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Os 5Ps do Marketing: o que são e para que servem

Os 5Ps do Marketing: o que são e para que servem

Você já se perguntou como algumas empresas fazem para se destacar no mercado? Como elas conseguem atrair e fidelizar tantos clientes?

Sumário

Você já se perguntou como algumas empresas fazem para se destacar no mercado? Como elas conseguem atrair e fidelizar tantos clientes? Por que alguns produtos são recorde de vendas enquanto outros nem sequer saem da prateleira? Saiba que as respostas para essas perguntas se encontram no mesmo lugar: o 5Ps do marketing.

O marketing pode ser definido como a arte de conquistar e fidelizar clientes. Ele abrange conceitos, estratégias e metodologias que auxiliam a sua marca a se posicionar no mercado, a conquistar melhor o público-alvo, a gerar valor para os consumidores e, consequentemente, aumentar o lucro. Dominar o marketing significa ter um poder maior sobre o segmento no qual o seu empreendimento está inserido. Desse modo, saber do que se trata os 5Ps do Marketing e para que servem se torna um diferencial para a sua empresa.

Os 5Ps do Marketing, também conhecidos como Mix de Marketing, se referem à alguns pilares básicos desta ciência, sendo eles o Preço, Praça, Promoção, Produto e Pessoas.

Preço

O preço se refere ao valor monetário que se é cobrado por um produto ou serviço ofertado. Apesar de parecer apenas um número, ele vai além de ser apenas uma das muitas variáveis presente no processo comercial. Decidir subir ou abaixar o preço influencia na percepção que os consumidores têm em relação à empresa. Assim, defini-lo deve ser feito com base em projeções de lucro, nos preços apresentados pelas concorrentes assim como na forma que o público-alvo irá reagir à mudanças.

Algumas perguntas a serem feitas sobre o processo de precificação são: 

  • O quanto é cobrado pela concorrência? O preço dos meus produtos/serviços condizem com o que é encontrar no segmento?
  • Os clientes estão dispostos a pagar o valor cobrado pela solução oferecida pela empresa?
  • Como os clientes se comportam quando há uma alta nos preços? E quando há uma baixa? 

Praça 

O P de Praça, ou Posto de distribuição, se refere ao local onde os seus produtos e serviços são disponibilizados. Ela determina como o consumidor terá acesso a eles e influencia diretamente na decisão de compra. O local de comercialização é um ponto estratégico do empreendimento e deve ser pensado detalhadamente para que possa funcionar de forma eficiente. Assim, algumas perguntas para serem feitas em relação à Praça são:

  • O quão longe/perto os canais de distribuição estão do público-alvo? O local é de fácil acesso?
  • Quantas empresas que oferecem o mesmo produto e serviços se encontram no trajeto que o cliente fará até o ponto de distribuição da empresa?
  • O o local de comercialização se encontra em áreas que o público-alvo costuma frequentar? Onde os cliente geralmente buscam por esses produtos e serviços?

Promoção 

A Promoção engloba todo o esforço que a empresa faz na tentativa de se comunicar com o público-alvo . Ela pode ser vista como os anúncios e propagandas que as empresas fazem a fim de ganhar visibilidade e conseguir novos clientes. 

Algumas perguntas para serem feitas quanto a Promoção são:

  • Quais são os canais mais adequados para a divulgação da marca? Quais são os canais que o público-alvo mais costuma utilizar? 
  • Como a concorrência faz a Promoção de seus produtos e serviços? 
  • Quando é o melhor momento para se realizar essa Promoção?

Produto

O P de de Produto busca definir características relevantes ao produto ou serviço oferecido. Alguns desses pontos são os atributos funcionais, os emocionais, níveis de qualidade e a resolutividade. Conhecer melhor o seu produto significa conhecer melhor o seu empreendimento, saber quais vantagens apenas a sua empresa possui, ou seja, o diferencial.

Algumas perguntas a serem feitas acerca do produto são:

  • Quais necessidades/desejos o seu produto procura atender?
  • Que tipo de função ele precisa exercer para atender esse objetivo? 
  • Como, onde e quando o consumidor irá utilizá-lo?
  • Existe algum aspecto acerca do seu produto que apenas a sua empresa é capaz de ofertar?

Pessoas

Por último, temos o P de Pessoas. Ele busca entender melhor os consumidores, já que eles são justamente o foco final do empresa. Além disso, Pessoas engloba todos os envolvidos na criação, divulgação e distribuição do produto e defini-lo e entendê-lo ajuda solucionar possíveis gaps relacionados ao produto. Portanto, saber definir e entender o seu público consumidor, bem como a equipe envolvida, é fundamental para a empresa. Algumas perguntas a serem feitas acerca de Pessoas são: 

  • Quais são as dores que o público-alvo costuma ter?
  • Quais expectativas os consumidores têm em relação ao que a sua empresa oferta?
  • Quais as equipes envolvidas na criação, distribuição e divulgação do produto?
  • As equipes envolvidas estão a par do conceito e da proposta do produto? O quanto cada uma delas contribui para o produto?

Com os esses 5 pilares do marketing mapeados, é hora de colocar todos esses insumos na prática. Se quiser saber mais como planejar um plano de marketing, clique aqui.


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