Econsult

Como o gerenciamento ágil pode alavancar o seu negócio

Como o gerenciamento ágil pode alavancar o seu negócio

Saiba como a técnica de gerenciamento ágil pode te ajudar a otimizar processos e gerar mais resultados.

Sumário

Saiba como a técnica de gerenciamento ágil pode te ajudar a otimizar processos e gerar mais resultados.


Uma das principais transformações enfrentadas no ramo dos negócios nos anos recentes é a necessidade de contato cada vez mais constante e efetivo com os clientes. Apesar disso, as respostas necessárias a essa nova demanda nem sempre são claras o bastante.

Para resolver a questão, o gerenciamento ágil de projetos de serviços ou produtos personalizados tem sido uma das principais alternativas à crescente necessidade de contato eficaz com a clientela.

Além disso, o gerenciamento ágil melhora também a gestão interna das atividades, gerando otimização e dinamismo e impactando diretamente a produtividade do seu negócio.

Outra característica relevante do gerenciamento ágil é a divisão das etapas de trabalho em sprints, os quais podem ter diferentes tamanhos.

O ideal é que os sprints sejam grandes o bastante para que englobem uma parte significante do projeto, mas não tão grande que impossibilite a avaliação constante das atividades.

Tal avaliação conta com o alinhamento interno da equipe a partir da realização de Daily Scrums, reuniões diárias de no máximo 15 minutos, cujo objetivo é avaliar o trabalho feito nos dias anteriores e planejar as atividades do dia.

Outro fator relevante é a transparência das informações para todos os membros da equipe, que pode ser concretizada a partir da técnica de gestão à vista.

Além do alinhamento interno da equipe, a efetividade dos sprints depende do alinhamento externo, ou seja, do contato com o cliente para repasse de informações relevantes sobre o trabalho desenvolvido e do planejamento para as próximas etapas. Uma das principais formas de tornar o contato efetivo é a realização de entregas incrementais vinculadas a cada um dos sprints.

O princípio por trás dessas entregas é a validação por parte das partes interessadas no projeto, possibilitando o redirecionamento das atividades, avaliação de riscos e maior produtividade do time, o que não seria possível com uma única entrega feita ao fim do projeto.


Como aplicar no dia a dia

Dadas as principais características e os benefícios do gerenciamento ágil para o seu negócio, é imprescindível conhecer também as formas de implementação dessa metodologia no seu dia a dia, de modo a tornar o conhecimento teórico em algo prático e que gere resultados.

Um dos principais pontos associados à implementação do gerenciamento ágil é a consolidação de bons canais de comunicação, sejam eles internos ou externos. Nesse sentido, uma das formas mais eficientes e fáceis de documentação eficiente para o gerenciamento de projetos é o Trello, plataforma gratuita de organização de tarefas e atividades.

Outra etapa fundamental para o processo de implementação é a capacitação do time, já que a disseminação do conhecimento dentro da empresa é relevante tanto em termos de conhecimento metodológico efetivo quanto no que tange à disseminação da cultura de gerenciamento ágil.

Essa disseminação é especialmente importante quando há o posicionamento do cliente no centro e a compreensão efetiva da demanda recebida, com eficiência e constante avaliação dos trabalhos.

Existem diversas plataformas voltadas à capacitação em gerenciamento de projetos, muitas delas gratuitas. Um exemplo é o curso ministrado pela University of Maryland no edX.

O que você achou da leitura? Sabemos que podem existir dúvidas na implementação de metodologias ágeis, e para isso, nos dispomos a te ajudar com quaisquer perguntas associadas ao tema! Basta entrar em contato.
Para ler mais textos sobre Economia, empreendedorismo e gestão, continue navegando pelo blog da Econsult.



Quer maximizar seus resultados? Nós podemos te ajudar

Agendar Reunião Gratuita

Compartilhe com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Blog da Econsult!

Nele, postamos artigos com dúvidas frequentes dos nossos clientes de Consultoria em Finanças.