Econsult

Demonstrações Contábeis: o que são e quais as 5 principais

Demonstrações Contábeis: o que são e quais as 5 principais

Sumário

O que você precisa saber sobre as principais demonstrações contábeis e de que forma elas podem contribuir para a saúde financeira do seu empreendimento.

O que são as demonstrações contábeis

Demonstrações contábeis são os documentos que toda a empresa societária elabora, ao fim de cada exercício social, e disponibiliza para o seu público de interesse.

Ou seja, sócios ou acionistas, com o objetivo de representar seu fluxo contábil e financeiro

A divulgação dessas demonstrações é obrigatória segundo algumas legislações:

Além disso, é através desses relatórios que é possível comparar a situação financeira da empresa em diferentes períodos.

Assim, essas informações se tornam um grande facilitador para as tomadas de decisão dos administradores. 

Também, são grandes aliadas para futuros investidores que buscam acompanhar o desenvolvimento da organização.

Qual é a estrutura das demonstrações contábeis

Em resumo, as demonstrações contábeis representam a posição patrimonial e financeira, o resultado econômico e o fluxo de caixa da empresa.

São compostas, obrigatoriamente, pelos seguintes documentos:

  • Balanço Patrimonial;
  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);
  • Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA);
  • Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC);
  • Demonstração do Resultado Abrangente (DRA);
  • Notas Explicativas.

É importante salientar que a legislação permite a inclusão do DLPA na DMPL e determina, por meio da Lei nº 6404/1976, que as demonstrações contábeis devem ser complementadas por notas explicativas.

Quais demonstrações são exigidas por lei

Apesar das demonstrações contábeis serem importantes internamente para o estudo dos resultados das empresas, existe uma legislação contábil que torna obrigatória a elaboração.  

As demonstrações obrigatórias nesse caso são: 

  • Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); 
  • Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA); 
  • Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL); 
  • Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC); 
  • Demonstração do Valor Adicionado (DVA); 
  • e, Demonstração do Resultado Abrangente (DRA). 

Além disso, a complementaridade destes dados deverão ser emitidos a partir das Notas explicativas, de modo a tornar panorâmico os resultados patrimoniais das empresas. 

Nesse sentido, tanto os valores patrimoniais quanto o resultado do exercício, enquanto formas explicativas, ganharam adesão à obrigatoriedade das demonstrações a partir da NBC TG 26, item 10, em coro à legislação societária no no seu artigo 176, § 4º, da Lei nº 6404/1976

Segundo Interpretação Técnica Geral (ITG) 2000, aprovada pela Resolução CFC nº 1.330/2011, todas as demonstrações contábeis devem ser transcritas no livro Diário, contendo as assinaturas do representante legal da empresa e do profissional da contabilidade legalmente habilitado. 

Em resumo, a tabela expressa as principais normas e práticas contábeis para os empreendimentos. 

para quem as demonstrações contábeis são obrigatórias
Fonte: CRCPR

Quais as principais demonstrações contábeis que seu negócio deve estar atento

1. Balanço Patrimonial

exemplo de balanço patrimonial
Fonte: Demonstrações Financeiras LOJAS AMERICANAS S.A.

Sendo um dos principais itens contábeis, o Balanço Patrimonial (BP) demonstra a situação financeira da empresa em um determinado momento. 

Por meio deste, é possível se ter noção dos direitos e obrigações da organização, tais como valores a pagar e a receber.

Esse tipo de demonstração, expressa um panorama visual que proporciona o conhecimento do patrimônio (ativos e passivos) que a empresa possui.

Além de ser um instrumento para a verificação de equilíbrio dos resultados obtidos naquele período.

É importante salientar que essa ferramenta mostra apenas um cenário estático, e não ações rotineiras da empresa.

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

exemplo de dre
Fonte: Demonstrações Financeiras LOJAS AMERICANAS S.A.

A DRE é uma das demonstrações mais importantes para a análise de uma empresa. 

Além de ser uma ferramenta de fácil compreensão, é um balanço mais completo e, de forma simplificada, é responsável por mostrar se a empresa está obtendo lucro ou prejuízo.   

Apurando as receitas e despesas contidas na DRE, é possível evidenciar o resultado formado em determinado período, a partir das operações da empresa. 

Sendo assim, constam no relatório: as despesas operacionais e com custos de bens e serviços, os impostos e a receita total.

Além disso, é possível, a partir dessa análise, extrair alguns relatórios da organização como:

  • Receita líquida;
  • Margem bruta;
  • Margem de contribuição;
  • EBITDA;
  • Resultado operacional;
  • e Resultado Líquido.

Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)

Geralmente feita ao final do ano, a DLPA é uma ferramenta capaz de, além de verificar os lucros e prejuízos da empresa, demonstrar com mais transparência para que fins o lucro líquido está sendo destinado e a quantidade de impostos pagos em cima dele.

