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O mundo das startups

Por vezes nos deparamos com conceitos distintos atribuídos à palavra startup. Às vezes ela aparece como sinônimo de uma empresa iniciante no mercado com poucos recursos monetários ou, outras vezes, como o começo de qualquer empresa existente.

Sumário

Entenda o que são startups, como elas se estruturam, seus diferenciais e em quais ramos de mercado podem atuar.

Por vezes nos deparamos com conceitos distintos atribuídos à palavra startups. Às  vezes ela aparece como sinônimo de uma empresa iniciante no mercado com poucos recursos monetários ou, outras vezes, como o começo de qualquer empresa existente.


O que é uma Startup

Essencialmente, uma startup é uma organização criada por um grupo de pessoas com o intuito de inovar ao desenvolver um produto ou serviço escalável em um ambiente de extrema incerteza.


Inovação

Apesar de estarem conceitualmente ligadas à inovação, nem todas startups precisam necessariamente ser tecnológicas. O objetivo é buscar, incansavelmente, a revolução no modo como se realiza uma atividade ou, até mesmo, criar algo que supra uma demanda que nem mesmo as pessoas sabiam que tinham, a partir do desenvolvimento de um novo produto ou serviço.

Por muito tempo, as metodologias e métricas da administração tradicional foram utilizadas para avaliar e planejar uma startup. Entretanto, tais ferramentas se mostraram pouco eficazes, uma vez que todo o planejamento tradicional inicial é impreciso e gera pouco ou nenhum valor para as startups.

Isso se deve ao contexto incerto em que esse tipo de organização trabalha, muitas vezes, investindo inovações disruptivas, ou seja, aquelas que rompem com os padrões e modelos já estabelecidos, e para as quais não há protocolos de desenvolvimento e venda completamente testados e validados.

Apesar de tudo, o caráter inovativo das startups não elimina a utilização de bons modelos aplicáveis ao trabalho delas. Nesse sentido, um dos modelos mais bem reconhecidos de estruturação de startups é o Lean Startup, desenvolvido por Eric Ries.

Este método exige que as hipóteses elencadas no modelo de negócios, em especial no Business Model Canvas (BMC), devam ser testadas o quanto antes.

Isso porque ele entende que o erro é inerente à atividade disruptiva, e portanto, encoraja que o empreendimento seja colocado à prova do mercado prontamente, para que as hipóteses do seu modelo sejam testadas despendendo o mínimo de recursos e alinhando expectativas. Nesse sentido, surge também Mínimo Produto Viável (MVP).


Escalável e repetível

O desenvolvimento de um produto ou serviço inovador não basta para a manutenção de uma startup. Para que ela se torne sustentável e consiga manter-se no mercado, é necessário que  a inovação seja escalável e repetível.

Nesse sentido, ser repetível diz respeito à capacidade da startup de entregar o mesmo produto em escala potencialmente ilimitada, sem que seja necessário fazer customizações ou adaptações estruturais, para que haja a multiplicação e disseminação rápida do produto.

Já o conceito de escalável está relacionado à capacidade da startup em expandir sua capacidade de produção e, consequentemente, o número de clientes, sem que isso incorra em um aumento proporcional nos custos de produção do seu produto ou serviço.


Mercado de nichos

Assim como o desenvolvimento de startups não se restringe às áreas de alta tecnologia, elas podem prosperar em qualquer divisão de mercado onde há espaço para o desenvolvimento de um produto que automatize ou facilite a vida das pessoas em geral, ou seja, qualquer área em que haja espaço para produtos e serviços inovadores.

No entanto, existem alguns ramos de mercado em que há uma grande demanda por inovação e nos quais as startups vêm crescendo a cada dia. Para suprir essa demanda surgiram sub-categorias de startups, como as citadas abaixo:

Fintechs: oferecem serviços voltados ao mercado financeiro, como serviços de pagamento, empréstimos, seguros, criptomoedas e de gestão de finanças.

E-commerce: são startups ligadas à comercialização online de produtos. São uma tendência forte, na medida em que os hábitos de compra pela internet se fortalecem cada dia mais.

Startup de Educação: são aquelas ligadas aos serviços do setor de Educação. As plataformas de cursos online e apps de ensino de línguas estrangeiras se encaixam nessa categoria.

Healthtech: startups que atuam no mercado oferecendo soluções inovadoras em tratamentos médicos, saúde e bem-estar. Podem atuar por meio de apps, no âmbito hospitalar ou na área de serviços domiciliares.

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