Econsult

Tudo sobre como analisar a viabilidade econômica de uma loja virtual

Tudo sobre como analisar a viabilidade econômica de uma loja virtual

Saiba como estimar a viabilidade econômica da sua loja virtual para abrir e manter o seu negócio saudável

Sumário

Saiba como estimar a viabilidade econômica da sua loja virtual para abrir e manter o seu negócio saudável

Entender os aspectos econômicos e de mercado de um empreendimento é o primeiro passo para identificar se vale a pena montar uma loja virtual. Isso porque cada tipo de negócio possui uma expectativa de retorno diferente.

Em outras palavras, se você pretende investir em uma loja online de roupas, certamente encontrará um mercado com características e rendimentos próprios, muito distintos dos de uma loja de jogos.

Por esse motivo, antes de tudo, é essencial fazer uma pesquisa de mercado para calcular a rentabilidade habitual do negócio. Além disso, você precisa saber qual o público-alvo da sua loja.

Depois é o momento de fazer as projeções de receitas, ou seja, definir o quanto de retorno financeiro você espera receber no curto, médio e longo prazos. É importante levar em conta que cada empreendimento exige um prazo de retorno próprio.

Além dos passos acima, para entender melhor a realidade do mercado e decidir se vale mesmo a pena abrir a sua loja, é muito provável que você tenha que investir em um Estudo de Viabilidade Econômica.

Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira

O objetivo do Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira é estruturar o modelo financeiro de um negócio, indicando a rentabilidade que a ideia pode atingir, além de suas possíveis perdas sociais.

O relatório resultado do estudo apresenta então as projeções de receitas, os custos e investimentos necessários para montagem do negócio, índices macroeconômicos gerais e outros aspectos que também que possam afetar o empreendimento.

Da mesma forma, o estudo normalmente apresenta uma análise do público-alvo que será atendido, o mercado regional do setor e uma análise social do negócio.

Após a ponderação de todos os índices e fatores prós e contras relacionados à ideia, surge a indicação ou contraindicação da viabilidade do projeto.

Mais opções de financiamento

A Análise de Viabilidade Econômico-Financeira é uma ferramenta muito rica porque serve não apenas para embasar a tomada de decisão, mas também é exigida por alguns bancos como parte de um projeto de financiamento.

Por isso, caso você note em seus estudos e processos de planejamento iniciais que vai precisar solicitar crédito empresarial para começar o seu comércio virtual, invista também em um estudo profissional e completo de viabilidade econômica.

O Estudo não precisa, no entanto, obedecer a uma ordem rígida para que consiga reunir as informações de que você precisa. Pode começar com uma projeção de receitas ou de custos, por exemplo.

No fim das contas, tudo vai depender do capital que você tem a disposição para começar a loja e de quanto está disposto a investir no seu comércio virtual para que possa crescer e se estabelecer de forma segura na internet.Gostou da leitura? Deixe um comentário. Se quiser contratar nosso serviço profissional de Viabilidade Econômico-Financeira, entre em contato com a gente. Para ler mais textos sobre Economia e empreendedorismo, continue acompanhando o Blog da Econsult.


Precisa de ajuda para abrir sua empresa? Converse com a gente

Agendar Reunião Gratuita

Compartilhe com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Blog da Econsult!

Nele, postamos artigos com dúvidas frequentes dos nossos clientes de Consultoria em Finanças.

Precisa de ajuda?