A partir da integração do Balanço Patrimonial (BP) e da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), a DLPA representa ações de reinvestimento do capital e tem como propósito expor a distribuição do resultado do exercício.

Essa demonstração auxilia na tomada de decisões estratégicas da empresa de como alocar seu capital, dado que o lucro líquido pode ser utilizado para diversas funções, como: 

  • aumento de capital;
  • pagamento de dívidas;
  • reserva de lucro;
  • entre outros. 

 Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL)

exemplo de dmpl
Fonte: Demonstrações Financeiras LOJAS AMERICANAS S.A.

Esse tipo de demonstração expressa aos gestores das empresas a compreensão dos recursos das contas de Patrimônio Líquido durante um período específico.

Sendo importante para avaliação de variações positivas ou negativas em contas de investimentos, lucros e outras formas patrimoniais. 

Nesse caso, como o próprio nome sugere, a DMPL verifica a evolução do patrimônio de empreendimentos, sob um olhar transicional. 

A partir dessa perspectiva, o acompanhamento dessas mutações destaca a possibilidade de visões estratégicas diante do mercado.

Tendo em vista a apresentação das transações de contas que dimensionam os resultados contábeis dos empreendimentos, incluindo as reservas de capital e de lucro, bem como os prejuízos acumulados. 

Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) 

exemplo de dfc
Fonte: Demonstrações Financeiras LOJAS AMERICANAS S.A.

A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) tem como principal objetivo registrar toda a quantia que entrou e saiu do caixa de um empreendimento, compreendendo exatamente para onde esta quantia foi direcionada. 

Considerada uma das mais comuns dentre as empresas, a DFC assume importância sumária para a saúde financeira dos empreendimentos. 

Isso está relacionado principalmente ao controle financeiro das empresas, pois a DFC compreende o fluxo monetário das empresas, dando um retrato próximo da realidade das empresas, expressando o acompanhamento dos recursos de uma organização. 

Ao contrário do DRE, a DFC é um registrado por regime de caixa, não de competência. Isso significa que só aparecem valores efetivamente recebidos ou pagos.

Na prática, para quem as demonstrações contábeis são feitas

As demonstrações contábeis são essenciais para que uma organização financeira, sócios da empresa ou um novo investidor possa tomar suas decisões. 

Por isso, torna-se de suma importância a emissão das demonstrações tanto internamente, como forma de compreensão dos resultados apresentados.

Como externamente, para atendimento dos objetivos de cada usuário externo. 

Segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) as demonstrações contábeis são preparadas e apresentadas para usuários externos, em geral, de maneira a considerar as diferentes finalidades e necessidades. 

Além disso, como finalidade, a emissão das demonstrações objetivam fornecer informações para a tomada de decisões e avaliação dos usuários. 

Usuários internos

Os usuários internos, relacionados à rotina contábil da empresa utilizam os dados para validação dos resultados, sendo eles indicadores da saúde financeira da organização. Para uso interno, destacam-se os principais agentes:

  • Administradores;
  • Proprietários, acionistas ou investidores;
  • Contadores e Auditores internos;

Usuários externos

Além disso, apesar dos usuários externos não participarem ativamente dos processos da empresa, os interesses pelos dados contábeis das organizações se dão por motivos variados, nesse caso alguns dos usuários externos das demonstrações contábeis são:  

  • Governo;
  • Bancos;
  • Fornecedores;
  • Acionistas potenciais;

De maneira geral, as demonstrações são realizadas por escritórios de contabilidade contratados, e os empreendimentos dispõem esses relatórios nos próprios sites por meio de sessões destinadas às informações financeiras, para que os usuários externos tenham fácil acesso a esses materiais.

Instituído pelo Código Civil, as Demonstrações Contábeis tomam caráter obrigatório, sem depender do tipo de tributação da sua empresa. 

Elas expressam os resultados financeiros, sendo reconhecidas, por meio disso, as possibilidades de melhora dos resultados, visando o desenvolvimentos dos empreendimentos. 

Conclusão

O objetivo principal da análise das demonstrações contábeis é dar um diagnóstico da atual situação patrimonial e financeira da empresa. 

Para realmente conhecer a organização e chegar a um diagnóstico completo da situação em que esta se encontra, é necessário analisar e conhecer suas demonstrações contábeis. 

A partir dessas análises, as informações adquiridas podem ser de grande ajuda para embasar decisões importantes do negócio.

Por isso seu uso é indispensável para empresários que querem ter um controle mais aperfeiçoado da situação financeira da empresa.

Compartilhe com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Blog da Econsult!

Nele, postamos artigos com dúvidas frequentes dos nossos clientes de Consultoria em Finanças.

Precisa de ajuda?