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Estudo de Mercado: Case TRK Imóveis

Conheça o case completo do Estudo de Mercado elaborado pela Econsult para a TRK Imóveis, uma das principais imobiliárias de Brasília.

estudo de mercado case

Sobre o cliente

Criada pelos sócios Tárik Faraj e Rafael Roda, a TRK Imóveis é resultado das experiências de uma vida de trabalho dedicado ao mercado imobiliário. Ambos foram sócios de algumas das mais importantes empresa do mercado imobiliário de Brasília e do Brasil.

Necessidade:

Estudo de Mercado para mapear o mercado de salas comerciais com mais de 400m²

Encarregada de comercializar algumas salas comerciais de 400 m², a TRK imóveis procurou a Econsult para ajuda-la a mapear o mercado de salas comerciais desse porte.

A TRK buscava esse mapeamento para ajudar tanto a guiar a comercialização quanto a entender melhor a dinâmica de preços ofertados pelos concorrentes no mercado.

Sugestão de preço para o metro quadrado

A TRK imóveis desejava que um dos frutos do Estudo de Mercado fosse uma sugestão de preço de metro quadrado a ser praticado nas suas salas. Essa demanda se baseava na percepção de que o preço praticado no edifício anteriormente estava mais alto do que o padrão do mercado indicaria. Portanto, era requerida a formulação de uma sugestão de preço segundo a ótica do mercado.

Etapas do Projeto

1 – Mapeamento de concorrentes

Listagem de edifícios ofertando salas com mais de 400 m² em Brasília.

2 – Mapeamento de Locatários

Listagem de quais empresas e órgãos ocupavam as salas de mais de 400 m².

3 – Análise de concorrentes

Avaliação dos ofertas concorrentes.

4 – Sugestão de preço por metro quadrado

Com base nas pontuações dos concorrentes e dos preços ofertados por eles foi formulado uma sugestão de preço a ser praticado.

Mapeamento de concorrentes

Foi feita uma busca por edifícios que ofertassem salas comerciais com mais de 400m2 , pois há uma distorção de preços quando compara-se salas de diferentes portes. Além desse fator, foram selecionados apenas edifícios que fossem de construção relativamente recente e de alta qualidade, tendo em vista a alto padrão das salas ofertadas pelo cliente.

Regiões de interesse

Inicialmente analisou-se principalmente o plano piloto, porém outras regiões foram acrescidas pois foram entendidas como relevantes no contexto imobiliário de salas empresarias. Por exemplo a Região Administrativa de Águas Claras.

Mapeamento de Locatários

Dentro do espectro de prédios que foram considerados como concorrentes foi feita uma pesquisa com os administradores dos respectivos edifícios para chegar em uma lista com os ocupantes de salas de mais de 400m2.

Relevância

Apesar de o estudo feito para a TRK ter seu escopo voltado para a dinâmica de preços, essa etapa de caráter mais qualitativo é de grande relevância para a imobiliária pois sedimenta as premissas adotadas para construir a futura campanha de comercialização das salas sobre sua responsabilidade.

Análise dos concorrentes

Para cada concorrente foi feita uma analise cuidadosa e em seguida atribuiu-se a eles notas dentro de categorias padrão para todos. Essa etapa tem como objetivo ponderar os preços ofertados nesses edifícios de acordo com suas características individuais.

Ferramenta de análise
Ferramenta de Analise

Para ter uma forma de quantificar e pontuar as qualidades e defeitos de cada concorrente foi usada uma adaptação de um framework chamado BMC Splash. Nessa adaptação, que se assemelha em parte a um gráfico de radar, pode se ter uma analise resumida das características de forma visualmente evidente.

Categorias Analisadas

Para analisar e pontuar os concorrentes foram elencadas as seguintes categorias a serem pontuadas com notas de 0 a 5 para formar o padrão visto anteriormente. Localização, Taxa de Vacância, Infraestrutura, Classificação ABNT, Público Alvo e Acessibilidade.

Sugestão de preço por metro quadrado

Com base na listagem de concorrentes e em sua respectiva pontuação feitas anteriormente foi possível estabelecer um preço médio do metro quadrado para salas com mais de 400 m² em Brasília. Esse valor leva em conta as notas de cada prédio e corrige o preço nele praticado de acordo com sua pontuação.

Análise da salas
analise do empreendimento

Para possibilitar a formulação da sugestão de preço foi feita uma análise das salas. Nessa análise foi documentada não só a pontuação na adaptação de BMC Splash mas outros aspectos mais qualitativos foram abordados. Como por exemplo uma matriz SWOT em que eram apontadas as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. E até mesmo uma análise de localização em que foram pontuadas os efeitos que o fato das salas se situarem no SIA trazia.

Sugestão final

Tendo em mãos o preço médio do mercado, por fim, foi formulada uma sugestão de preço a ser praticado nas salas ofertadas.

Resultados obtidos

Orientação acerca do mercado

Com todos os diversos pontos abordados durante o projeto somados as análises feitas acerca dos concorrentes a TRK Imóveis pode ter uma imagem mais clara do mercado que estavam adentrando.

Evidência de mercado para um preço mais baixo

Assim como os sócios da TRK suspeitavam, a metodologia utilizada pela Econsult para sugerir o preço a ser praticado resultou em um valor abaixo do que se tinha anteriormente.

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Econsult

Somos a maior empresa júnior de economia do país, há mais de 23 anos propondo soluções em consultoria empresarial para pequenos, médios e grandes empreendimentos. Foco em qualidade e personalização das soluções!

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Conheça o case completo do Estudo de Mercado elaborado pela Econsult para a TRK Imóveis, uma das principais imobiliárias de Brasília.

