Conheça o case completo do Estudo de mercado desenvolvido pela Econsult para o Sindivarejista – DF, Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal.
O Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal, ou Sindivarejista DF, foi o primeiro sindicato patronal fundado em Brasília, um formato de instituição que promove uma melhor estruturação do panorama econômico, prestando serviços a seus representados e associados, e contribuindo para o bom funcionamento das atividades profissionais que lhe cabem. Portanto, a organização tem como principal objetivo lutar pelos interesses do comércio varejista, o que é explicitado por sua missão:
“Ser um facilitador no crescimento empresarial e no desenvolvimento econômico do Distrito Federal.”
Para tanto, o Sindivarejista atua em diversas frentes, assegurando projetos de leis e condições melhores para os donos de comércios, negociações de salários justos e reajustes para inflação, criação e manutenção de convênios, e em proporcionar aperfeiçoamentos para os comerciantes. Assim sendo, para conseguir manter seus associados sempre informados e atualizados sobre as tendências do mercado, a diretoria da entidade firmou uma parceria com a Econsult.
O propósito do Sindivarejista era compreender mais efetivamente o comportamento dos consumidores em datas comemorativas e/ou com um fluxo maior de vendas, para que pudesse repassar para seus representados. Por outras palavras, necessitavam de um estudo de mercado para delimitar dados concretos sobre a demanda nos período, e assim auxiliar em como os varejistas deviam se portar e preparar seus estoques.
O próprio sindicato disponibilizou uma base de dados com consumidores e comerciantes a serem entrevistados presencialmente em 6 regiões administrativas do DF: Plano Piloto, Guará, Ceilândia, Taguatinga, Lago Sul, Sudoeste e Octogonal. Além disso, a base é randomizada visando seguir o rigor estatístico imprescindível para a coleta e, posteriormente, tratamento correto das respostas.
Outra parte crítica da pesquisa foi a elaboração das perguntas que seriam realizadas na entrevista. Como o boletim é recorrente, sendo sempre realizado anteriormente a comemorações como o Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças ou também para a Black Friday, as perguntas feitas não são sempre as mesmas, porém seguem um padrão. Então, exemplos das questões feitas para auxiliar os varejistas são:
Estes são apenas modelos de perguntas, voltadas para os compradores, pois as direcionadas aos varejistas têm de ser diferentes.
Após a coleta de um número satisfatório de respostas, inicia-se a elaboração do relatório, uma análise descritiva e exploratória dos dados. Esta maneira de apresentar e interpretar a informação recolhida, é muito didática, utilizando de vários gráficos e tabelas para facilitar o entendimento. Ademais, toda a metodologia estatística usada é devidamente explicada no mesmo documento.
O projeto, desde sua concepção, é um dos mais únicos da Econsult, por diversos motivos. Primeiro, é um projeto recorrente, que é realizado em torno de 6 vezes por ano. Segundo, a coleta de dados presencialmente é um serviço que raramente ofertamos. E em terceiro, foram firmadas parcerias com várias empresas juniores e seniores para conseguir tirá-lo do papel. Este último ponto provou-se bastante tempestuoso, visto que estas parcerias mudaram bastante desde a primeira realização da pesquisa.
Na primeira coleta de dados para o boletim do Sindivarejista, uma das empresas responsáveis por realizar as entrevistas não conseguiu cumprir com a meta, botando em risco o prazo para entrega da análise. Além disso, como este primeiro boletim era como um test-drive, um voto de confiança, para firmar a parceria com o sindicato, para assim realizar as pesquisas futuras, o atraso agravava ainda mais a situação. Logo, a Econsult, que antes era responsável apenas pela elaboração do documento, teve que alocar consultores seus para finalizar a coleta nas regiões administrativas. Felizmente, após estes eventos tudo ocorreu conforme o estipulado, e satisfeitos com o que foi entregue, o Sindivarejista firmou a parceria com a Econsult para as próximas datas comemorativas.
Ainda outra personalização do projeto foi a alteração na elaboração do relatório.
Inicialmente, inspirado no boletim que realizamos para o Secovi DF(Sindicato de Habitação do Distrito Federal), o documento contava com uma análise econômica, do panorâma geral, e uma análise setorial, para o setor de varejo. Entretanto, depois da primeira realização, os contratantes pediram que permanecesse no boletim apenas as partes de tratamento e interpretação de dados (análise descritiva e exploratória), mantendo apenas o cálculo médio do consumidor na data pesquisada da parte da análise setorial.
Somos a maior empresa júnior de economia do país, há mais de 23 anos propondo soluções em consultoria empresarial para pequenos, médios e grandes empreendimentos. Foco em qualidade e personalização das soluções!
Quer solucionar o seu problema e também fazer parte como um dos nossos cases de sucesso?
Fale diretamente com um dos nossos consultores! Assim, nós poderemos entender melhor qual o seu problema e te recomendar uma solução.