Econsult

Estudo de mercado: Sindivarejista

Conheça o case completo do Estudo de mercado desenvolvido pela Econsult para o Sindivarejista – DF, Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal.

case sindivarejista df

Sobre o cliente

O Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal, ou Sindivarejista DF, foi o primeiro sindicato patronal fundado em Brasília, um formato de instituição que promove uma melhor estruturação do panorama econômico, prestando serviços a seus representados e associados, e contribuindo para o bom funcionamento das atividades profissionais que lhe cabem. Portanto, a organização tem como principal objetivo lutar pelos interesses do comércio varejista, o que é explicitado por sua missão:

“Ser um facilitador no crescimento empresarial e no desenvolvimento econômico do Distrito Federal.”

Para tanto, o Sindivarejista atua em diversas frentes, assegurando projetos de leis e condições melhores para os donos de comércios, negociações de salários justos e reajustes para inflação, criação e manutenção de convênios, e em proporcionar aperfeiçoamentos para os comerciantes. Assim sendo, para conseguir manter seus associados sempre informados e atualizados sobre as tendências do mercado, a diretoria da entidade firmou uma parceria com a Econsult.

Necessidade:

O propósito do Sindivarejista era compreender mais efetivamente o comportamento dos consumidores em datas comemorativas e/ou com um fluxo maior de vendas, para que pudesse repassar para seus representados. Por outras palavras, necessitavam de um estudo de mercado para delimitar dados concretos sobre a demanda nos período, e assim auxiliar em como os varejistas deviam se portar e preparar seus estoques.

Cálculo Amostral (Identificação e Estudo da População-Alvo) e Coleta de Dados

O próprio sindicato disponibilizou uma base de dados com consumidores e comerciantes a serem entrevistados presencialmente em 6 regiões administrativas do DF: Plano Piloto, Guará, Ceilândia, Taguatinga, Lago Sul, Sudoeste e Octogonal. Além disso, a base é randomizada visando seguir o rigor estatístico imprescindível para a coleta e, posteriormente, tratamento correto das respostas.

Outra parte crítica da pesquisa foi a elaboração das perguntas que seriam realizadas na entrevista. Como o boletim é recorrente, sendo sempre realizado anteriormente a comemorações como o Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças ou também para a Black Friday, as perguntas feitas não são sempre as mesmas, porém seguem um padrão. Então, exemplos das questões feitas para auxiliar os varejistas são:

  1. Sobre o perfil do consumidor:
    Gênero?
    Idade?
    Se vai comprar presentes?
    Quem quer presentear (pode ser si mesmo)?
    Qual sua relação com o presenteado?
    E afins.
  2. Sobre o produto:
    De qual setor do varejo é o presente (vestuário, tecnologia, acessórios, esportes, etc)?
    Pretende comprar mais de 1 presente, se sim quantos?
    Quanto está disposto a pagar?
  3. Sobre a compra em si:
    Onde compra presentes normalmente (pode ser online)?
    O quanto antes realizar a compra?
    Promoções o incentivam a fazer as compras?
    Quais as formas de pagamento preferidas?
    Caso não vá fazer nenhuma aquisição, qual a razão?

Estes são apenas modelos de perguntas, voltadas para os compradores, pois as direcionadas aos varejistas têm de ser diferentes.

Etapas do Projeto

  1. Etapa 1 – Cálculo Amostral: Identificação e estudo da população-alvo, Relatório com resultados e metodologias, Amostragem para direcionamento da coleta, elaboração do questionário e elaboração do Dashboard interativo (em conjunto com a etapa 3). Etapa a ser realizada pela contratada EMPRESA JÚNIOR DE ESTATÍSTICA DE BRASÍLIA.
  2. Etapa 2 – Coleta de Dados:Coleta de dados a partir da etapa 1, a ser realizada presencialmente e online. Etapa a ser realizada pela contratada CAPITAL CONSULTORIA JÚNIOR.
  3.  Etapa 3 – Elaboração do Relatório: Análise descritiva e exploratória dos resultados, Análise econômica e Análise Setorial. Etapa a ser realizada pela contratada ECOJR.

Elaboração do Relatório

 Após a coleta de um número satisfatório de respostas, inicia-se a elaboração do relatório, uma análise descritiva e exploratória dos dados. Esta maneira de apresentar e interpretar a informação recolhida, é muito didática, utilizando de vários gráficos e tabelas para facilitar o entendimento. Ademais, toda a metodologia estatística usada é devidamente explicada no mesmo documento.

Peculiaridades & Adversidades

O projeto, desde sua concepção, é um dos mais únicos da Econsult, por diversos motivos. Primeiro, é um projeto recorrente, que é realizado em torno de 6 vezes por ano. Segundo, a coleta de dados presencialmente é um serviço que raramente ofertamos. E em terceiro, foram firmadas parcerias com várias empresas juniores e seniores para conseguir tirá-lo do papel. Este último ponto provou-se bastante tempestuoso, visto que estas parcerias mudaram bastante desde a primeira realização da pesquisa.

Na primeira coleta de dados para o boletim do Sindivarejista, uma das empresas responsáveis por realizar as entrevistas não conseguiu cumprir com a meta, botando em risco o prazo para entrega da análise. Além disso, como este primeiro boletim era como um test-drive, um voto de confiança, para firmar a parceria com o sindicato, para assim realizar as pesquisas futuras, o atraso agravava ainda mais a situação. Logo, a Econsult, que antes era responsável apenas pela elaboração do documento, teve que alocar consultores seus para finalizar a coleta nas regiões administrativas. Felizmente, após estes eventos tudo ocorreu conforme o estipulado, e satisfeitos com o que foi entregue, o Sindivarejista firmou a parceria com a Econsult para as próximas datas comemorativas.

Ainda outra personalização do projeto foi a alteração na elaboração do relatório.
Inicialmente, inspirado no boletim que realizamos para o Secovi DF(Sindicato de Habitação do Distrito Federal), o documento contava com uma análise econômica, do panorâma geral, e uma análise setorial, para o setor de varejo. Entretanto, depois da primeira realização, os contratantes pediram que permanecesse no boletim apenas as partes de tratamento e interpretação de dados (análise descritiva e exploratória), mantendo apenas o cálculo médio do consumidor na data pesquisada da parte da análise setorial.

Picture of Econsult

Econsult

Somos a maior empresa júnior de economia do país, há mais de 23 anos propondo soluções em consultoria empresarial para pequenos, médios e grandes empreendimentos. Foco em qualidade e personalização das soluções!

Confira nossos materiais

Entre em contato conosco!

Quer solucionar o seu problema e também fazer parte como um dos nossos cases de sucesso?

Nos siga nas redes sociais

Não tem certeza do que você precisa?

Fale diretamente com um dos nossos consultores! Assim, nós poderemos entender melhor qual o seu problema e te recomendar uma solução.

Precisa de ajuda?