Econsult

Viabilidade Econômico-Financeira: Para o que serve e como te ajuda?

Viabilidade Econômico-Financeira: Para o que serve e como te ajuda?

Uma viabilidade econômico-financeira é um estudo que afere a viabilidade de um negócio por meio de indicadores econômicos e financeiros.

Sumário

Entenda os benefícios de um estudo de viabilidade e quando realizá-lo.

O que é

Uma viabilidade econômico-financeira é um estudo que afere a viabilidade de um negócio por meio de indicadores econômicos e financeiros. 

A nomenclatura

O estudo de viabilidade é denominado de econômico porque realiza uma análise do mercado em que o empreendimento está inserido, verificando o cenário econômico do setor e quais as repercussões isso gerará nas receitas. Já o termo financeiro, é utilizado porque contém uma projeção de fluxo de caixa, ou seja, uma avaliação dos aspectos financeiros do projeto. Então, serão previstos os investimentos, as receitas, despesas, etc. 

Quando realizá-lo

Um projeto de viabilidade deve ser realizado sempre que for necessário tomar uma decisão ou avaliar o investimento em algum negócio, seja na expansão de uma empresa – abarcando desde de a abertura de filiais até a compra de maquinários – ou na abertura de um novo empreendimento

Benefícios

Além da viabilidade econômico-financeira ser extremamente importante para a tomada de decisões por parte do empreendedor, considerando que determina se seu negócio será viável, o estudo também traz outros benefícios:

  • Avalia os riscos e oferece as informações necessárias para reduzi-los;
  • Estabelece o melhor momento para a realização do investimento;
  • Possibilita a maximização dos lucros;
  • Define expectativas;
  • Possibilita ao empreendedor aprimorar os seus resultados.

Por que não fazer sozinho

Um estudo de viabilidade não depende apenas de cálculos de indicadores e das finanças de um negócio. Para realizá-lo de forma eficiente, é necessário que as premissas que guiam as projeções dos possíveis cenários econômicos, sejam abordadas de modo racional e imparcial. Nesse caso, apenas alguém capacitado para esse serviço terá a habilidade de realizar uma análise coerente com a realidade do empreendimento em questão.

Basicamente, fazer um investimento sem uma análise de sua viabilidade anteriormente é como apostar grande parte da sua poupança em um time de futebol, sem nunca ter assistido um jogo deste. Sendo assim, a falta de um conhecimento prévio naquilo que você está “apostando” pode levar a um desfecho extremamente prejudicial

A viabilidade econômico-financeira é um dos nossos projetos mais consolidados e pode te ajudar nesse processo de decisão na tomada de um investimento. Para saber mais sobre nosso serviço, basta clicar aqui.


Precisa de ajuda? Converse com a gente

Agendar Reunião Gratuita

Compartilhe com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Blog da Econsult!

Nele, postamos artigos com dúvidas frequentes dos nossos clientes de Consultoria em Finanças.

Precisa de ajuda?