Saiba como usar as técnicas de Inbound e Outbound Marketing para captar mais clientes.
Segundo a American Marketing Association, “Marketing é uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.
Além da definição mais ampla, ao longo dos anos, a forma como o Marketing é visto evoluiu na mesma velocidade das mudanças de mercado e de comportamento das pessoas.
O surgimento de novas tendências e metodologias é algo comum neste campo, que já adotou diversas formas e características, mas sempre teve como objetivo a promoção de uma marca ou de um produto.
Muitas vezes, a área é segmentada em dois segmentos, que devem ser entendidos antes de nos aprofundarmos no tema. São eles o Outbound Marketing e o Inbound Marketing.
Em geral, a primeira é uma estratégia de prospecção ativa e a segunda uma estratégia de prospecção passiva. Abaixo, cada uma delas é explicada mais detalhadamente.
Outbound Marketing
O Outbound Marketing tem como principal objetivo abordar diretamente seus clientes. A ideia é identificar o perfil ideal dos seus clientes e prospectá-los ativamente.
O segmento outbound cresceu muito com o uso dos meios tradicionais de publicidade, como propagandas de televisão e telemarketing. Entretanto, algumas estratégias de prospecção se tornaram saturadas e o campo precisou ser reinventado.
Dentre as diversas estratégias que surgiram a partir de então, houve a adoção de um modelo misto, no qual a captação de leads é normalmente feita por email marketing, cold-call e através de outras técnicas de publicidade.
Inbound Marketing
O Inbound Marketing tem como principal objetivo atrair os clientes. Ou seja, ao contrário do outbound, a ideia não é ir atrás do consumidor, e sim fazer com que ele chegue até sua empresa e se interesse pelo seu produto.
Para que isso aconteça, é preciso produzir conteúdos de qualidade para o seu público e, antes de mais nada, compreender para quem você está escrevendo. Dessa maneira, deve-se identificar suas dores e desafios e produzir materiais que o auxiliem a sanar essas dores.
Além disso, você pode fazer com que seus potenciais clientes percebam uma necessidade cuja solução seja exatamente seu produto. Este processo de compreensão da realidade é facilitado pela construção de personas.
Desse modo, ao publicar um conteúdo relevante e bem construído, o marketing desperta um interesse genuíno em seu público e se torna útil para os seus clientes.
Nesse sentido, a venda é apenas consequência de um relacionamento construído com consumidor, no qual ele enxerga sua marca como autoridade no segmento e entende que seu produto é um caminho para solucionar os problemas dele.
Uma estratégia não exclui a outra
Agora que você conhece os conceitos de Inbound e Outbound Marketing, é importante ter em mente que ambos métodos têm suas vantagens e que trabalhar com um deles não exclui a possibilidade de utilizar o outro.
Uma poderosa maneira de construir um marketing efetivo é aliar os dois métodos de prospecção. Para isso, é essencial consolidar um funil de vendas que abarque ambos os métodos.
Outra boa dica para consolidar um Marketing Estratégico e alavancar sua receita, é investir em um Plano de Marketing, que preveja todos os objetivos, estratégias e ações necessárias para aumentar suas vendas e melhorar a imagem da sua empresa.Se você gostou do texto, deixe um comentário! Para agendar uma reunião de diagnóstico gratuita para o seu negócio, entre em contato com a gente.