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Como escolher a franquia certa

Como escolher a franquia certa

Antes de investir em uma franquia você precisa saber quanto irá precisar gastar inicialmente e o quanto que pode ganhar no futuro.

Sumário

Existem diversos fatores muito atraentes para se abrir uma franquia hoje em dia: os modelos pré-fixos das marcas são quase como um atestado de garantia de sucesso, o suporte que uma mantenedora pode dar permite um conforto a mais para o empreendedor, sem falar na falta de necessidade de construção de marca do começo.

De fato, no dia a dia se observam tantas franquias no mercado, que é de se esperar que seja um negócio rentável. Mas é importante deixar claro que os sucessos de franquias que nós vemos ao nosso redor não são frutos de conforto e segurança provenientes de uma mantenedora, e sim fruto de muito conhecimento do negócio e de finanças dos empreendedores que tiveram a coragem necessária para arriscar um novo negócio. 

O conhecimento em finanças

O conhecimento básico de contabilidade e finanças gerenciais talvez seja o principal conteúdo necessário para avaliar e escolher uma franquia. Paradoxalmente, é o conteúdo menos dominado pela grande maioria do empreendedores.

Ao escolher uma franquia, existem alguns indicadores financeiros que são essenciais que sejam calculados com exatidão:

  • Valor Presente Líquido;
  • Projeção de Fluxo de Caixa;
  • Ponto de Equilíbrio;
  • Capital de Giro Necessário.

Em outras palavras, você precisa saber, primeiramente, quanto irá precisar gastar inicialmente e o quanto que pode ganhar no futuro. No meio do caminho entre o investimento inicial e o lucro, é necessário também saber o quanto de dinheiro você precisa para manter o negócio rodando e o quanto precisa vender para se manter vivo. 

Tendo em vista esse cenário, é fundamental que seja feita uma análise de viabilidade antes do negócio ser aberto!

O conhecimento do negócio

Depois de indicada a viabilidade, pode parecer muito interessante abrir a franquia desejada. Todavia, o conhecimento mais importante do negócio ainda não é financeiro, é sobre o próprio negócio!

Um exemplo da importância do conhecimento do modelo de negócios são as regras de franquia do McDonalds que permitem abrir uma franquia apenas aqueles que já ocuparam todos os cargos da cadeia produtiva deles. O interessado precisa fritar hambúrguer tão bem quanto ele analisa registros financeiros. 

Uma franquia, assim como qualquer negócio, requer muito trabalho operacional e de despacho. Nessa competição de mercado, o empreendedor que conhece intimamente sua produção tem uma vantagem incrível sobre quem tenta fazer a mesma coisa sem nunca ter trabalhado em sua própria cozinha. 

Registros financeiros e contábeis, relatórios operacionais e um planejamento estratégico são fundamentais para entender sua franquia, mas no dia que um de seus funcionários faltar, você precisa saber ocupar sua função se necessário. 

Como empreendedor, você pode mapear todos seus processos de ponta a ponta, mas mapa não é território, por isso, não tenha medo de sujar as mão e se imergir em cada etapa de sua produção. E, se essa for de fato sua vocação, nem vai parecer que está trabalhando.

Se quiser saber se a abertura de uma franquia é viável, deixe um comentário aqui!


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