Conheça o case completo de Valuation desenvolvido pela Econsult para a DF Madeira Plástica.
A DF Madeira Plástica é uma pioneira no uso de madeira 100% reciclada no Centro Oeste, advogando por um Brasil mais sustentável e consciente desde 2013. Em virtude disso, todos os projetos da empresa utilizam apenas a madeira plástica, a qual apresenta muitas vantagens em comparação a madeira comum ou até mesmo outros compostos de plástico como o WPC.
Além de ser mais ecológico e evitar o desmatamento, o produto é extremamente durável, especialmente excelente para exteriores, resistindo ao calor e a água, e portanto, praticamente não requer manutenção.
O carro chefe da empresa é a revenda de madeira plástica, seguido da elaboração de projetos, e sua instalação. Contudo, os sócios inovam constantemente, com obras personalizadas e na criação de novos produtos, oferecendo desde pergolados, decks e brises até casas para cachorros, mobilia e luminárias.
Em 2023 a DF Madeira Plástica passou por grandes mudanças de panorama, com oportunidades de parcerias com o governo. Na concepção das Praças de Articulação Social, elas cooperaram com outras empresas, e interessados no trabalho da DF Madeira Plástica, a Ecointel, que faz parte do Grupo Mundial, demonstrou o desejo de incorporá-la em seu “holding”. Devido a isso, os sócios Charles e Ana contataram a Econsult, visando descobrir o valor real de seu negócio dado a nova possibilidade de parceria/venda.
Ademais, a empresa passava por algumas dificuldades organizacionais e financeiras no momento, principalmente devido a saída conturbada de um de seus sócios. Logo, também decidiram realizar um plano de negócios para acompanhar o valuation, e ver em que aspectos conseguiam melhorar.
A análise macroeconômica para DF Madeiras Plásticas trouxe vários indicadores relevantes para o setor e também alguns que são importantes para todos: PIB, Índice Nacional de Custo de Construção, IPCA, Taxa SELIC, Pesquisa Mensal de Serviços, Índice de Confiança da Construção, Tributação e ICC. A Econsult realizou uma comparação da tributação entre o DF e o Goiás após o pedido da sócia Ana.
No estudo percebe-se claramente o impacto da pandemia nos índices do país, com os valores ainda voltando à normalidade. Entretanto, felizmente para a empresa, o Distrito Federal possui muitos servidores públicos, e sua população tem renda média maior do que o restante do Brasil, assim sendo menos afetada por crises e mantendo seu poder de compra pelo ano, o que é demonstrado pelo PIB regional em comparação com o PIB Nacional, e números altos na confiança dos consumidores.
Esta etapa foca especificamente no setor da madeira 100% plástica, trazendo
informações importantes de suas tendências, séries históricas, e uma ideia de como vai ser seu futuro. O setor da empresa, ainda é novo no Brasil, sendo a DF Madeira Plástica uma vanguardista, mas já é consolidado e difundido na América do Norte e Ásia . Todavia, tudo indica que a madeira plástica vai se tornar cada vez mais atraente, com as políticas atuais e pensamentos sustentáveis.
A análise de drivers consiste em estudar as externalidades que podem afetar o setor da madeira plástica. Algumas áreas de pesquisa selecionadas foram o preço da madeira orgânica, o clima, custos e complicações com transporte, a sazonalidade, e principalmente as preocupações com a sustentabilidade. Por meio da análise a DF Madeira Plástica conseguiu entender melhor, como os seus custos podem variar dependendo do valor da madeira ou do combustível, e porque suas vendas são tão sazonais, com picos em dezembro e quedas tanto em janeiro como julho.
Quanto à sustentabilidade, é consenso geral que a preocupação com a mesma sobe a cada ano, e muitos empreendimentos tentam aproveitar essa preferência pelo verde se tornando mais ecológicos. A madeira plástica tem ainda mais uma vantagem nesse quesito, sua alta durabilidade é muito bem vista nos olhos dos consumidores, melhor que o próprio fato de ser benéfico ou não para natureza. Contudo, países com a população média mais pobre, como o Brasil, ainda priorizam a compra de produtos mais baratos ao invés do mais sustentável.
Nesta etapa a Econsult realizou uma listagem e descrição da atual estrutura, tanto física como digital, da DF Madeira Plástica. Os sócios encontravam problemas com perdas de equipamentos, e algumas soluções foram aconselhadas para diminuir o dispêndio, majoritariamente causado por falhas na organização e processos da empresa. A estrutura física está crescendo rapidamente, com a aquisição de máquinas de corte mais precisas, porém as redes sociais ainda estavam um pouco atrás do esperado.
