Econsult

Como maximizar resultados usando OKR?

Como maximizar resultados usando OKR?

OKR (Objectives and Key Results) é uma metodologia de gestão empresarial, pautada em desenvolver metas mensuráveis, por quem terá que executá-las.

Sumário

OKR (Objectives and Key Results) é uma metodologia de gestão empresarial, pautada em desenvolver metas mensuráveis, por quem terá que executá-las.

Como se difundiu esse método?

A ferramenta OKR surgiu na Intel e foi propagada para outras empresas do Vale do Silício conforme foi sendo observada sua eficácia. As OKR ’s  são baseadas em uma outra framework de gestão de metas, chamada MBO (Management by Objectives). Que estabelece finalidades e planos de ação que incentivem a participação dos funcionários e alinhem os objetivos de toda a empresa. Essa metodologia foi elaborada pelo Peter Drucker, em seu livro de 1954, The Practice of Management .

Em 1970, o termo OKR foi utilizado pelo Co-fundador da Intel, Andy Grove. Mas somente a partir de 1999 as empresas do Vale do Silício passaram a utilizá-lo: Google, Twitter, LinkedIn, Dropbox e GoPro.

Metodologia 

As OKR ’s podem se tornar uma cultura dentro da empresa, sendo elas o foco no dia a dia de trabalho. De forma que maximizem os resultados, diminuindo o estresse da equipe, promovendo o engajamento e incentivando a colaboração entre os membros de determinada área pelo “bem maior” que é o resultado. Esse é o conceito desta metodologia, foco em resultados. 

Os resultados vem a partir de metas bem estabelecidas e constantemente revisadas, referindo-se a principal utilidade das OKR’s: Desenvolver metas mensuráveis com ciclos trimestrais e transparentes com o restante da organização. Operando com dois aparatos, Bottom-up e Top-Down que ordenam as diferentes partes de uma tarefa e direcionam a execução destas ou a tomada de decisões. Os funcionários devem definir 60% dos OKR ’s e 40% deve ser definido por atuantes de cargos com maior autonomia.

Como utilizar as OKR’s?

Uma simples frase auxilia nesse processo:

“ Eu vou objetivo  medido por  conj. de resultados chave” 

  • Objetivos: Curtos, inspiradores, qualitativos, palpáveis e desafiadores. Desenvolvidos por toda a equipe. 
  • Resultados Chave: São um conjunto de métricas que medem o andamento dos objetivos. Para cada Objetivo sugere-se de dois à cinco resultados chave.

Sim, OKR’s podem ser implantadas em pequenas empresas.

Um exemplo disso é o Google, que começou a utilizar essa ferramenta em 1999, quando possuía cerca de 40 funcionários, agora tem mais 66 mil e continua a usar a framework. 

As OKR’s se bem estruturadas, seguindo a metodologia funcionam bem para gerenciar metas, remodelar a cultura da empresa e trazer motivação ao longo dos anos.


Precisa de ajuda para começar o seu negócio? Converse com a gente

Agendar Reunião Gratuita

Compartilhe com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Blog da Econsult!

Nele, postamos artigos com dúvidas frequentes dos nossos clientes de Consultoria em Finanças.

Precisa de ajuda?