O programa 5s ( 5 sensos ) foi desenvolvido no Japão pelo professor Kaoru Ishikawa, durante a reconstrução do país depois da Segunda Guerra Mundial. O programa foi desenvolvido com o objetivo de reduzir desperdícios de recursos e espaço de forma a aumentar a eficiência operacional das empresas.
O 5s significa 5 sensos que devem orientar a atuação de todos os funcionários de uma empresa, ajudando também a melhorar a produtividade, o clima organizacional do ambiente de trabalho e a motivação dos trabalhadores. O 5s é a junção do número 5, com cinco palavras de origem japonesa que começam com a letra S: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.
Significado dos 5 sensos
- Seiri representa o senso de utilização de recursos, tendo como objetivo tornar o ambiente de trabalho mais útil, separando os materiais e objetos que tem utilidade e descartando os que não tem. Essa análise pode ser feita examinando itens como materiais, ferramentas, peças de reposição, documentos e informativos presentes no local de trabalho. Para a análise ser feita é necessário ter apenas uma pergunta em mente: “Este item é útil para o meu trabalho? ” Se a resposta for sim o item permanecerá no local, se a resposta for não os produtos deverão ser descartados ou doados, com preocupação de não causar danos ao meio ambiente.
- Seiton representa o senso de organização. O próximo passo depois de ter separado os materiais é organizá-los. A ideia é colocar os itens de trabalho bem ordenados, de modo que estejam guardados com segurança e num local fácil de serem localizados sem perda de tempo.
- Seiso representa o senso de limpeza. Esse termo tem como objetivo principal, constituir um ambiente de trabalho que gere satisfação nos funcionários, por trabalharem em um local limpo e organizado. Então deverá ser eliminado do local de trabalho, qualquer elemento que cause algum desconforto como mal cheiro e sujeiras. No entanto, os funcionários deverão ter total consciência e manter o local limpo e organizado para que o conforto seja mantido.
- Seiketsu representa o senso de padronização, consistindo na manutenção dos três “S” iniciais. Este senso se preocupa com a saúde dos funcionários, desde a higiene pessoal, até a preocupação com a ventilação do ambiente de trabalho, a iluminação e todos os detalhes que fazem com que os funcionários trabalhem com saúde e tranquilidade. O Seiketsu também é responsável por lembrar a importância de criar normas tanto de saúde do ambiente de trabalho, quanto de criar normas para assegurar a aplicação contínua dos “S” anteriores.
- Shitsuke representa o senso de autodisciplina, reforçando a necessidade de todos os funcionários se comprometerem com o programa 5s. O objetivo desse senso é monitorar e manter a disciplina para que todos os 5s sejam aplicados continuamente.
Como implementar o 5s no seu empreendimento?
O programa 5s requer a utilização de recursos, então é importante começar escolhendo um departamento onde o retorno da implementação do programa será mais ágil e visível. Depois deverá ser feito a implementação do programa por etapas seguindo a sequência que foi apresentado no item acima. A empresa poderá criar um plano de ação, que irá alocar equipes para diferentes áreas, com o intuito de mapear os problemas, e combater os desperdícios e os riscos. Para concluir a implementação do programa é importante que a empresa crie rotinas de limpeza e de organização para os funcionários.
Vantagens de Implementar o 5S na sua empresa Aplicando o programa 5s no seu empreendimento, será obtido resultados como aumento da qualidade do produto e serviço, aumento da produtividade, prevenção de acidentes, melhoria do ambiente de trabalho, melhoria da qualidade de vida dos funcionários e ainda o programa facilitará a detecção de erros e objetos fora do lugar. Assim sua empresa será organizada e eficiente.