o estado da economia, entendendo que muitas vezes o crescimento ou mesmo decrescimento de um setor é reflexo de elementos econômicos externos.

Por outro lado, as tendências internas de cada mercado devem ser cuidadosamente consideradas. Por exemplo, o desenvolvimento de novos produtos pode revolucionar um determinado ramo por completo, e caso isso seja uma surpresa para um empreendimento, pode significar grande perda de oportunidade.

Investigando os concorrentes

Com um entendimento mais aprofundado sobre o setor do empreendimento, o próximo passo na Análise de Mercado é investigar quem serão os agentes do setor que atuarão como concorrentes, diretos e indiretos. Primeiramente, é necessário conceituar a definição de concorrente para não haver um desperdício de tempo e energia investigando players de mercado que não são relevantes.

Na teoria da Administração, “concorrentes de marca” são entendidos como empresas que apresentam produtos ou serviços similares, com preços pareados e para um mesmo público-alvo. Então, para entender com acuracidade quem será ou não concorrente do empreendimento esses três crivos (produto, preço e público) são de grande utilidade. Um exemplo prático pode ajudar a ilustrar como esse conceito de concorrência, que à primeira vista parece muito óbvio e pouco útil, pode iluminar a sua Análise de Mercado.

Imagine uma hamburgueria, que abriu na frente de uma universidade e vende lanches a um preço médio de 20 reais. Num primeiro momento, sem pensar muito em um critério, o dono ou a dona do estabelecimento poderia pensar que seus concorrentes seriam todas as hamburguerias num raio de 1km e passaria a analisá-los. Porém, suponha que dentre essas hamburguerias há uma que vende lanches artesanais, com uma média de preço acima de 35 reais e que só abre a partir das 18h.

Sem pensar nesses critérios de produto, preço e público, focando erroneamente apenas no produto, esse empreendedor estaria desperdiçando seu tempo analisando a hamburgueria gourmet. Pois, esse suposto concorrente não vai atender seu público de universitários, está numa faixa de preço acima do que esses estão dispostos a pagar e o horário não é compatível com o do empreendimento que foca no almoço dos estudantes. 

E ainda pior, talvez nessa análise rasa usando apenas o critério de produto, esse gestor poderia deixar de considerar um estabelecimento que é um concorrente de fato. Ainda nesse exemplo hipotético, imagine que perto do estabelecimento existe uma barraca de cachorro-quente que tem uma média de preço de 15 reais e os estudantes da universidade adoram ir. Se usar apenas o crivo de “hamburguerias próximas” talvez esse vendedor de hotdog, que é um concorrente muito mais forte para seu público, passaria totalmente despercebido.

Conhecendo os consumidores

Ainda nessa linha de raciocínio, após investigar os concorrentes é preciso olhar para o público-alvo do negócio para que a Análise de Mercado fique completa. Ter noção de quem compra e quem pode comprar os seus produtos e serviços é fundamental para qualquer empreendimento.

O exemplo da hamburgueria é interessante para representar o quão importante é examinar possíveis consumidores. Tendo em vista o preço e localização do negócio, fica claro que o público atendido é o de estudantes universitários. Assim, ter o perfil dos compradores bem nítido é fundamental para determinar elementos básicos da empresa, e no que ela deve se especializar.

Dados como idade e ocupação seriam relevantes nesse caso da hamburgueria. Além deles, questões como a renda e perfil de consumo agregam ainda mais na definição de um público-alvo específico.

Quantos anos tem esses universitários consumidores da hamburgueria? Em que momento do dia eles costumam comprar os produtos? Eles além de estudantes, trabalham e com a própria renda compram os lanches? Essas perguntas são indispensáveis para conhecer o perfil do comprador, para se poder vender da maneira mais adequada possível.

Como se diferenciar e inovar?

Qualquer empresa precisa se destacar em seu respectivo mercado para sobreviver e posteriormente crescer. Para isso, explorar oportunidades e criar coisas novas são ações-chave para se diferenciar dos concorrentes.

Digamos que existem duas empresas similares, que vendem os mesmos produtos “A” e “B”. Caso uma dessas entidades se destaquem na venda do produto “A”, a sua concorrente irá se aprimorar para não ficar para trás. Ou seja, a força de uma empresa pode significar a chance de aprimoramento de um outro negócio, que usará essa força como espelho para seu próprio crescimento.

E então entra a ideia de inovação. A criação de um produto “C” seria um enorme avanço perante os concorrentes, pois não há nenhum conhecimento prévio a respeito deste produto.

Conclusão

Uma Análise de Mercado completa e profunda consegue alavancar qualquer negócio. Ter em vista a situação da concorrência, da economia, público alvo e outros elementos garante uma posição vantajosa no mercado.

Autores
Enzo
Marcos
Maciel

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