Econsult

Pensamento na margem: Por que pessoas racionais pensam assim?

Pensamento na margem: Por que pessoas racionais pensam assim?

Entenda os princípios do pensamento na margem e como eles influenciam as decisões de consumidores e empresários.

Sumário

Entenda os princípios do pensamento na margem e como eles influenciam as decisões de consumidores e empresários.

Se você não estuda Economia, provavelmente nunca ouviu falar do termo pensamento na margem. No entanto, trata-se de uma importante ferramenta teórica para se fazer análises econômicas.

O conceito de pensamento na margem surgiu na década de 1870, simultaneamente teorizado por três economistas: Carl Menger, Léon Walras e William Jevons, os quais foram pioneiros da Revolução Marginalista.

Esta vertente econômica, por sua vez, defende que as análises de custo-benefício devem ser feitas sempre na margem, ou seja, o que importa é observar as mudanças incrementais e não apenas os valores médios.

Assim, o raciocínio marginal pressupõe a existência de extremos, além do que as escolhas devem ser feitas a partir da análise de necessidade de pequenos ajustes ao redor daquilo que se está fazendo.

Pensamento do consumidor

Para ilustrar melhor, pode-se usar o exemplo a partir do qual surgiu a ideia que fundamenta a teoria do raciocínio ou pensamento marginal. Em Economia, diz-se que o consumidor tem utilidade marginal decrescente. Mas o que isso significa?

Basicamente, utilidade é uma medida de bem-estar das pessoas que atribui um valor numérico para sua satisfação. Ao se falar em utilidade marginal decrescente, está se dizendo que o consumidor, a cada nova unidade adquirida, obterá menos utilidade que o consumo da anterior.

Pense que você está no deserto e com muita sede. O primeiro copo de água que você beber te dará uma utilidade muito grande, mas à medida que você for bebendo, cada copo trará uma satisfação menor do que o anterior até o momento que você não vai querer beber mais nada. É exatamente isso que a teoria diz.

Tal pensamento, também pode ser utilizado quando estamos pensando pelo lado da produção, ou seja, uma firma normalmente possuirá custos marginais crescentes. Isso quer dizer que a cada nova unidade produzida, o custo dessa será maior do que a anterior.

Em Economia, as famosas  curvas de oferta e demanda também representam exatamente essa ideia. Afinal, a demanda indica que a cada unidade nova, o consumidor está disposto a pagar um valor menor por ela – já que terá uma utilidade menor – enquanto as empresas cobram mais a cada unidade vendida – já que tiveram um custo maior por produzi-la.

Resultado de imagem para oferta e demanda

Mas qual a importância desse pensamento? A verdade é que, utilizando tal raciocínio, você está otimizando seus recursos. Nesse sentido, olhar na margem quer dizer que suas escolhas devem ser pautadas sempre nos custos e benefícios marginais.

Isso significa dizer que, se você está em dúvida se deve investir ou não, o ideal a se fazer é perceber se o custo de uma nova unidade de maquinário, por exemplo, será menor do que os benefícios trazidos pela sua compra.

Custo de oportunidade x Custo contábil

Além disso, é importante ressaltar que custo em Economia é diferente do custo contábil. Nessa análise, o que importa é o custo de oportunidade, que significa o custo de se abrir mão da sua segunda melhor opção.

A teoria do custo de oportunidade parte do pressuposto de que, ao fazermos uma escolha, sempre estamos abrindo mão de outra. Em outras palavras, o custo de oportunidade é o benefício daquilo se está abrindo mão.

Por exemplo, se você tem uma quantia em dinheiro e pode colocá-la num título que rende 10% ao ano, para que você decida usar esse dinheiro para investir em máquinas, é preciso que a lucratividade dessas seja maior que 10%.

Esse pensamento permite que suas escolhas sejam ótimas, uma vez que, a cada nova unidade, é feita um processo de comparação entre custo e benefício que permite que você invista o máximo enquanto o benefício for maior que o lucro (ou excedente privado, em economês).

O importante é você fazer a análise unidade a unidade e não pensar na média ou todo. Assim, o pensamento na margem possibilita que você maximize suas decisões.
Gostou do conceito? Caso queira tirar alguma dúvida ou saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato com a gente. Se  quiser ler sobre Economia, empreendedorismo e gestão, navegue pelo Blog da Econsult.


Quer melhorar o desempenho do seu time? Nós podemos te ajudar

Agendar Reunião Gratuita

Compartilhe com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Blog da Econsult!

Nele, postamos artigos com dúvidas frequentes dos nossos clientes de Consultoria em Finanças.

Precisa de ajuda?