Sobre o cliente

Criada pelos sócios Tárik Faraj e Rafael Roda, a TRK Imóveis é resultado das experiências de uma vida de trabalho dedicado ao mercado imobiliário. Ambos foram sócios de algumas das mais importantes empresa do mercado imobiliário de Brasília e do Brasil.

Necessidade:

Estudo de Mercado para mapear o mercado de salas comerciais com mais de 400m²

Encarregada de comercializar algumas salas comerciais de 400 m², a TRK imóveis procurou a Econsult para ajuda-la a mapear o mercado de salas comerciais desse porte.

A TRK buscava esse mapeamento para ajudar tanto a guiar a comercialização quanto a entender melhor a dinâmica de preços ofertados pelos concorrentes no mercado.

Sugestão de preço para o metro quadrado

A TRK imóveis desejava que um dos frutos do Estudo de Mercado fosse uma sugestão de preço de metro quadrado a ser praticado nas suas salas. Essa demanda se baseava na percepção de que o preço praticado no edifício anteriormente estava mais alto do que o padrão do mercado indicaria. Portanto, era requerida a formulação de uma sugestão de preço segundo a ótica do mercado.

Etapas do Projeto

1 – Mapeamento de concorrentes

Listagem de edifícios ofertando salas com mais de 400 m² em Brasília.

2 – Mapeamento de Locatários

Listagem de quais empresas e órgãos ocupavam as salas de mais de 400 m².

3 – Análise de concorrentes

Avaliação dos ofertas concorrentes.

4 – Sugestão de preço por metro quadrado

Com base nas pontuações dos concorrentes e dos preços ofertados por eles foi formulado uma sugestão de preço a ser praticado.

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Mapeamento de concorrentes

Foi feita uma busca por edifícios que ofertassem salas comerciais com mais de 400m2 , pois há uma distorção de preços quando compara-se salas de diferentes portes. Além desse fator, foram selecionados apenas edifícios que fossem de construção relativamente recente e de alta qualidade, tendo em vista a alto padrão das salas ofertadas pelo cliente.

Regiões de interesse

Inicialmente analisou-se principalmente o plano piloto, porém outras regiões foram acrescidas pois foram entendidas como relevantes no contexto imobiliário de salas empresarias. Por exemplo a Região Administrativa de Águas Claras.

Mapeamento de Locatários

Dentro do espectro de prédios que foram considerados como concorrentes foi feita uma pesquisa com os administradores dos respectivos edifícios para chegar em uma lista com os ocupantes de salas de mais de 400m2.

Relevância

Apesar de o estudo feito para a TRK ter seu escopo voltado para a dinâmica de preços, essa etapa de caráter mais qualitativo é de grande relevância para a imobiliária pois sedimenta as premissas adotadas para construir a futura campanha de comercialização das salas sobre sua responsabilidade.

Análise dos concorrentes

Para cada concorrente foi feita uma analise cuidadosa e em seguida atribuiu-se a eles notas dentro de categorias padrão para todos. Essa etapa tem como objetivo ponderar os preços ofertados nesses edifícios de acordo com suas características individuais.

Ferramenta de análise

Ferramenta de Analise

Para ter uma forma de quantificar e pontuar as qualidades e defeitos de cada concorrente foi usada uma adaptação de um framework chamado BMC Splash. Nessa adaptação, que se assemelha em parte a um gráfico de radar, pode se ter uma analise resumida das características de forma visualmente evidente.

Categorias Analisadas

Para analisar e pontuar os concorrentes foram elencadas as seguintes categorias a serem pontuadas com notas de 0 a 5 para formar o padrão visto anteriormente. Localização, Taxa de Vacância, Infraestrutura, Classificação ABNT, Público Alvo e Acessibilidade.

Sugestão de preço por metro quadrado

Com base na listagem de concorrentes e em sua respectiva pontuação feitas anteriormente foi possível estabelecer um preço médio do metro quadrado para salas com mais de 400 m² em Brasília. Esse valor leva em conta as notas de cada prédio e corrige o preço nele praticado de acordo com sua pontuação.

Análise da salas

analise do empreendimento

Para possibilitar a formulação da sugestão de preço foi feita uma análise das salas. Nessa análise foi documentada não só a pontuação na adaptação de BMC Splash mas outros aspectos mais qualitativos foram abordados. Como por exemplo uma matriz SWOT em que eram apontadas as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. E até mesmo uma análise de localização em que foram pontuadas os efeitos que o fato das salas se situarem no SIA trazia.

Sugestão final

Tendo em mãos o preço médio do mercado, por fim, foi formulada uma sugestão de preço a ser praticado nas salas ofertadas.

Resultados obtidos

Orientação acerca do mercado

Com todos os diversos pontos abordados durante o projeto somados as análises feitas acerca dos concorrentes a TRK Imóveis pode ter uma imagem mais clara do mercado que estavam adentrando.

Evidência de mercado para um preço mais baixo

Assim como os sócios da TRK suspeitavam, a metodologia utilizada pela Econsult para sugerir o preço a ser praticado resultou em um valor abaixo do que se tinha anteriormente.

Depoimento do Cliente

“Foi uma ótima experiência trabalhar com pessoas jovens e engajadas, que não só tem vontade de aprender mas vontade de ir além. Apesar da pouca idade eles entregaram um trabalho com seriedade e se preocupam em atender as necessidades do cliente.”

Rafael Roda – Sócio Fundador da TRK Imóveis

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Equipe responsável pelo projeto

Mathews Paes

Gerente de Projetos

Responsável pela revisão dos sprints e organização das etapas.

Beatriz Silva

Consultor

Responsável pela execução do projeto.

Marcos Campos

Consultor

Responsável pela execução do projeto.

Rafael Queiroz

Consultor

Responsável pela execução do projeto.

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