Econsult

Aprenda o que é Economia Digital e como ela está se desenvolvendo

Aprenda o que é Economia Digital e como ela está se desenvolvendo

A Economia Digital é um novo modelo de negócios baseado no uso da tecnologia, responsável por facilitar a comunicação, a transferência de dados e as transações comerciais.

Sumário

A Economia Digital é um novo modelo de negócios baseado no uso da tecnologia, responsável por facilitar a comunicação, a transferência de dados e as transações comerciais. Muitos negócios já dependem dela e enxergam com essa nova era digital, a importância de estarem sempre inovando e buscando novas oportunidades.

O objetivo principal da Economia Digital é trazer desenvolvimento e benefícios para todos os setores da sociedade. Esse objetivo é, atualmente, facilitado por estar inserido na nova era digital, em que as relações acontecem de forma muito mais rápida e direta. Hoje em dia, a internet está presente em diversos âmbitos, como no sistema produtivo, no consumo diário e nas relações interpessoais. 

Três tendências para a Economia Digital

Inteligência artificial

A inteligência artificial é compreendida como a capacidade das máquinas de aprender, raciocinar e tomar decisões de forma inteligente e racional. Basicamente as máquinas pensariam como seres humanos. Ela está presente, por exemplo, em recomendações personalizadas de produtos, em que o site recomenda produtos similares aos que o cliente já consome. 

Experiências imersivas

Essa tendência está voltada para a tecnologia centrada no ser humano, a fim de tornar sua experiência mais adaptável e real. Imagine, por exemplo, que um cliente esteja comprando uma roupa pela internet. Utilizando tecnologias imersivas, como realidade aumentada e virtual, o cliente poderia experimentar a roupa antes de comprá-la, observando sua textura, cor e dimensão. 

Plataformas digitais

As plataformas digitais são necessárias para lidar com o alto volume de dados e informações que a nova era digital possui. Elas atuam como facilitadoras nesse ecossistema da economia digital, a fim de acompanhar a crescente da inovação tecnológica. 

Benefícios da Economia Digital

A Economia Digital veio para facilitar qualquer tipo de burocracia que o ser humano venha a encontrar. Operações financeiras, agendamento de consultas, transações comerciais, todos esses procedimentos tornam-se mais simples com a tecnologia. 

As empresas também são beneficiadas pela tecnologia. Elas expandem seu mercado consumidor, agilizam processos e, consequentemente, aumentam sua produtividade. Com esse amplo acesso à rede, todos ganham: público, privado e a sociedade como um todo. 

Os países desenvolvidos e em desenvolvimento já estão cientes da importância que a Economia Digital possui na inclusão e no impulsionamento do crescimento. Por isso, um de seus maiores objetivos é investir em infraestrutura digital para que todos tenham acesso à tecnologia e consigam, dessa forma, impulsionar a economia.


Precisa de ajuda para abrir sua empresa? Converse com a gente

Agendar Reunião Gratuita

Compartilhe com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Blog da Econsult!

Nele, postamos artigos com dúvidas frequentes dos nossos clientes de Consultoria em Finanças.