Outro aspecto da entrega foi a elaboração do organograma da empresa, com mais detalhes e definições do que cada funcionário deveria fazer para otimizar a operação, e também os salários padrões do mercado, para assim montar uma folha salarial da empresa.
O documento de Produtos & Serviços foi dividido em 3 partes principais: análise descritiva de todos os produtos e serviços que a DF Madeira Plástica oferta atualmente, pesquisa sobre o mercado de madeira plástica, o que eles fazem de diferente, e o que a DF Madeira Plástica tem de único, e finalmente as perspectivas, que são serviços e bens que a empresa poderia ou já começou a comercializar.
Nesta etapa, o principal objetivo foi o de possibilitar uma compreensão clara dos concorrentes diretos, que também trabalham com madeira plástica em Brasília, e indiretos, que ou não trabalham com madeira plástica ou não atuam na região Centro-Oeste, da DF Madeira Plástica. Para tal, foram analisados 12 competidores da empresa, alguns sugeridos por Charles e Ana, tendo como finalidade entender melhor o mercado, seus preços, e variedade.
A entrega de Vantagens Comparativas & SWOT utiliza todos insumos coletados do projeto até então para elencar a DF Madeira Plástica entre seus concorrentes, colocando a empresa sob uma visão estratégica: no que investir mais? Quais são as oportunidades da empresa? Onde está vulnerável? Como prosseguir?
A última etapa do projeto com documentos escritos, a análise de Forças de Porter é um estudo da competitividade do setor. Se diferencia da Análise de Concorrência porque é uma pesquisa sobre o mercado como um todo, e não de concorrentes específicos. Assim, traz insumos sobre o risco de novos entrantes emergirem e tomarem clientes, ou de bens substitutos conquistarem espaço ao invés da madeira plástica. A competição do ramo da madeira plástica foi classificada como média-alta, dado o grande número de concorrentes com serviços similares e produtos substitutos, exemplos sendo a madeira orgânica e madeira PVC, e o número reduzido de fornecedores no Brasil.
Por fim, o cálculo do valor real da empresa apresentou alguns problemas iniciais devido ao fluxo de caixa bastante resumido mas principalmente pela falta de constância nas receitas: alguns meses tinham ótimos resultados, segufunidos de uma grande queda, sem sazonalidade aparente. A instabilidade das entradas e saídas da DF Madeira Plástica mostravam como a empresa era dependente de projetos e contratações maiores para movimentar seus investimentos e conseguir expandir, porém ficava estagnada em períodos menos oportunos. Compreendendo melhor a natureza do empreendimento, a realização do Valuation foi possível, e o valor foi informado aos clientes, junto com a explicação de toda a metodologia.
A parceria entre a DF Madeira Plástica e a Econsult foi muito prazerosa, com reuniões presenciais longas e descontraídas, dado a simpatia da Ana e do Charles. Durante a realização do projeto, cooperaram totalmente conosco, com o envio de documentos, apresentação de futuros projetos, e até amostras de madeira plástica. Depois de finalizado, ainda tivemos o prazer de conhecer a sede da empresa, e ser presenteados com uma plaqueta com a logo da Econsult!
Os clientes utilizaram o projeto como guia para realizar mudanças no seu empreendimento, com um maior esclarecimento de como melhorar. Também decidiram não concretizar a venda de 50% para o Grupo Mundial, pois preferiram manter a identidade e missão sustentável com que fundaram a DF Madeira Plástica. Entretanto, decidiram estabelecer uma parceria para realização de praças e outros projetos em conjunto com a Ecointel, oficializando a nova empresa, Tecnoverde!
Atualmente, a empresa está com um futuro muito promissor, diferente do observado no fluxo de caixa estagnado durante o projeto. Isso porque conseguiu se reorganizar, superando problemas passados nos seus processos e contabilizações financeiras e de estoque. Por conseguinte, efetuou a inauguração das Praças de Articulação Social no Parque da Cidade Sarah Kubitschek em parceria com o governo, acompanhados de um charmoso coquetel com várias figuras importantes, e para o qual toda equipe da Econsult foi convidada!
A DF Madeira Plástica agora segue crescendo, impulsionada pelas mentes inovadoras e apaixonadas dos seus sócios fundadores, com cada vez mais pedidos e licitações para as PAS e também outros projetos ainda em elaboração que tivemos o privilégio de conhecer antes de vir a público.
Somos a maior empresa júnior de economia do país, há mais de 23 anos propondo soluções em consultoria empresarial para pequenos, médios e grandes empreendimentos. Foco em qualidade e personalização das soluções!
Quer solucionar o seu problema e também fazer parte como um dos nossos cases de sucesso?
Fale diretamente com um dos nossos consultores! Assim, nós poderemos entender melhor qual o seu problema e te recomendar uma solução.