Econsult

Business Model Canvas (BMC) e a importância de um modelo de negócios

Business Model Canvas (BMC) e a importância de um modelo de negócios

Conheça um dos modelos de negócios mais atualizados do mercado e saiba como partir do campo das ideias para a ação.

Sumário

Conheça o Canvas, um dos modelos de negócios mais atualizados do mercado.


O primeiro passo para tornar sua ideia um negócio

Antes de conhecer o Canvas, é necessário entender o que é um modelo de negócios. Um modelo de negócios é um modo de pensar sobre todas as “peças” que compõem um empreendimento. É a maneira como uma empresa gera valor quando entrega produtos ou serviços a seus clientes.

Para Joan Magretta, escritora e autora de grandes livros de gestão, o termo modelo de negócios foi cunhado após a invenção do computador pessoal e das planilhas, e representa um modo de explicar como as empresas funcionam.

Além disso, a autora sugere que os modelos de negócio deveriam ser capazes de responder perguntas como “quem são meus clientes?”, “o que eles valorizam?”.


Business Model Canvas (BMC)

Agora que já sabemos o que é um modelo de negócios, podemos entender melhor o conceito de Business Model Canvas (BMC).

Criado por Alexander Osterwalder durante os anos 2000, o Canvas (BMC) é um tipo de modelo de negócios que surgiu da necessidade por novas ferramentas de gestão em razão da mudança de cenário que as empresas enfrentavam frente ao crescimento da internet.

Assim, Osterwalder construiu um modelo de negócios que se adequava às novas necessidades das empresas, sendo capaz de promover inovação e criação colaborativa.

Atualmente, o BMC é bastante utilizado no contexto de novos empreendimentos e startups , por exemplo, mas não se limita a essas empresas.

Levando em conta suas características de incentivo à inovação, esse modelo também pode ser útil para empresas que estão se preparando para lançar um novo produto ou que estão em processo de reinvenção.


Como funciona

O Business Model Canvas é dividido em nove partes que compreendem as quatro principais áreas de uma empresa: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira.

Idealmente, as caixas são preenchidas em uma ordem específica (começando pelo meio) e ao preenchê-las, respondem-se as perguntas como “O que estou construindo e para quem?” e “Como meu produto chega até o cliente?”.

O modelo é uma ferramenta que ilustra os segmentos mais importantes de um negócio – como por exemplo, parceiros, clientes, estrutura de custos e canais – de forma visual, simples e organizada.

Sendo assim, a estruturação de um BMC é extremamente importante não só para que os sócios ou donos possam visualizar o funcionamento de sua empresa de forma rápida, mas também pode servir de guia para a elaboração de um Plano de Negócios.

Gostou da leitura? Se quiser saber mais sobre estratégias de negócio, acompanhe os textos do Blog da Econsult.


Quer empreender? Nós podemos te ajudar

Fale com um especialista

Compartilhe com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Blog da Econsult!

Nele, postamos artigos com dúvidas frequentes dos nossos clientes de Consultoria em Finanças.

Precisa de ajuda?