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Estudo de mercado: Vólus

A Econsult desenvolveu um estudo de mercado juntamente com uma planilha de viabilidade para a Vólus, possibilitando um entendimento maior sobre o mercado, e lucros no futuro para a empresa.

Volus case

Sobre o cliente

A Vólus é uma empresa de gestão de benefícios que oferece soluções personalizadas para empresas de diversos setores, especialmente por meio de opções de pagamentos. Nesse sentido, apesar de já atuar com transportadoras por meio do cartão de gestão de frotas, feito em parceria com a Good Card, a Vólus queria expandir para a criação de um cartão de crédito para caminhoneiros.

Necessidade:

Nesse sentido, a empresa procurou a Econsult para realizar um estudo de mercado, de modo a entender qual seria a melhor estratégia para inserir seu produto no mercado. Além disso, precisavam de uma planilha de viabilidade para definir se o investimento traria lucro, de modo a ser realizado com maior segurança.

Etapas do Projeto

Para alcançar tal objetivo, o projeto foi dividido em três etapas principais. No primeiro momento, os estudos se concentram no mercado em geral, possibilitando uma visão mais ampla. Em seguida, a análise se voltará para o comportamento das firmas, de modo a evidenciar o comportamento ideal para a empresa adotar no mercado. Por fim, os insumos coletados nas etapas anteriores são utilizados para definir os pressupostos necessários para a elaboração da planilha de viabilidade.

Análise macroeconômica

Nesta primeira etapa, foi identificado que o momento era de reaquecimento da economia brasileira, sendo comprovado tanto por um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil como um todo quanto por meio do PIB do setor de logística. Entretanto, foi percebida uma elevação da taxa Selic como tentativa de conter a inflação, fator especialmente importante em razão da atividade da Vólus ser no setor de crédtos.

Além do mais, o Índice Nacional do Custo de Transporte de Carga (INCT) indicou um aumento dos custos no setor. Está situação é agravada pelo elevado nível de desemprego, visto que um percurso ao pleno emprego pressionaria ainda mais para um aumento de custos.

Na análise de Drivers, a equipe se atentou à legislação que influencia a atividade da empresa e de seus clientes. Diante disso, cabe destacar a Lei de Pagamento de Frete e o desenvolvimento de um sistema de recompensar como fatores essenciais para a atividade da Vólus.

Para completar a primeira etapa desse projeto, a análise setorial foi separada em duas partes, no que se refere ao setor de logística, os resultados foram positivos, com uma tendência de crescimento. Entretanto, o setor de crédito mostrou um alto risco de inadimplência e taxas de endividamento elevada.

Análise microeconômica

Ao analisar os principais concorrentes da Vólus, a equipe identificou que não possuem grande variedade nos seus serviços, podendo ser ampliada tanto com a modalidade de pagamentos, feita de forma pré paga ou pós paga, quanto com a oferta de serviços extras. Ademais, a experiência do cliente se mostrou como precária, podendo ser incrementada com a elaboração de um programa de recompensas ou com um melhor suporte ao cliente.

Com a pesquisa sobre o público alvo do empreendimento, foi identificado que existem muitas possibilidades. Entretanto, como as empresas de pequeno porte mostraram muito interesse em se desenvolver na área de soluções digitais de pagamentos, elas devem ser o foco do início de desenvolvimento do novo produto da Vólus.

Ao realizar um estudo sobre a competitividade do mercado, foi indicado que tanto fornecedores quanto compradores possuem muito poder de barganha. Como consequência, a empresa deve se manter sempre atenta às suas parcerias com instituições financeiras e também deve se preocupar muito em desenvolver soluções personalizadas para atender todas as dores de seus clientes.

Análise de viabilidade

Para a elaboração da planilha de viabilidade, foram utilizados os insumos recolhidos nas etapas anteriores, de modo a entender as perspectivas de desenvolvimento da empresa, possibilitando uma projeção mais precisa. Além do mais, para definir qual é a demanda do investimento, a equipe contou com o market share dos principais concorrentes da Vólus para que, feitos alguns ajustes, fosse possível chegar em um resultado verossímil.

Resultados obtidos

Como resultado das primeiras etapas do projeto, a Econsult permitiu que a Vólus tivesse uma ideia mais clara de como é o funcionamento do mercado e de suas tendências. Diante disso, a cliente pôde desenvolver estratégias com bases mais sólidas e com impactos mais relevantes no resultado. Na etapa final, a empresa teve a comprovação de que sua ideia trará lucros no futuro.

Portanto, a realização desse estudo foi essencial para o desenvolvimento de estratégias assertivas, além de possibilitar que o investimento fosse feito com maior segurança. Esses resultados e a satisfação do cliente foram comprovados em razão da Vólus ter indicado a Econsult para uma empresa parceira após o término do projeto.

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