Econsult

Previsão de demanda: como prever o sucesso do seu negócio

Previsão de demanda: como prever o sucesso do seu negócio

A previsão de demanda é uma ferramenta poderosa para empreendedores novos e estabelecidos que querem minimizar riscos e crescer mais.

Sumário

A previsão de demanda é uma ferramenta poderosa para empreendedores novos e estabelecidos que querem minimizar riscos e crescer mais.

O empreendedorismo costuma vir acompanhado de ideias inovadoras e inéditas. Novas ideias de produtos e serviços, entretanto, não são sinônimo de sucesso, e podem acabar minando o desempenho do seu negócio. A pergunta que fica é: como saber qual delas será bem-sucedida no mercado?

Em Economia, a demanda é um conceito que diz respeito justamente à procura de algo pela ótica dos consumidores. Em termos matemáticos, uma função de demanda diz, a um dado preço, qual será a quantidade demandada por quem consumirá o produto ou serviço em questão.

Em termos práticos, a demanda por um serviço diz o quão desejável ele é para o público que o consumirá, levando em consideração o preço pelo qual será oferecido. Dessa forma, há uma relação negativa entre o preço e quantidade demandada: é fácil visualizar que, quanto mais caro for o serviço, menos as pessoas vão querer adquiri-lo.

Uma vez que o conceito de demanda está esclarecido, é importante saber como prevê-la. Se o seu negócio ainda não existe, por exemplo, é fundamental saber a relação entre o preço que pode ser praticado por você e a quantidade demandada pelo mercado, de modo que se possa definir um preço competitivo que atraia consumidores.

Por outro lado, caso seu empreendimento já esteja estabelecido no mercado, a estimativa de demanda futura pode ser muito útil para tomar decisões estratégicas, ou para expandir, divulgar um produto, ou até rever custos e despesas e saber onde cortá-las.

Dessa forma, os benefícios da previsão de demanda vão além da determinação do preço praticado. Saber o quanto o produto ou serviço será consumido auxilia em grande escala na definição de estratégias operacionais e financeiras, de modo que está diretamente relacionado aos custos e receita que trará para o empreendimento.

Portanto, para atestar a viabilidade de um negócio, não adianta ter uma ótima ideia se nenhum consumidor estará disposto a pagar por ela. Para fazer evitar problemas, existem diversos métodos e técnicas para fazer previsões de demanda, desde pesquisas qualitativas a métodos estatísticos e econométricos.

Previsão de demanda pela Disposição a Pagar (DAP)

Conforme explicado, a demanda dita a relação entre o preço praticado pelo empreendimento e a quantidade demandada pelos consumidores. Uma forma possível de estimar essa demanda é através da Disposição a Pagar (DAP) dos indivíduos.

A DAP é um conceito econômico que mensura a valoração dada pelo indivíduo a alguma coisa. No caso da maioria das empresas, significa o quanto os clientes estão dispostos a gastar para consumir o seu produto ou serviço.

Paraprever a demanda usando a DAP, é necessário saber a disposição a pagar dos consumidores em questão, considerando tanto as características do público-alvo definido para o negócio quanto às características dos bens ofertados.

Para capturar essa informação, o ideal é fazer pesquisas de campo com o grupo de interesse – em seguida, partindo de suas percepções, utilizar métodos estatísticos para agregar as DAPs encontradas e, assim, estimar a demanda futura.

O conceito na prática

Suponha que você possui uma empresa de cosméticos e gostaria de vender um novo creme facial. O produto teria uma qualidade superior aos que você costuma vender, mas também precisa custar mais.

Diante dessa situação, você não sabe se deve vendê-lo, já que não tem certeza se os consumidores comprarão o produto. Para descobrir se haverá demanda, uma ótima opção é usar a DAP.

Um dos seus clientes (vamos chamá-lo de Lucas) estaria disposto a pagar 50 reais pelo creme; outra cliente, a Ana, pagaria apenas 30 reais. Podemos dizer então que, ao preço de 30 reais, são demandadas 2 unidades de creme, uma vez que tanto Lucas quanto Ana o comprariam por esse preço.

Considerando um preço de 50 reais, por sua vez, a quantidade demandada seria de apenas 1 unidade, dado que Ana não está disposta a pagar esse valor.

O exemplo acima foi muito simples, para fins ilustrativos. Em cenários mais realistas e considerando uma amostra significativa de consumidores, a previsão dessa demanda poderia ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do empreendimento.

O você achou da leitura? Para colocar as técnicas de previsão de demanda em prática, basta entrar em contato com a gente. Se quiser ler mais conteúdos sobre Economia, empreendedorismo e gestão, continue navegando pelo nosso blog.


Precisa de ajuda para colocar as técnicas de previsão de demanda em prática? Nós podemos te ajudar

Agendar Reunião Gratuita

Compartilhe com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Blog da Econsult!

Nele, postamos artigos com dúvidas frequentes dos nossos clientes de Consultoria em Finanças.

Precisa de ajuda?