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Como calcular o preço de um produto ou serviço

Como calcular o preço de um produto ou serviço

Como calcular o preço de um produto ou serviço

Precificação é o processo de definir, de modo estratégico, os preços de produtos ou serviços de uma empresa. Entenda a como calcular bem o preço de um produto ou serviço.

Sumário

Entenda a importância de uma boa precificação e veja algumas dicas de como fazer isso com qualidade.

Sua empresa possui uma tabela de preços baseada no mercado? Você estipulou seus preços sem um estudo prévio? Você sabe qual é seu preço de equilíbrio? Estas são algumas perguntas cujas respostas têm tudo a ver com a definição de precificação. Mas o que é precificação?

O que é Precificação?

Precificação é o processo de definir, de modo estratégico, os preços de produtos ou serviços de uma empresa.

Para fazer isso, é importante pensar e agir levando em consideração o objetivo da organização, o público-alvo, a localização do empreendimento, o nível de exclusividade do produto, o crescimento e visibilidade da empresa, os custos envolvidos, os preços dos concorrentes e a demanda do produto.

Existem três principais métodos complementares de precificação, os quais se baseiam em fatores diferentes. São eles:

1. Precificação baseada nos custos

Nesse método de precificação é preciso definir todos os custos do produto ou serviço (custos fixos, variáveis, diretos e indiretos). Após o rateio dos custos, descobre-se o preço de equilíbrio e adiciona-se sobre ele o mark-up, que é a margem de lucro desejada. Aqui falamos mais sobre o conceito de ponto de equilíbrio.

Por exemplo: Depois de identificados e mensurados todos os custos de um produto, foi constatado que seu custo total é de R$100,00. Caso a margem de lucro desejada seja de 20%, o preço final deve ser estabelecido como R$120,00. Assim, a fórmula matemática é 100 + (100 x 0,2) = 120.

2. Precificação baseada na demanda

A precificação baseada em demanda é estabelecida de acordo com a percepção de valor atribuída ao seu produto ou serviço pelo público-alvo.

Para atingir o preço ideal segundo essa metodologia, pode-se fazer uma pesquisa com o público-alvo. Isto é, selecionar uma amostra de possíveis clientes, apresentar seu produto e receber o feedback sobre o quanto ele vale para as pessoas consultadas.

No entanto, é importante selecionar uma amostra representativa e aleatória e conhecer alguns fatores importantes. Alguns deles são exclusividade e qualidade do produto, a confiabilidade por parte do público e até mesmo a qualidade do atendimento da empresa segundo a percepção das pessoas pode influenciar na resposta dada por elas.

3. Precificação baseada na concorrência

Já na precificação baseada na concorrência analisa os preços dos concorrentes diretos, empreendimentos que atingem o mesmo nicho do mercado e público-alvo, para depois posicionar o preço ideal comparando a qualidade, exclusividade e cenário microeconômico de cada um.

Na prática, traça-se o ticket médio do mercado, que são os preços praticados pelos concorrentes, e o ticket médio de equilíbrio, que é o preço mínimo cujo lucro seria zero, isto é, a receita apenas pagaria os custos.

Após encontrar esses valores, calcula-se o ticket médio praticado, que é, de fato, o preço final do seu produto, baseado nos concorrentes e nos seus custos fixos de produção.

Por que a precificação é importante?

Alguns dos motivos mais relevantes para se fazer um trabalho de precificação são:

  • Criação de boa reputação para a empresa, já que produtos ou serviços muito baratos geram desconfiança;
  • Risco menor de redução de vendas;
  • Maximização de lucro;
  • Competitividade frente à concorrência;
  • Estipular uma margem de segurança para poder dar descontos no momento certo;
  • Garantia de que haverá recursos para pagar os custos de produção do produto e de operação da loja;
  • Inserção no mercado;
  • Mais chances de sobreviver a uma mudança brusca de cenário ou a um concorrente agressivo.

Entretanto, assim como um Estudo de Precificação tem grandes chances de alavancar um empreendimento, um estudo incorreto pode condená lo ao fracasso.

Para evitar isso, é muito importante que seja feito um excelente planejamento estratégico antes de se avançar à etapa de precificação. Se você ainda não sabe se sua empresa precisa de uma precificação, já falamos por aqui como descobrir.

Como a Econsult pode te ajudar

Em mais de dezoito anos de mercado, a Econsult já montou mais de 50 projetos de precificação.

Além dos métodos sugeridos aqui, o projeto é montado com forte embasamento em teorias econômicas de precificação para assegurar que o preço final do seu produto ou serviço seja de fato o mais vantajoso possível.

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