Econsult

Faça parte da EJ

Temos sede por desenvolvimento! Deseja fazer parte disto?

LogoHorizontalColorida 1

Econsult: quem somos?

A Econsult é a Empresa Júnior de Economia da Universidade de Brasília. O que significa ser uma empresa júnior? Significa ser uma associação sem fins lucrativos com o foco de desenvolver alunos e prepará-los para o mercado de trabalho. Todos da empresa, desde o presidente até o trainee são alunos de Economia da UnB, assim como você! Trabalhamos essa preparação para o mercado de trabalho a partir de capacitações técnicas em temas relacionados com os nossos serviços e desenvolvimento de habilidades comportamentais a partir da vivência empresarial.

Nós fazemos projetos de consultoria empresarial para pequenas e médias empresas do DF e de outros lugares do Brasil! Como qualquer empresa, temos nosso jeitinho de pensar, trabalhar e tomar decisões estratégicas. Esse jeitinho é a nossa identidade, tanto da empresa quanto do recurso mais valiosos que temos aqui: as pessoas. Então, porque estamos aqui? Porque fazemos o que fazemos?

IMG 5831
Diretoria 2024
0 +

Anos de Mercado

Diretoria 2024
20231020173855 IMG 5848 1
dots
0 +

Projetos Realizados

IMG 5900h

Nossa missão e valores

Nossa missão é “Impactar pessoas por meio de soluções personalizadas em consultoria empresarial”. Quando dizemos “pessoas” nos referimos a todos à nossa volta: os alunos de economia da UnB, o departamento e os professores, os nossos clientes e seus sócios/funcionários e nossos parceiros do movimento empresa júnior e do mercado sênior.

Queremos realizar isso, cumprir com a nossa missão, trabalhando no nosso dia a dia com nossos valores. Nosso jeitinho de trabalhar se guia com 4 principais valores:

Pós juniores de sucesso

“Sou Economista, Gestor de Carteiras de Investimentos e sócio-fundador da Rio Claro, a primeira gestora de investimentos independente de Brasília. Atuo no mercado financeiro há sete anos e devo meu ingresso nesse setor ao tempo em que estive na Econsult. Foi lá que tive minha primeira experiência profissional. Desenvolvi habilidades técnicas, fiz meu primeiro curso de oratória e aprendi a me portar como um profissional, desde a forma como me vestir até as formalidades necessárias em um e-mail corporativo. Foi a Econsult que abriu as portas para meu primeiro emprego no mercado financeiro, por meio de parceria com um escritório local de consultoria de investimentos. Vejo a empresa como experiência obrigatória para os alunos de Economia da UnB.”

Matheus Portela Sócio-fundador da Rio Claro Investimento
FOTO MATHEUS PORTELA

“Sempre tive o sonho de ser um grande empresário no cenário de Brasília. Quando entrei na UnB, estava procurando a oportunidade que mais iria me capacitar e gerar network. Foi nesse momento que acabei ingressando no Programa Trainee da Econsult. Aprendi sobre várias ferramentas e metodologias, conheci pessoas que hoje são grandes economistas e gerenciei uma empresa antes mesmo de me formar. Em 2016, tive a oportunidade de me tornar Presidente da Econsult e conquistamos resultados incríveis. Depois disso, fui Presidente do Conselho da Concentro em 2017, atuei em uma consultoria de processos e financeiro chamada Alianza e até participei da fundação de uma fintech chamada WiP. Atualmente sou CEO do Prólogo, uma consultoria que auxilia negócios tradicionais a inovarem como startups.”

João Alonso CEO da Prólogo
Foto Joao Alonso

“A Econsult teve um papel fundamental na minha carreira, por proporcionar, desde a graduação, um ambiente aberto para testar coisas novas e aprender fazendo em equipe. Desde cedo, pude assumir grandes responsabilidades de gestão, empreender, desenvolver habilidades técnicas, comportamentais e redes de apoio que abriram várias portas na minha carreira. Graças à Econsult, pude iniciar minha carreira como analista de investimentos em um fundo de venture capital e posteriormente ingressar em uma consultoria internacional de estratégia e gestão, onde tenho a oportunidade de atuar diariamente conduzindo transformações de alto impacto em algumas das maiores empresas do Brasil e do mundo.”

