Uma das principais decisões de uma empresa é a escolha do seu público-alvo, o que exige critério e cuidado.
Ao longo dos últimos anos, a cultura empreendedora ganhou notoriedade no cenário global. Tal cenário torna complexa a tarefa de ascender em um mercado cada vez mais competitivo. Para que as empresas tenham sucesso no negócios, inúmeros processos devem ser considerados. Dentre eles, um dos mais importantes é a delimitação do público-alvo de um empreendimento, um dos pontos mais importantes de um Estudo de Mercado.
Definir com clareza quem se busca atingir permite refinar o direcionamento do marketing, mapear o poder aquisitivo dos clientes pretendidos e as possibilidades de pagamento adotadas. Além disso, facilita a compreensão do impacto dos fatores externos sobre o empreendimento – a sazonalidade, por exemplo, é um fator que pode influenciar diretamente a demanda de um produto. A divulgação da marca também fica mais barata para a empresa quando se sabe em que nicho de mercado focar.
Outros pontos também são essenciais para que a delimitação de público alvo seja bem feita. A saber:
Pesquisa
É fundamental estudar o mercado e as tendências de consumo da população para se assimilar tudo que permeia o ambiente do empreendimento. Obter essas informações auxilia na compreensão das demandas de segmentos específicos da sociedade.
Somado a isso, a pesquisa de mercado possibilita conhecer fatores como faixa etária, faixa de renda e nível de instrução do público, os quais, além de essenciais para garantir uma escolha apropriada de localização e como proceder diante dos clientes, ajuda a visualizar possíveis dores que podem atingir o empreendimento e evitar que elas aconteçam.
Especificidade
É essencial tornar o direcionamento do negócio o mais específico possível, para que se possa distribuir os esforços de acordo com a necessidade real daqueles que se pretende atingir. A partir da segmentação do público-alvo em grupos ainda menores, determinados mediante certas características comuns, facilita-se o diagnóstico efetivo das suas vontades.
Constância
O seu público-alvo não é necessariamente um conceito rígido. É importante levar em consideração a sua volatilidade: as pessoas estão sempre mudando, assim como o contexto da sociedade como um todo. Dessa forma, é essencial estar sempre pesquisando e realizar periodicamente pesquisas de satisfação e novos estudos de mercado, adaptando-se conforme seja necessário.
Familiaridade com a concorrência
Para ter a certeza de que o seu produto se encaixa na demanda da sociedade, é importante compará-los com os similares já existentes no mercado. Isto é, se você quer lançar um produto e precisa decidir para quem vendê-lo, você deve analisar quem consome os que já existem no mercado e se assemelham da sua proposta, bem como considerar quais públicos estariam dispostos a consumir produtos com os diferenciais agregados a eles por você.
Na prática, aplicar as dicas acima é mais simples do que se imagina. Suponha você quer lançar no mercado um novo tipo de biscoito: para isso, você precisa ter em mente que já existem muitas opções disponíveis, e quem os consome provavelmente também consumirá o seu.
A partir disso, você sabe em quem focar, e então analisa como os seus diferenciais impactam seu público. Se você fornecer uma embalagem menor e mais prática, por exemplo, ela pode ser mais consumida por crianças que os levariam como um lanche – com isso, você agrupa o público-alvo como adultos que tem filhos, de acordo com a quantidade de crianças em uma residência.
Logo, fica claro que compreender o perfil do consumidor potencializa a venda do produto ou serviço ofertado, uma vez que esse conhecimento indica às empresas aquilo que é considerado atrativo entre os compradores. Em outras palavras, a delimitação do público que se deseja atingir é um dos pilares para vendas mais eficientes.Gostou do texto? Se precisar ajuda para definir o seu público alvo, entre em contato com a gente! Para ler mais conteúdos da Econsult, acesse o nosso blog.