Econsult

Como reduzir custos de maneira efetiva

Como reduzir custos de maneira efetiva

Reduzir custos de uma empresa é uma boa forma de enfrentar um mercado cada vez mais competitivo.

Sumário

Reduzir custos de uma empresa é uma boa forma de enfrentar um mercado cada vez mais competitivo.

Diante da necessidade de maximizar ganhos e aumentar desempenho, muitas empresas sabiamente investem no controle ótimo dos gastos para se adaptar às mudanças e exigências do mercado.

Em contrapartida, vários gestores consideram fazer cortes de gastos algo trabalhoso e que exige grandes sacrifícios, mesmo quando a realidade indica esse trabalho como algo natural e necessário para qualquer negócio.

Para fazer um bom corte de gastos, no entanto, é preciso montar um  Planejamento Orçamentário, levando em conta os principais objetivos e as particularidades de cada núcleo da empresa.

Assim é possível desvelar gastos supérfluos e canalizá-los para o que impacta o crescimento e expansão da empresa. Consequentemente, surgem mais chances de investimento em inovação e melhoria de resultados.

Como fazer um bom corte de gastos

Para fazer um corte eficiente de gastos, é importante seguir algumas dicas:

1. Evite armadilhas

Às vezes, armadilhas como o corte irracional de gastos prejudicam a qualidade do produto ou serviço prestado. Um exemplo é a mistura dos gastos da empresa com gastos pessoais. Erro que pode exigir até a necessidade de uma Estruturação Financeira.

2. Tenha uma boa base de dados

A melhor maneira de evitar problemas corriqueiros é a elaboração de uma planilha financeira, para que os gastos e receitas da empresa sejam vistos de forma clara. Dessa maneira, é possível ter uma visão acerca do passado e do presente da empresa e tomar decisões estratégicas e assertivas.

Em seguida, deve-se decidir onde e quais serão os esforços para redução dos custos e despesas. Uma verificação rotineira dos dados possibilita uma maior tempestividade na tomada de decisões.

Conheça a Planilha Simplificada de Controle Financeiro da Econsult

Baixar Planilha

3. Consolide seu orçamento

O planejamento orçamentário deve ser elaborado previamente e seguido à risca. Ele simboliza a visão futura da empresa e determina onde serão alocados os recursos.

Quanto mais maduro e experiente for a empresa, há menos chance de que se cometam erros e a cultura de redução de gastos estará melhor consolidada.

4. Engaje os membros da sua empresa

Uma proposta de redução de gastos deve ser difundida e defendida por toda a empresa. Para que haja aceitação geral, é fundamental que as vantagens dessas medidas sejam esclarecidas e que haja uma cultura do exemplo. Afinal, todos, inclusive os líderes, são responsáveis pela disseminação dos valores na prática. 

Um fator que merece atenção é o fato das pessoas não gostarem de abrir mão de seus privilégios. Para combater isso, é necessário que haja um trabalho de preparação mental e comportamental anteriores.

Principais metodologias de corte de gastos  

Orçamento Base-Zero

Com o orçamento de base-zero, o corte de gastos acontece de maneira eficiente e racional. Leva em conta somente as atividades críticas e imprescindíveis para a existência da empresa, identificando facilmente gastos supérfluos e desnecessários.

Para ser aplicado, é necessário que a empresa tenha mais de um ano de funcionamento, para geração de um histórico e base de dados complexos.

Além disso, é preciso que aconteça de forma horizontal, sem que haja desproporcionalidade entre as áreas, mas mobilização geral dos membros.

Geralmente, o orçamento de base-zero é feito antes do início do ciclo operacional e não leva em conta o ano anterior. A principal vantagem dessa metodologia, apesar de complexa e de difícil aplicabilidade, é que o corte de gastos é feito com base no limiar estratégico da empresa, ou seja, sua estrutura mínima de funcionamento.

Dimensionamento de equipes

A metodologia de dimensionamento de equipes estimula a análise e alocação eficiente dos funcionários de uma empresa sem que haja sobras ou escassez de recursos humano, mas corte de gastos eficiente.

Para que funcione bem, é fundamental que se conheçam os processos da empresa, que ela esteja aberta à incorporação de novas tecnologias e que haja uma forte cultura de integração entre seus membros.

Em geral, equipes mais enxutas, mas não desfalcadas, aceleram processos e aumentam a sinergia entre as pessoas e áreas da organização. Também é possível alcançar maior produtividade e identificar os limiares de crescimento da empresa investindo nessa metodologia .

Orçamento Matricial

O orçamento matricial é uma técnica de planejamento orçamentário que exige a autonomia entre os indivíduos da empresa, ou seja, a quebra da hierarquia da empresa. Sua principal vantagem é a rapidez e eficiência na alocação de recursos, elaboração, e identificação de “gaps” internos.

Em síntese, ele estabelece a divisão das despesas em áreas ministradas por membros encarregados. Dessa maneira há um maior controle dos custos e liberdade para negociação e cobrança dos responsáveis.

Além disso, para tornar a meta da empresa algo tangível, através dessa metodologia realiza-se uma visão cruzada e objetiva entre os gastos e formula-se uma estratégia de atuação.

Como ter certeza que o corte de gastos foi bem feito

Assim, o suporte de uma consultoria econômica é extremamente indicado. O ideal é solicitar um serviço de Projeto de Financiamento para dar mais sustentabilidade ao seu negócio. No artigo Importância do Planejamento Financeiro, apresentamos suas particularidades em detalhes.



Quer fazer um corte de gastos, mas ainda tem dúvidas?

Agende um Reunião Gratuita

Compartilhe com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Blog da Econsult!

Nele, postamos artigos com dúvidas frequentes dos nossos clientes de Consultoria em Finanças.

Precisa de ajuda?