Iago Affonso Analista Sênior na Integration Consulting
FOTO Iago Affonso

“Tenho um carinho grande por esse período: ainda que uma Empresa Júnior esteja normalmente associada a uma carreira no setor privado, consigo ver naquele período o desenvolvimento de aptidões importantes para vários tipos de carreira. Acho que a EJ alimenta um tipo de atrevimento que é muito importante. Porque não são só empreendedores que precisam desenvolver confiança: essa capacidade de ser audacioso é útil também no setor público e na academia. Tem outras duas coisas da minha experiência na Econsult que eu ressaltaria. Uma é a possibilidade de vivenciar mais o ambiente universitário. A outra é a tentativa de dar algo de volta para a sociedade que paga por essa experiência– acho cada vez mais que esse mindset de servir, de ser útil, vai ser importante para o desenvolvimento de qualquer carreira.”

Pedro Fernando Nery Consultor Legislativo no Senado Federal, Professor no IDP e Colunista do jornal Estado de São Paulo
foto Pedro Fernando Nery scaled e1615297764301

“É impossível falar das minhas conquistas sem citar a Econsult em algum momento da minha caminhada. Atualmente, sou Economista e atuante na área de finanças. Passei pela maior corretora da América Latina e hoje sou sócia de um escritório de Consultoria de Valores Mobiliários independente de Brasília. A Econsult foge de um projeto de extensão comum, em que você busca aplicar o conhecimento da sala de aula. Por causa dela, eu consegui identificar o meu propósito como profissional. A única coisa que a Econsult me foi ofereceu foi uma oportunidade. Uma oportunidade para me desenvolver e me transformar numa versão melhor de mim. Uma chance de transformar potencial em potência.”

Isabella Brandão Sócia na Oikos Consultoria Patrimonial
Foto Isabella Brandao

“Entrei na Econsult no primeiro semestre de 2017 e passei a maior parte do tempo como Gerente. Participei de projetos que me agregaram demais e de cursos internacionais com todo o apoio do time. Desenvolvi habilidades que não sonhava em ter, como oratória e negociação, e aprimorei um lado analítico. Após a Ec, trabalhei em uma empresa pública, participei da Turma ProLíder 2020 e hoje sou consultor da EloGroup. Na Ec, você de fato vai trabalhar com um time muito unido e disposto a aprender com cada projeto ou iniciativa interna. Tenho muito orgulho de ter participado dessa família bordô e tenho certeza de que a curva de aprendizado para o mercado de trabalho e outras aspirações profissionais e pessoais foi suavizada por conta desse tempo!”

Pedro Escobar Consultor na EloGroup
Foto Pedro Escobar

Pós juniores de sucesso

Felipe Vanderlei
Head Internacional da Voga – BTG Pactual

Processo seletivo

Inscrições

Pré Requisito: ser aluno do curso de "Economia" da UNB

Resolução de cases
Dinâmica em grupo
Dinâmica individual
Entrevista com o gestor
Período Trainee

O Programa Trainee

Onboarding: A primeira parte, do onboarding, é focada em introduzir o trainee na realidade da empresa, mostrar para ele o que fazemos na Econsult, nosso propósito como empresa, nossas áreas e nosso jeitinho de trabalhar. Tentamos promover também o contato do trainee com as pessoas da empresa, para que ele possa conhecer a todos e já começar a se sentir parte da Econsult.

Habilidades Comportamentais: A segunda parte é focada nas principais habilidades comportamentais exigidas pelo mercado: trabalho em equipe, liderança, inteligência emocional, capacidade de conciliação, organização pessoal, proatividade, passagem de feedback, entre outras! Conseguimos trabalhar os dois pontos juntos por meio de entregas semanais realizadas em grupos sobre temáticas internas da empresa.

Na Prática: Esta etapa dura entre 3 a 5 semanas e, para auxiliar a execução das tarefas semanais dos trainees, líderes de referência na empresa ministram entre 3 a 4 momentos de capacitação por semana, que são de presença obrigatória para conclusão do programa.

