Econsult

reestruturacao financeira

Reestruturação Financeira: como usar para otimizar custos na empresa?

Reestruturação Financeira: como usar para otimizar custos na empresa?

Sumário

É recorrente o caso de pessoas sonhadoras que abrem um negócio que amam e lutam para ter sucesso.

Porém, apesar de terem um alto conhecimento específico na área em que estão empreendendo, lhes faltam conhecimentos na área gerencial e financeira, essenciais para o bom funcionamento de qualquer empresa.

Não sei se é o seu caso, mas é o de quase 60% dos empreendimentos no Brasil, que fecham suas portas por problemas de gerenciamento de seus recursos.

Mas não se preocupe.

Se você é um empreendedor e possui dificuldades no gerenciamento e nas finanças do seu negócio, leia este texto até o final para entender por que sua empresa pode precisar (urgentemente) de uma reestruturação financeira.

O que é uma reestruturação financeira?

Uma reestruturação financeira consiste em uma análise completa da situação da empresa, com direcionamento tanto para os fatores externos quanto para os fatores internos.

Pois, assim poderá se ter uma visão completa da realidade do empreendimento e identificar possíveis falhas estruturais ou ameaças conjunturais.

Mas o que são esses fatores externos e internos que podem afetar minha empresa?

O que são os fatores externos?

Para analisar os fatores externos, são estudados diversos indicadores macroeconômicos, tanto da esfera nacional quanto da esfera regional.

Para que se entenda a conjuntura econômica e demonstre como ela pode ter influência nos resultados do seu empreendimento. 

Além da análise macroeconômica, a reestruturação financeira conta com uma análise de diferentes aspectos que envolvem o seu negócio e que tem impactos em seu funcionamento.

Estes aspectos variam desde a localização, e como ela afeta a sua relação com público-alvo, até uma análise dos concorrentes diretos e indiretos e as vantagens e desvantagens da sua empresa em comparação com eles.

E os fatores internos?

Já para a análise dos fatores internos da sua empresa, que é o ponto de maior impacto da reestruturação financeira, é feito um estudo descritivo sobre as condições do seu negócio.

Este estudo tem o objetivo de ter um entendimento completo do seu funcionamento.

Assim, será analisado o “tripé” do negócio que é composto por:

Operações
Financeiro
Marketing

Operações

Dentro de operações, são descritos todos os processos que envolvem a atividade fim da empresa, como compras com fornecedores ou prestação do serviço/venda do produto, com a proposta de entender e analisar a produtividade e eficiência desses processos.

A partir desse estudo, serão buscadas formas de aumentar a eficiência das operações e consequentemente, tornar o seu negócio mais produtivo em sua função.

Finanças

Já em finanças, é feito um estudo completo dos balanços e contas do seu empreendimento nos últimos anos.

Esse é um estudo crucial e que permite que sejam encontrados diversos problemas muitas vezes invisíveis para você, empreendedor. 

Por ser a razão do fechamento de boa parte das empresas, o estudo das finanças é o ponto-chave da reestruturação financeira e revela a real performance da sua empresa, contando com uma análise da estrutura de custos, que inclui verificar se o sistema adotado faz sentido para o seu empreendimento.

Além disso, é feita uma análise da variação dos custos e das receitas ao longo dos anos de funcionamento da empresa, abordando também a explicação das possíveis causas para estas variações.

E tem mais…

Além dessas, outras análises contábeis também fazem parte desse pilar do tripé da reestruturação financeira, como a de liquidez e da folha de pagamento dos funcionários.

Marketing

E por último, está a análise do marketing, que compreende os métodos e estratégias da empresa para atingir seu público-alvo e ser conhecida por ele.

Neste ponto, é feita uma análise de como o seu empreendimento opera e o retorno que isso tem trazido para o negócio, com sugestões em relação ao método mais adequado.

Além disso, é feita uma identificação mais assertiva do público-alvo do empreendimento, apontando características e padrões de consumo desse público para que sejam traçadas estratégias de marketing mais direcionadas para ele.

Apontamento de Soluções

A partir desse estudo, é possível ter uma noção completa da realidade em que a empresa está inserida.

Com isso, será possível identificar os principais problemas que o seu empreendimento possui e apontar as possíveis soluções para que estes problemas sejam resolvidos ou, em último caso, minimizados.

É importante frisar que as soluções oferecidas têm o objetivo de impactar positivamente o seu negócio tanto no curto quanto no longo prazo, portanto serão soluções adequadas às condições do empreendimento.

Como a reestruturação financeira pode diminuir os impactos da crise do COVID-19 na sua empresa?

operario trabalhando na pandemia
Foto de Norma Mortenson no Pexels

Mesmo após as explicações sobre a reestruturação financeira e uma análise geral do cenário econômico que estamos enfrentando, você ainda pode estar se perguntando:

Por que minha empresa precisaria de uma reestruturação financeira? 

Por isso, vamos abordar em 3 diferentes casos, nos quais você provavelmente enxergará o seu negócio, razões pelas quais sua empresa precisa urgentemente de uma reestruturação financeira.

  1. Minha empresa já enfrentava dificuldades mesmo antes da crise do COVID-19
  2. Minha empresa começou a ter dificuldades com o início da crise
  3. Minha empresa não está passando por dificuldades… ainda

Minha empresa já enfrentava dificuldades mesmo antes da crise do COVID-19

Se a sua empresa já passava por dificuldades em termos gerenciais e/ou financeiros, durante a crise atual ela provavelmente encontra-se em uma situação mais crítica. 

Dessa maneira, a reestruturação financeira ajudaria a propor soluções para que seu negócio conseguisse se reerguer, identificando possíveis lacunas nas áreas de operações, marketing e finanças.

Ao mesmo tempo, estratégias serão traçadas para enfrentar a crise econômica.

Minha empresa começou a ter dificuldades com o início da crise

Atualmente, o caso que mais aflige as empresas está diretamente relacionado a crise.

É o cenário em que sua empresa possuía estabilidade nas finanças, mas que, devido à crise, atingiu patamares desfavoráveis para a situação geral da empresa.

O principal problema está na geração de receitas e, consequentemente, na inviabilidade de cobrir seus custos e despesas.

A reestruturação financeira será fundamental para identificar quais são as áreas internas da empresa mais afetadas pelo cenário atual, e a partir disso, traçar um plano para que a empresa consiga se manter durante a crise e após ela, perdurar um nível de crescimento.

Minha empresa não está passando por dificuldades… ainda

Mesmo que sua empresa não esteja em grandes apuros, com todas as condições adversas decorrentes da crise do coronavírus e do isolamento social, fazer uma reestruturação financeira pode ainda ser algo de extrema importância para o futuro do seu negócio, pois ninguém sabe ao certo o que está por vir.

Por meio da reestruturação financeira, você terá uma maior segurança com relação às suas operações, finanças e planejamentos de marketing, podendo de certa forma se blindar de uma piora do cenário econômico e estar preparado para aproveitar da melhor forma a retomada das atividades econômicas e retorno à normalidade.

Compartilhe com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Blog da Econsult!

Nele, postamos artigos com dúvidas frequentes dos nossos clientes de Consultoria em Finanças.

Precisa de ajuda?