Econsult

Tesouraria: tudo o que você precisa saber sobre esse setor

Tesouraria: o que é e quais as suas funções numa empresa

Tesouraria: o que é e quais as suas funções numa empresa

Sumário

A tesouraria está presente tanto em empresas privadas quanto em órgãos públicos que precisam de uma estrutura financeira mais eficiente.

Mas, qual é a real aplicação de uma tesouraria em uma empresa?

Neste post, vamos te ajudar a entender mais o que é esse setor, quais as tarefas e ferramentas importantes que são usadas por ele.

Vamos lá?

Qual é o papel da Tesouraria em uma empresa?

A tesouraria está presente tanto em empresas privadas quanto em órgãos públicos.

Essa área é responsável por todos os registros contábeis da entidade, assim, a contabilidade mantém-se organizada e transparente. 

Seja qual for o porte da sua empresa, a tesouraria é fundamental para mantê-la funcionando.

Qual a importância da Tesouraria em seu negócio?

Suas atividades servem de base para a tomada de decisões estratégicas, sendo necessárias na elaboração do planejamento financeiro da empresa.

Além disso, a tesouraria pode ser composta por diversas pessoas e tem tamanhos diferentes, conforme o porte da empresa.

No entanto, seja qual for o caso, é altamente recomendável que se tenha uma pessoa dedicada exclusivamente a essa função, isso quando os recursos financeiros de sua empresa permitirem.

Os funcionários de tesouraria normalmente são contadores ou outros profissionais que tenham alguma especialização ou experiência nessa área.

Esses funcionários lidam diariamente com contadores, auditores e controladores, sejam eles terceirizados ou contratados pela própria empresa. Suas atividades mais comuns estão descritas abaixo.

Quais atividades são feitas pela Tesouraria?

Conciliação Bancária

A conciliação bancária é o método de controle de saldo bancário da empresa.

É realizada para evitar problemas nas movimentações e verificar se o seu dinheiro está sendo utilizado como deveria.

Assim, o extrato bancário deve ser comparado com os registros internos, proporcionando uma maior transparência nesse processo.

Para isso, são feitos registros dos lançamentos contábeis, entradas e saídas de caixa, no Livro Razão e no Livro Diário.

É recomendado que as transações de caixa sejam todas registradas em uma planilha, mas também existem aplicativos automatizados para essa finalidade.

Tesouraria: o que é e quais as suas funções numa empresa.
Foto de Skitterphoto no Pexels

O que é o Livro Razão?

O Livro Razão é o livro contábil onde devem estar descritas as transações de caixa (entradas e saídas) e as datas de quando ocorreram.

Nesse livro é importante analisar as contas mais relevantes (de valores maiores, por exemplo) para identificar seu impacto direto no patrimônio da empresa.

E o Livro Diário?

O Livro Diário apresenta o mesmo objetivo, porém existem maiores formalidades para a sua elaboração.

Nele, os registros devem conter documentos que comprovem a transação, como a emissão de notas fiscais, por exemplo.

Esse é um tipo de registro obrigatório e deve ser feito periodicamente, geralmente por um contador.

Contas a Pagar e a Receber

Já as Contas a pagar são basicamente as obrigações que a empresa adquire com terceiros, como pagamento de fornecedores, empréstimos ou impostos.

Essa é a principal conta do Passivo Circulante (que no Balanço Patrimonial, trata-se das obrigações de curto prazo – quando necessitam ser pagas dentro de um ano). 

Já as contas a receber são os direitos que a empresa possui de recebimento sobre terceiros. São as principais contas do Ativo Circulante (onde constam os recebíveis de curto prazo).

Dessa forma, são as entradas de caixa que ocorrerão dentro de um ano, como os pagamentos de clientes que fizeram compras parceladas, por exemplo.

Ambas as contas apresentam um panorama geral rápido de como está a saúde financeira da empresa. Assim, você pode comparar em números se o caixa está comprometido ou se possui uma margem positiva em relação ao passivo.

Tesouraria: aprenda o que é e quais as suas funções numa empresa.
Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Fluxo de Caixa

No Fluxo de Caixa deve estar contido todo o fluxo de dinheiro da empresa, provindos de receitas de vendas ou de terceiros, bem como suas obrigações, sejam esses impostos, pagamentos, custos e despesas, dentre outros. 

Você também pode gostar

O que é o fluxo de caixa?

Por ser uma das principais formas de registro contábil, é fundamental que o funcionário tesoureiro elabore esse demonstrativo.