Habilidades Comportamentais: Na segunda etapa não deixamos de trabalhar habilidades comportamentais, pois estas habilidades que o mercado chama de soft-skills são trabalhadas na Econsult até quando se é membro efetivo! Entretanto, na segunda etapa introduzimos capacitações em conhecimentos técnicos sobre execução de projetos de consultoria empresarial.

Habilidades Técnicas: Os trainees, em grupos de 3, executam um Projeto Fictício de um dos escopos que realizamos na Econsult. Além disso, aprendem noções básicas de Matemática Financeira como indicadores de Viabilidade, Valuation ou como analisar Demonstrações Contábeis e seus resultados. Também ocorrem capacitações em uma ferramenta considerada como “básica” no mercado de trabalho, mas que não é fácil ter conhecimento avançado sobre: Excel. No trainee, trabalhamos desde o mais básico do Excel até o mais avançado (inclusive programação em VBA).

Na Prática: Esta etapa dura aproximadamente 8 semanas, que é a média de tempo do Projeto Fictício. Para auxiliar na execução do projeto e das entregas de excel e de matemática-financeira, são ministrados por líderes da empresa em média 3 momentos de capacitação por semana: 1 para o projeto, 1 para Excel e 1 para Matemática Financeira.

O que falam sobre o trainee da Econsult

"Entrei na Econsult pela oportunidade de crescimento pessoal e para complementar minha graduação. Durante o processo seletivo, fui desafiada várias vezes e recebi suporte da empresa, especialmente do coordenador do programa de trainee. Ao ser efetivada, fiquei grata pelas experiências e amizades feitas. Lá tive minha primeira experiência profissional, desenvolvendo habilidades técnicas, fazendo um curso de oratória e aprendendo a me portar como profissional. A Econsult abriu as portas para mim no mercado financeiro através de uma parceria com um escritório local de consultoria de investimentos. Vejo a empresa como uma experiência obrigatória para os alunos de Economia da UnB."

Alice Hartmann
Foto Alice Hartmann

“Eu ambiciono trabalhar com consultoria empresarial. Quis entrar na Econsult para adquirir as experencias que preciso, mas também, noções em Excel e outras ferramentas essenciais no mercado de trabalho. Durante o tempo que durou o Programa Trainee, eu senti que cresci em vários pontos. Aprendi coisas que provavelmente não teria aprendido na faculdade até me formar. Se passar por esse processo foi gratificante para mim, ter o acompanhamento do pessoal, sempre dispostos a ajudar, tornou essa jornada simplesmente única. Alcancei boa parte dos meus objetivos e fico feliz pelas mudanças positivas que aconteceram durante o processo.”

Kenneth Francel
Foto Kenneth Francel

"Ao ingressar no curso de Economia, descobri a Econsult como uma oportunidade para minha primeira experiência empresarial e aplicação do conhecimento adquirido. Inscrevi-me no processo seletivo e fui selecionado para o programa Trainee. Durante esse período, aprendi muito tanto intelectualmente quanto em habilidades humanas, como disciplina, assiduidade e trabalho em equipe. Conheci pessoas incríveis comprometidas com seu desenvolvimento profissional. Estar na Econsult me traz satisfação e a sensação de estar trilhando um caminho saudável para me tornar um profissional diferenciado no mercado."

Maciel Fernandes
FOTO Maciel Fernandes e1615298327936

"Conheci a Econsult durante meu primeiro semestre na UnB em 2018 e decidi ingressar na Empresa Júnior, pois sabia que seria um ambiente propício para meu desenvolvimento e preparação para o mercado de trabalho. Até agora, tanto o PSEL quanto o Programa Trainee têm sido incrivelmente enriquecedores e capacitantes. Estou muito feliz por fazer parte da Econsult, uma Empresa Júnior com profissionais talentosos e impressionantes. O comportamento dos membros, a qualidade dos trabalhos realizados e até mesmo o treinamento dos trainees superaram todas as minhas expectativas."

Salomey Ofori
Foto Salomey Ofori
Precisa de ajuda?