Econsult

Método PBL: Como a educação pode definir o futuro da sua empresa

Método PBL: Como a educação pode definir o futuro da sua empresa

Imagine-se tendo que lidar com membros dependentes, pouco resolutivos ou pouco alinhados com os objetivos da sua empresa. Essa situação não é incomum e pode ser facilmente resolvida.

Sumário

Entenda como o método PBL pode formar membros melhor preparados para os desafios do mercado.

Imagine-se tendo que lidar com membros dependentes, pouco resolutivos ou pouco alinhados com os objetivos da sua empresa. Essa situação não é incomum e pode ser facilmente resolvida com treinamentos que utilizam metodologias focadas no desenvolvimento desse tipo de característica. É aí que entra o PBL.


O que é PBL?

Problem Based Learning (PBL) ou Aprendizagem Baseada em Problemas é uma metodologia de ensino que tem como base a participação ativa do aluno através da resolução de problemas.

O método é muito utilizado em universidades, mas, com as adaptações certas, pode ser usado na capacitação de funcionários de uma empresa. O PBL é dividido em alguns passos, a saber:


1. Defina um objetivo

A primeira necessidade é definir com clareza qual é o objetivo, ou, o conteúdo a ser aprendido com o método. A partir desse objetivo será montado o “case” daquela semana.


2. Conte uma história

Aqui a meta é esconder o objetivo principal, mas não tanto a ponto de que quem tenta descobri-lo não consiga chegar lá. Dessa forma, crie uma situação ou problema que tenha como solução o objetivo definido naquela semana.


3. É hora de pensar

Agora é hora da mágica. Em um momento coletivo, apresente a história determinada anteriormente e abra para perguntas: existe algum termo desconhecido ou alguma parte pouco compreendida?

Depois, é o momento de enumerar quais são os problemas que podem estar por trás daquela história. Todas as ideias aqui são aceitas, sem descartes.

Analisa-se, então as opções dadas anteriormente, olhando o que realmente pode ser importante para o caso e, a partir disso, define-se quais são os assuntos que precisam ser pesquisados para que aquele problema seja solucionado.

Lembre-se sempre que essa fase precisa ser vistoriada para que os pupilos não fujam demais do objetivo.


4. Se virando sozinho

Esse é o momento de ser independente. Cada um dos participantes precisa pesquisar sobre os assuntos definidos e ir o mais profundo que achar necessário. Contatar especialistas é totalmente incentivado também.


5. Chegando a uma conclusão

Por fim, existe mais um momento em que todos se encontram para compartilhar os conhecimentos adquiridos e, juntos, chegar a uma solução para o problema definido.

Seja individualmente, ou separando os envolvidos em grupos, a ideia é que da pesquisa individual e da discussão coletiva, se chegue a melhor solução possível para qualquer que seja a situação apresentada.


Como fazê-los pensar por conta própria

Mas afinal, qual o objetivo de tantos processos? Independente do conteúdo transmitido, a ideia é que se incentive a autonomia na hora de resolver problemas e uma maior aplicação do que está sendo ensinado, além da valorização do trabalho em equipe.

Para membros já contratados, isso auxilia na absorção de novos conhecimentos (a famosa capacitação efetiva) além de que, utilizar exemplos que estejam dentro da realidade em que vivem, ajuda a mantê-los mais engajados. A lição é resolver problemas fictícios para resolver problemas reais!

No caso de trainees, o PBL é também a oportunidade perfeita para ensinar, desde o início, a importância da busca por novas soluções e a importância do trabalho em equipe. Além de que, se utilizado problemas internos, ajuda a integrá-los ainda mais na realidade da empresa.


Membros resolutivos levam a empresa mais longe

Seja com trainees ou membros efetivos, capacitação nunca é demais, mas deve ser feita de forma efetiva, a risco de tornar-se um desperdício de capital físico e humano.

Assim, o método PBL pode se tornar um forma de treinar seus futuros e atuais membros a se adaptar aos desafios que o mercado possa apresentar e a encarar da melhor forma todas as adaptações que uma empresa necessita fazer para sobreviver atualmente.

Quer saber mais sobre como os membros da Econsult colocam isso em prática? Entre em contato conosco!  
Para ler mais sobre Economia, empreendedorismo e gestão, leia mais textos do Blog da Econsult.


Quer melhorar o desempenho do seu time? Nós podemos te ajudar

Agendar Reunião Gratuita

Compartilhe com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Blog da Econsult!

Nele, postamos artigos com dúvidas frequentes dos nossos clientes de Consultoria em Finanças.

Precisa de ajuda?