Planejamento Financeiro

As informações que a tesouraria tem são de clara importância para as decisões da empresa no curto prazo.

Já que é ela quem sabe se os clientes estão pagando em dia, se a empresa está conseguindo lidar com seus passivos e se todas as informações financeiras estão coerentes.

No entanto, a tesouraria tem um papel importante na estratégia da empresa.

Com essa área bem estruturada, é possível planejar compras futuras com fornecedores, estimar o impacto que algum projeto, investimento ou empréstimo terá no caixa de sua empresa, auxiliando você a tomar decisões mais assertivas.

Para isso, a área precisa definir os parâmetros a serem usados para projetar despesas e receitas futuras. 

Por isso, não fazer esse tipo de análise pode esconder oportunidades, como possíveis contratos de prazo maior com fornecedores ou clientes que diminuam custos de negociação.

Num pior cenário, pode até deixar de ficar claro que seu caixa está diminuindo e o que está causando esse problema.

Investimentos e Captações de Recursos

Por ser quem avalia o impacto de investimentos em ativos ou tomadas de empréstimos, essa área avalia diversas opções de projetos para expansão da empresa.

É ainda a parte responsável por escolher dentre os vários produtos de crédito que diferentes instituições bancárias oferecem, para garantir o melhor desempenho dos seus projetos empresariais.

Sem esse tipo de análise, você deixa de escolher com certeza qual é o melhor financiador para seus projetos, quanto você deve financiar e quanto você deve investir com capital próprio.

Também vale essa análise para quando você precisa de capital de giro. A tesouraria deve ser capaz de estimar esse valor necessário para suprir as operações básicas da empresa.

9 ferramentas para facilitar o dia a dia do setor de Tesouraria na sua empresa

A seguir estão descritas algumas ferramentas para auxiliá-lo com as funções da área de Tesouraria. A maioria gera relatórios e gráficos automaticamente.

Escolha aquelas que melhor se adéquam à realidade da sua empresa.

Para o gerenciamento do Fluxo de Caixa, bem como para controle de entradas e saídas de caixa, temos disponível uma Planilha de Controle Financeiro.

A planilha é bastante intuitiva e fácil de usar e irá te ajudar no gerenciamento dos investimentos, custos com mão de obra, receitas, custos e fluxo de caixa.

ContaAzul

Ferramenta paga utilizada por diversas empresas como sistema de gestão financeira e conciliação bancária. Nela você pode vincular os dados à conta bancária da empresa e integrar com o contador.

QuickBooks

Semelhante à ContaAzul, o QuickBooks apresenta formas de gerenciamento rápido e automatizado. É recomendado para empresa menores, pois possui a opção de acesso gratuito para armazenamentos considerados baixos.

Nibo

Também semelhante às demais ferramentas, o Nibo oferece uma forma automatizada de gerenciamento financeiro.

Além disso, nele é possível fazer a gestão de funcionários da empresa e permitir acesso direto ao contador (integração com escritório de contabilidade).

Asaas

Aplicativo que também faz cobranças de pagamentos e boletos, é possível vincular à forma de pagamento com cartão de crédito online por parte do cliente. 

Granatum

Ferramenta paga onde é possível fazer a gestão financeira, de estoques e de vendas separadamente.

Além disso, é possível ter também o registro do Fluxo de Caixa pelo Regime de Competência (quando o registro é feito na data em que foi gerado, mesmo sem o pagamento ter sido efetivado).

Bkper

Um dos seus diferenciais é que possui integração com Planilhas Google, tendo uma maior capacidade de armazenamento de dados na nuvem, porém a ferramenta não é adaptada para uma versão brasileira.

Controlle

Outra sugestão de ferramenta paga para a gestão financeira, que também gera relatórios gerenciais automáticos e possui a opção de emissão de notas fiscais.

Omie

Suas funcionalidades são semelhantes às ferramentas sugeridas acima, porém um dos diferenciais desse aplicativo é a atualização automática de dados segundo as regras tributárias.

Conclusão

Como vimos, o setor de tesouraria é usado tanto em empresas privadas como públicas com o objetivo de lidar com todos os registros contábeis do negócio e auxiliar os gestores na melhor tomada de decisão.

Por isso, a estruturação de um acaba sendo uma tarefa essencial para alguns negócios específicos.

Então, caso tenha interesse em entender mais sobre a estruturação financeira de uma empresa, fale com a gente clicando aqui.

Compartilhe com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Blog da Econsult!

Nele, postamos artigos com dúvidas frequentes dos nossos clientes de Consultoria em Finanças.