Entenda como as técnicas de User Experience (UX) podem ser usadas para o bem do seu negócio.
Você tem uma empresa e está enfrentando dificuldades para atender as demandas cada vez mais exigentes dos consumidores? A solução para os seus problemas pode ser o User Experience.
O que é User Experience
O User Experience (UX) é uma abordagem de vendas que defende que, ao criar um produto ou serviço, deve-se pensar em toda a experiência que o futuro consumidor daquele produto vai ter, desde antes da aquisição, passando pelo uso, até uma desejável recomendação.
Esse processo vai muito além das formas de criação mais comuns, que pensam apenas em como o produto deve funcionar para o cliente final depois de adquirido.
Os pilares que orientam o UX são a utilidade, facilidade de uso e o prazer. A ideia é pautar todas as etapas de uso do produto pela perspectiva consumidor, ou seja, colocar o usuário sempre no centro.
Vantagens do UX
A implementação do UX tem como norte a comunicação e a cocriação. Quando realizadas da forma adequada, as técnicas de User Experience trazem muitos benefícios, principalmente para as vendas de uma empresa.
Quando o cliente percebe que suas necessidades realmente estão sendo levadas em consideração no processo de vendas, e essa compreensão é transmitida por meio de geração de valor contínua, há uma maior taxa de conversão.
Clientes satisfeitos além de mais suscetíveis à fidelização, podem trazer indicações de novos clientes o que, consequentemente, pode gerar mais receita para a empresa.
Uma outra vantagem do UX é a economia de recursos imensa (acredite!) que essa abordagem pode trazer, uma vez que clientes fidelizados exigem uma captação bem menos custosa. Como se sabe, é mais caro fazer um novo cliente do manter um antigo.
O UX abre espaço para a inovação dentro da sua empresa, e permite que o seu negócio seja reinventado a cada novo ciclo. E essas são características fundamentais para sobreviver em um mercado cada dia mais competitivo.
Para conseguir aplicar cada vez melhor o ferramental de User Experience, estude constantemente. Algumas plataformas de consulta e estudo são:
Como implementar na sua empresa
Agora que você já sabe qual a base do User Experience, o próximo passo é saber como implementar esse processo na sua empresa.
Para entender as necessidades de seus clientes, essencial para aplicar as técnicas de UX, pode-se fazer entrevistas com clientes reais, para a compreensão das dores de cada persona, e também com os próprios membros da empresa, que de fato desenvolvem os produtos.
Além disso, é interessante pesquisar as boas práticas de outras empresas do ramo, prática chamada de Benchmarking. A intenção é analisar os pontos fortes dos concorrentes e identificar o que pode ser adaptado ao seu negócio.
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