Econsult

Homem desenha uma linha amarela na parede, onde está desenhado um jogo da velha

Um guia prático para fazer o seu Planejamento Estratégico

Um guia prático para fazer o seu Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é poderoso e vital para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo. Conheça os princípios de um bom Planejamento Estratégico.

Sumário

Conheça os princípios de um bom Planejamento Estratégico para alavancar os resultados da sua empresa.

O Planejamento Estratégico é um documento que está associado ao começo da jornada de um negócio. Afinal, a definição de quem a empresa deseja ser é fundamental para se definir  onde a empresa quer chegar.

Além disso, essa ferramenta serve para posicionar seu empreendimento no mercado e até mesmo remediar crises. Dessa maneira, um Planejamento Estratégico é poderoso e vital para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.

Definindo a missão da sua empresa

O primeiro passo no desenho de um Planejamento Estratégico é a definição da missão e posicionamento da marca. Na prática, a missão descreve a razão de existir do negócio, a força motriz que faz com que toda a empresa se movimente em prol de um objetivo.

Ainda que carregue toda a importância que tem, a missão deve também se ajustar à realidade e pode mudar com tempo. A grande rede de fast food McDonald’s, por exemplo, tem como missão “trabalhar, diariamente, para ser o restaurante favorito dos nossos consumidores”.

Visão de futuro

Após definir a missão, é o momento de desenhar a visão de futuro que deve nortear a organização na direção desejada. Em suma, a visão é o caminho que se pretende percorrer, o que a empresa deseja ser a médio e longo prazo e como espera ser vista por todos no futuro.

Além disso, a visão é uma ideia que pode ser mutável ao longo do tempo, afinal, assim que se alcança o que pretende, o alvo deve mudar para algo que está à frente, sem nunca parar de avançar.

Valores

Depois de definir o propósito para a existência da empresa (missão) e um farol que aponta onde quer chegar (visão), é momento de listar os valores da organização. Os valores são as características que norteiam quem você é como organização, tudo o que define sua empresa estritamente.

Em resumo, aquilo que pode ou não ser feito na organização de acordo com a estrutura interna do negócio. As atitudes dos membros da empresa jamais devem ferir os valores que a empresa se propõem a seguir.

Novamente usando o McDonald’s como exemplo, alguns dos valores da rede são, por exemplo:

  • Compromisso com as pessoas.
  • Gestão ética.
  • Retribuição à comunidade.
  • Rentabilidade de negócio.
  • Melhoria contínua.

A importância de conhecer o mercado

O entendimento do mercado no qual a empresa está inserida é tão fundamental quanto a compreensão dos processos internos da organização. O papel do empreendedor é de estar informado sobre os aspectos internos e externos necessários para o crescimento do seu empreendimento.

Entender o modo como seus concorrentes se comportam, como estimular o crescimento e desenvolvimento de seus funcionários e detectar possíveis vantagens do seu negócio devem então, fazer parte da formulação do Planejamento Estratégico.

Estratégias de ação e métricas essenciais

As estratégias que a empresa elabora para definir a maneira como seus recursos serão investidos ou acionados dentro da empresa, assim como a quantidade e qualidade dessas ações também entram no Planejamento Estratégico.  

Essa etapa não está relacionada apenas com formulação de números e índices, mas também com a interpretação desses resultados e o quanto eles estão representam a realidade da empresa.

Portanto, um sistema de metrificação bem-sucedido representa uma forma de estimar a relação das ações desenvolvidas pela empresa com o seu propósito, definido pelo Planejamento Estratégico.

Como a Econsult pode te ajudar

Um Planejamento Estratégico requer bastante esforço e dedicação. Porém, se desenvolvido do modo correto, pode representar o caminho que levará o empreendimento ao sucesso.

Empresas que têm consciência de seus planos e práticas são as que conseguem se sair melhor em um mundo cada vez mais rápido e ágil. Conseguem pilotar o negócio para a direção certa e aproveitam boas oportunidades.

A Econsult tem mais de 18 anos de experiência no mercado e é especialista em projetos de modelagem empresarial para transformar uma ideia em negócio bem-sucedido.

Se você quer montar um Plano de Negócios, entre em contato com a gente e agende uma reunião gratuita.


Precisa de ajuda para montar seu Planejamento Estratégico?

Fale com a gente

Compartilhe com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Blog da Econsult!

Nele, postamos artigos com dúvidas frequentes dos nossos clientes de Consultoria em Finanças.

Precisa de ajuda?