Conheça o case completo do projeto de Estudo de Mercado desenvolvido pela Econsult para a Quiat, uma empresa com ideias inovadoras para o segmento de cafeterias e confeitarias.
Ainda que em fase de planejamento e sem um nome ou outros aspectos estruturantes, a empresa se apoiava em ideias inovadoras para o segmento de cafeterias e confeitarias. A intenção era proporcionar, em um mesmo ambiente, diversas experiências prazerosas para o frequentador, criando um local acolhedor e com muito requinte.
O local funcionaria em ambos os turnos, sendo essencialmente focado nos cafés e na confeitaria pela manhã, nos demais momentos seria pensado para a harmonização dos cafés com vinhos.
Um dos principais objetivos do Estudo de Mercado é listar as principais influencias que podem modificar a procura por um serviço ou produto. Nesse sentido, a demanda para empreendimentos nascentes, expressa uma importante variável, sendo um dos aspectos de maior atenção durante a execução do projeto.
Com uma proposta apoiada na originalidade, a abertura de um negócio que uniria o segmento de cafeterias bem como o de bebidas alcoólicas necessitaria de aprofundamento acerca da atuação e das possíveis lacunas que os setores venham a indicar. Nesse caso, sumarizar os horizontes concorrenciais e entender o público-alvo foi um dos focos do projeto.
Apresentação das formas e perspectivas do cliente acerca do planejamento do negócio.
Entendimento aprofundado dos aspectos econômicos que influem no setor de atuação do negócio em questão.
Esta etapa buscou entender os aspectos internos e externos dos concorrentes para uma melhor compreensão do publico-alvo e do mercado.
Com base no público alvo definido, buscou-se aprofundar aspectos mais palpáveis acerca desse público.
A intenção dessa fase estava centrada em incorporar as demandas apresentadas referentes ao conceito do negócio, bem como conduzi-las de maneira coesa, mantendo a originalidade da ideia do empreendimento. A partir disso, a proposta de Estudo de Mercado foi buscar as tendências dos segmentos, de maneira a proporcionar alinhamento entre ambos.
Foi feito uma análise dos principais indicadores de cada mercado que a empresa buscava se inserir, dentre elas: Cafeterias, Confeitarias, panificação e o segmento de Bebidas Alcoólicas.
A ambientação também fora tratada como aspecto de extrema relevância, sendo analisada a estética assim como a funcionalidade dos locais físicos.
Esta etapa buscou compreender os principais fatores referentes à realidade do setor, embasando variáveis importantes que metrificam essencialidades para os segmentos. Assim, as perspectivas desenvolvem os critérios para melhor direcionar as estratégias da empresa.
Concernente à estrutura demandada, a análise macroeconômica bem como os prismas setoriais buscaram embasar as tendências e influências para o setor em questão. Por abranger maiores aspectos, em se tratando de setores adjacentes, a análise foi segmentada para melhor atender às expectativas e necessidades da cliente.
Nesse sentido, as considerações buscaram um padrão de afunilamento, partindo de fatores econômicos mais generalistas, que poderiam influir no setor, até as partes mais específicas, como o faturamento e ticket médio das Cafeterias.
Para melhor atuar no mercado, a procura por concorrentes diretos e indiretos foi capaz de guiar diversas entregas durante o projeto, como a análise de público-alvo e a posteriori as peças de marketing
Em análise comparativa, a intenção desse processo se relaciona com a proposta de entender o mercado em caráter competitivo, buscando o melhor nicho e de que forma a empresa nascente poderia atuar frente às marcas do mesmo segmento.
Dadas as relações estabelecidas com as empresas concorrentes e a análise específica de público alvo, torna-se essencialmente necessário entender quais são as demandas apresentadas e as perspectivas de crescimento do setor de cafés, confeitaria e de bebidas alcoólicas, para por fim, atestar a demanda.
A fim de tornar o público-alvo o mais próximo possível do negócio em planejamento, traçar o perfil e entender quais são as maiores demandas e tendências para os segmentos.
As ferramentas utilizadas nortearam uma espécie de proximidade entre os possíveis clientes do empreendimento e quem está por trás do projeto. A busca por esses perfis ainda mais detalhados que o público alvo, advém da individualização do cliente, para que seja melhor atendido e seja fidelizado.
Apesar da retração no setor de bebidas alcoólicas como um todo, o vinho não foi muito atingido. Ainda assim, os outros segmentos demonstram uma sistemática de relativo avanço, representando o espaço de atuação no mercado.
Após o Estudo de Mercado, o público-alvo traçado se demonstrou diverso, levando em conta os segmentos variados. Nesse sentido, tendências para os cafés e as propostas originais relacionadas à ambientação e harmonização dos cafés com vinhos, faz com que o ambiente seja frequentado por diferentes grupos sociais.
Somos a maior empresa júnior de economia do país, há mais de 23 anos propondo soluções em consultoria empresarial para pequenos, médios e grandes empreendimentos. Foco em qualidade e personalização das soluções!
Quer solucionar o seu problema e também fazer parte como um dos nossos cases de sucesso?
Fale diretamente com um dos nossos consultores! Assim, nós poderemos entender melhor qual o seu problema e te recomendar uma solução.