Econsult

Como obter um financiamento pelo FCO?

Como obter um financiamento pelo FCO?

Entenda o passo-a-passo a ser seguido para obter um financiamento pelo Fundo de Financiamento do Centro-Oeste - FCO.

Sumário

Entenda o passo-a-passo a ser seguido para obter um financiamento pelo Fundo de Financiamento do Centro-Oeste – FCO.

Empreender no Brasil não é simples e envolve muitas burocracias. Para abrir uma empresa, devemos nos atentar a diversos pontos e construir um planejamento eficiente sobre vários aspectos do empreendimento. Um ponto a ser pensado é: De onde virá o dinheiro que será alocado na implantação do seu negócio? Essa pergunta não é simples e pode ter várias respostas: você pode investir do seu próprio bolso, você pode ter um investidor, você pode conseguir um crédito no seu banco… Todas essas saídas têm prós e contras. Esse artigo que estamos escrevendo tem como objetivo te mostrar mais uma solução, a obtenção de um financiamento pelo FCO,  e explicar exatamente o que deve ser feito para que você consiga obter o dinheiro necessário para a sua empresa.

Muitas pessoas já conhecem, enquanto outras nunca ouviram falar, mas o Fundo Constitucional do Centro-Oeste, FCO, é um fundo de crédito responsável por promover o desenvolvimento Econômico do Centro Oeste. Ele fornece taxas de juros mais atrativas que as do mercado, prazos longos e bônus de adimplência. Para entender um pouco mais sobre leia nosso artigo sobre FCO.

O FCO possui duas frentes: FCO Rural e FCO Empresarial. Aqui você pode saber mais essas linhas e sobre os itens financiáveis. Além disso, até agora só falamos sobre abertura de empresas, mas o FCO também fornece crédito para empresas que já estão atuando no mercado.

A seguir, explicaremos cada uma das etapas para a obtenção do financiamento.

1- Converse com seu gerente do Banco

O FCO é liberado por meio de diversas instituições financeiras, sendo as duas principais o Banco do Brasil, a nível regional, e o BRB, a nível distrital. Assim, o primeiro passo a ser dado é conversar com seu gerente. Ele vai saber te direcionar e explicar quais etapas você deverá seguir. Uma dica quanto a esse ponto é: O FCO não é um produto do banco, logo, seu gerente não ganha nada quando você pede um financiamento pelo FCO. Tome cuidado para não cair nessa e sair da sua agência com um produto do seu banco com taxas elevadas e prazos ruins.

Outro ponto de se ter em mente é que os prazos de financiamento, a taxa de juros cobrada e o período de carência dependem de dois aspectos: a negociação com o seu gerente e algumas especificações de cada empresa. Assim, ao ir ao Banco, você deve ter algumas informações básicas como o faturamento anual e a atividade fim de sua empresa.

Durante sua conversa com seu gerente, você deve falar sobre esses pontos, explicar sobre seu objetivo e será durante esta conversa que ele irá validadar se você se enquadra nos pré-requisitos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste. Mas como assim? Para a obtenção de crédito, você deve cumprir alguns pontos, sendo os principais:

  1. Você deve ter garantias equivalentes a 130% do valor total financiado, sendo que os ativos preferíveis são imóveis, veículos ou maquinário novo;
  2. 30% do valor do financiamento seja de capital próprio da empresa, ou seja, 70% do valor total é fornecido pelo banco;
  3. Por mais lógico que seja, você deve ter uma conta em uma instituição financeira que trabalhe com o FCO;
  4. O financiamento só é dado para empresas do Centro-Oeste.

Para mais informações sobre os pré-requisitos para liberação do Financiamento pelo FCO, acesse este artigo.

Ademais, seu gerente irá falar quais próximos passos devem ser seguidos. Ele vai te direcionar para um dos três possíveis caminhos a seguir:

  1. Preenchimento de uma Carta-Consulta. Para entender melhor como funciona, dê uma olhada nesse texto;
  2. Elaboração de uma Proposta Simplificada;
  3. Realização de um projeto técnico, ou seja, um estudo de Viabilidade Econômico-Financeira.

2- Elaboração dos documentos necessários

A partir dos direcionamentos dados pelo seu gerente, você deve elaborar o que foi solicitado. Assim, você deve realizar o preenchimento da Carta-Consulta ou da Proposta Simplificada e, se necessário, realizar um estudo de viabilidade. A Econsult atua na facilitação do preenchimento da Carta-Consulta e da Proposta Simplificada. Se quiser falar com a gente, deixe uma mensagem no campo de contato.

Caso você precise de informações mais específicas sobre o Fundo Constitucional do Centro-Oeste, leia a programação para 2019.

3- Modele sua empresa

Após responder a pergunta: Como vou conseguir o investimento? Você deve ter outro ponto em mente: Os outros aspectos da sua empresa já foram planejados? Para te auxiliar a responder essa questão, elencamos alguns aspectos que são fundamentais e algumas perguntas que devem ser respondidas antes de você se comprometer com o banco.

Perguntas: 

  • Você sabe se existe demanda pelo seu serviço?
  • Quem são seus concorrentes?
  • Como seus concorrentes se posicionam? 
  • Quais são suas vantagens em relação a eles? 
  • Quem são seus concorrentes indiretos?
  • Será que seu mercado já está saturado?
  • Quem é seu público-alvo?
  • Qual é o perfil de consumo do seus clientes?
  • Como sua empresa irá se posicionar no mercado?
  • Seu preço está de acordo com seu mercado consumidor? 
  • Em quanto tempo você vai recuperar seu investimento?
  • Quais serão os custos do seu empreendimento? 
  • Quanto você precisará de capital de giro?
  • Será que sua empresa terá lucro?
  • Quais operações e processos devem ser estabelecidos dentro da sua empresa?
  • Quais impostos sua empresa terá que pagar?
  • Como você fará a gestão financeira da sua empresa?
  • Como você vai atingir seu público-alvo?
  • Quais estratégias sua empresa adotará?

Para te auxiliar a responder essa e outras perguntas, temos diversos projetos que podem facilitar esse processo de abertura de empresas. Caso queria entender um pouco mais sobre cada um deles, dê uma olhada na nossa carta de serviços

Caso você ainda não saiba, a Econsult tem como foco impactar pessoas por meio de soluções personalizadas em consultoria empresarial. Por conta disso, nossas soluções são bem específicas e tem o objetivo de resolver seus problemas e te auxiliar. Assim, se você ainda tiver dúvidas sobre o FCO, ou qualquer outro projeto, não exite em falar conosco. Esperamos que esse texto tenha te ajudado!


Quer saber mais sobre Financiamento? Converse com a gente

Agendar Reunião Gratuita

Compartilhe com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Blog da Econsult!

Nele, postamos artigos com dúvidas frequentes dos nossos clientes de Consultoria em Finanças.

Precisa de ajuda?