Econsult

O que é um Plano de Negócios

O que é um Plano de Negócios

Um Plano de Negócios é um documento voltado para o planejamento de uma empresa. Norteia a estratégia de atuação do empreendimento e ajuda a superar metas.

Sumário

Em geral, qualquer negócio precisa de um Plano de Negócios, mas é preciso saber como montá-lo. Saiba o que é e como fazer.

Um Plano de Negócios é um documento voltado para o planejamento de uma empresa. Norteia a estratégia de atuação do empreendimento e ajuda a superar metas, além de otimizar a gestão do negócio.

Para que serve um Plano de Negócios

Um Plano de Negócios é utilizado como auxílio no processo de planejamento do estabelecimento. Portanto, é imprescindível que esteja claro qual é o objetivo do empreendedor.

Com isso, ele serve para atender os seguintes objetivos de uma empresa:

  • Testar a viabilidade de um negócio: A partir do Plano de Negócios, obtém-se uma análise de viabilidade econômica, que determina se o negócio é possível economicamente ou não. Esse passo é muito importante, pois trará segurança ao empreendedor quanto ao estabelecimento do negócio;
  • Orientar a estratégia da empresa: O empreendedor poderá desenvolver planos táticos e operacionais da empresa;
  • Atrair recursos financeiros: Muitas vezes bancos, fundos de investimento e investidores solicitam um Plano de Negócios para analisar a empresa em questão e decidir sobre o fornecimento de recursos financeiros.

Quando desenvolver

Por mais que esse projeto seja mais demandado por empresas em estágio inicial, a decisão de quando o fazer está voltada à meta que se quer alcançar ou à mudança estratégica que deve ser feita para alcançar melhores resultados. Portanto, o Plano de Negócios aplica-se a qualquer fase de desenvolvimento de um empreendimento.

Para se ter maior segurança em como abrir seu negócio ou estabelecer planejamentos estratégicos e metas condizentes com a realidade da sua empresa, agende uma visita à Econsult.


Precisa de ajuda para montar seu Plano de Negócios?

Agendar Reunião Gratuita

Compartilhe com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Blog da Econsult!

Nele, postamos artigos com dúvidas frequentes dos nossos clientes de Consultoria em Finanças.