Econsult

Pesquisa e Estudo de Mercado: Você sabe a diferença?

Pesquisa e Estudo de Mercado: Você sabe a diferença?

Apesar de serem tratados como sinônimos, a pesquisa e o estudo de mercado possuem objetivos e métodos de estudos bastante diferentes.

Sumário

Apesar de serem tratados como sinônimos, a pesquisa e o estudo de mercado possuem objetivos e métodos de estudos bastante diferentes.

Ao abrir um empreendimento uma das primeiras coisas que devem ser observadas é o mercado ao qual sua empresa está inserida. Nesse sentido, uma pesquisa e um estudo de mercado são ferramentas importantes para iniciar esse processo. 

Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado visa, principalmente, estudar o público-alvo do empreendimento e, a partir daí, pautar suas estratégias para que seu produto satisfaça   as necessidades de seus clientes. É dividida, basicamente, em dois métodos.

Método qualitativo

Busca entender quais são as “dores” e necessidades do consumidor. De uma forma mais prática, a pesquisa qualitativa tem como finalidade mapear o comportamento do consumidor. A criação de personas junto com a jornada do usuário são algumas das ferramentas para começar a entender melhor o seu público. 

Neste método, uma pequena amostra, ou seja, um nicho específico de pessoas, fornece os melhores resultados, uma vez que informações terão de ser mais aprofundadas e completas sobre o cliente. Portanto, é possível entender melhor o cliente e o mercado que se está inserido para fazer projeções de demanda e até mesmo futuras campanhas de marketing.

Como aplicamos o método qualitativo na Econsult? Marcos (personagem fictício para melhor entendimento da situação) possui um pub na Asa Norte há um ano e meio. Seu objetivo é proporcionar uma boa experiência para os cansados estudantes da UNB depois de um longo dia de aula. Ultimamente, o público que usufrui de seu empreendimento não são estudantes, mas sim as pessoas que trabalham nas entrequadras da Asa Norte. Ele busca uma pesquisa que o ajude a entender o que ele não oferta e o  que está dissipando o seu público alvo, os estudantes.

Método quantitativo

Diferente do método mostrado acima, as informações passam de subjetivas para objetivas, gerando resultados mais próximos da realidade. Esse método utiliza de informações concretas e não generalizadas de certos grupos estudados. Tanto os dados coletados quantos os já possuídos pela empresa serão utilizados para confirmar uma hipótese já pré-definida. Buscando uma melhor compreensão do mercado, uma maior quantidade de amostras, nesse método, torna-se mais coerente para a obtenção de resultados.

Como aplicamos o método quantitativo na Econsult? Uma empresa deseja aplicar questionários na região inserida para descobrir qual o gosto do consumidor acerca de sapatos. Essa pesquisa será feita com uma grande quantidade de pessoas e será avaliada como um todo, e não apenas com casos isolados. 

Estudo de mercado

O estudo de mercado é um estudo mais amplo o qual visa à compreensão se o que a empresa realiza está impactando seu público como esta pretendia. Como o próprio nome diz, será feito um estudo com os diferentes nichos que podem ser afetados pela empresa, não só os clientes mas também os concorrentes, localização, impactos socioambientais, etc. Assim, com base nesse estudo, as barreiras as quais impedem que as informações que a empresa pretendia passar para o seu público e impacta-lo, sejam analisadas e formuladas com a finalidade de obter melhores resultados no futuro. 

Como aplicamos o estudo de mercado na Econsult? Tatiane (personagem fictício para melhor entendimento da situação) deseja abrir uma confeitaria em Brasília, entretanto desconhece qual seria a melhor localização para o seu empreendimento, visto que, como público-alvo, deseja senhores e senhoras aposentados. Assim, ela busca uma estudo de mercado para obter a localização adequada.Ficou interessado? Clique aqui e conheça os nosso serviços!


Precisa de ajuda para abrir sua empresa? Converse com a gente

Agendar Reunião Gratuita

Compartilhe com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Blog da Econsult!

Nele, postamos artigos com dúvidas frequentes dos nossos clientes de Consultoria em Finanças.

Precisa de ajuda?