Saber como expandir seu negócio é o sonho de qualquer empreendedor. O desejo de se desenvolver e crescer é um desejo comum entre eles.
Porém, ampliar qualquer negócio requer bastante cuidado e planejamento, pois gera impactos em diversas áreas da empresa e qualquer movimento precipitado pode causar prejuízos ou danos sérios no negócio.
A expansão pode ser planejada por diversos motivos, um deles é o aumento do lucro; outro é a competitividade do mercado. Essa segunda opção, faz com que os empreendimentos busquem constantemente por novas atualizações.
Com isso, adotam novas tecnologias, redesenham seus modelos de negócio, qualificam pessoal, firmam parcerias e aí sim, elaboram seu plano de expansão.
Existem diversos passos que antecedem essa etapa tão importante. Por isso, é vital pensar com cuidado antes de tomar uma decisão como essa.
Reunimos nesse post 6 dicas de como expandir o seu negócio e como elas podem impactar seu negócio. Boa leitura!
Quando é hora de expandir seu negócio?
Não existe fórmula exata para a expansão, porém o primeiro passo para que ela ocorra é saber se seu empreendimento está no momento certo. E como eu vou fazer isso? Calma que temos algumas dicas. Vamos lá!
Para te ajudar a entender se sua empresa está pronta para a expansão, vamos analisar alguns questionamentos. Uma questão puxa a outras e assim irão surgindo muitos quesitos a serem analisados antes de qualquer decisão. Vejamos:
O seu negócio é estável?
A estabilidade está presente quando percebe que não consegue aumentar as vendas e a lucratividade da sua empresa. Você já atingiu o potencial máximo ou seu negócio ainda pode lucrar mais?
Uma dica para responder essas questões é utilizar indicadores que possam medir isso.
Sua empresa atende as necessidades dos clientes?Você já atingiu todos os clientes possíveis com o seu negócio atual? Eles estão pedindo por novos produtos?
Uma forma de responder esse questionamento é através de uma pesquisa com seus atuais clientes. Tente perceber as oportunidades e peça por feedbacks. Com isso, conseguirá identificar as respostas para essa questão.
Como anda o mercado no ramo de atuação da sua empresa? É um ramo que está em crescimento ou enfrenta problemas em relação à economia? E como estão os concorrentes da sua empresa?
Uma dica para essas questões é fazer um mapeamento de mercado que possibilita analisar se é a hora certa de expandir seu negócio.
Você tem certeza de que seu negócio oferece produtos e serviços de qualidade?
Para respondê-la, verifique se já possui uma lista grande de clientes que sempre retornam em busca dos seus produtos/serviços. Em caso positivo, é sinal de que está fazendo um bom trabalho e pode oferecer muito mais e atingir mais pessoas.
Agora, você pode e deve estabelecer metas compatíveis com sua realidade, como dobrar o faturamento anual e o número de clientes.
Como alcançar essas metas?
Para isso, é importante montar um plano estratégico que norteará suas metas: contratar mais profissionais, investir em tecnologia ou captar recursos de terceiros são algumas estratégias que podem ser adotadas.
5 dicas de como expandir seu negócio
Questionamentos respondidos e com isso percebeu que a estratégia é viável? Agora sim, é o momento de passar para a próxima etapa.
A próxima etapa consiste na possibilidade viável de expandir seu negócio. Para isso, é importante considerar as dicas preciosas que vem a seguir.
- Saiba aonde quer chegar
Saber aonde quer chegar é o primeiro passo para uma expansão bem sucedida. Imagine arrumar uma mala sem saber o destino da viagem. De nada adianta sair com uma mala se não se sabe qual o destino! A mesma teoria pode ser usada para expansão. É pouco provável que chegue em algum lugar sem saber para onde vai, não é mesmo?!
Para ajudar, você poderá responder com essas três perguntinhas simples:
- Onde estou? – Defina o que sua empresa faz;
- Para onde quero ir? – Imagine sua empresa a curto prazo (1 ano) de maneira até ambiciosa e relacione a ideia com a satisfação dos clientes;
- Como chegar lá? – Defina um plano de ação para conduzir sua empresa por esse caminho.
Tendo essas respostas, já começou a elaborar o planejamento estratégico da sua expansão. Esse plano será o diferencial para o sucesso do crescimento da sua empresa.
- Faça um bom plano de Marketing
É importante que sua empresa consiga planejar como seu negócio vai se posicionar daqui para frente. Para isso, é essencial o investimento em Marketing.
É através dele que é possível aumentar as vendas, captar novos clientes, desenvolver estratégias de comunicação e chegar ao seu objetivo: o crescimento.
Sendo assim, compreenda como sua empresa atuará no mercado e para as mudanças que estão por vir, identifique tendências e oportunidades, a fim de criar vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes.
- Invista em presença digital
A pandemia trouxe um novo olhar para as empresas e como elas se relacionam com seus clientes.
É fato que as redes sociais são parte do dia a dia dos brasileiros. Somos o país que mais as usa na América Latina, segundo dados da última pesquisa da Comscore, de junho de 2019.
As redes sociais acabaram se tornando uma das mais poderosas ferramentas de comunicação para os empreendedores de pequenos negócios, já que é através dela que se consegue ter acesso a um público muito segmentado e divulgar sua marca, potencializando seu alcance e também seu crescimento.
- Faça boas parcerias
O crescimento, muitas vezes, é um esforço coletivo e em algumas situações, expandir o seu negócio não precisa ser realizado de forma solitária.
As parcerias podem ser um bom caminho para crescimento e expansão. Pesquise por empresas que possuam sinergia com o seu negócio e pense sempre em parcerias “ganha-ganha”, na qual é a situação em que os dois lados saem ganhando.
- Faça um planejamento financeiro
Para que tudo isso seja executado e alcance o objetivo principal que é a expansão, sem que haja comprometimentos e impactos financeiros, é necessário um bom planejamento financeiro. Afinal, tudo isso só poderá acontecer se existir recursos.
Levante todos os custos envolvidos e qual é a expectativa de aumento nas receitas. Calcule a previsão do fluxo de caixa para os próximos meses e veja se a expansão poderá ser bancada com o caixa da empresa ou se será necessário alguma linha de financiamento.
Em caso de linha de financiamento, é importante saber se a empresas conseguirá arcar com suas obrigações.
Conclusão
A expansão de uma empresa pode sim ser realizada de forma responsável e bem estruturada. Basta tomar alguns cuidados e se planejar bem.
Faça os levantamentos e coloque já em prática as nossas dicas e alcance o tão sonhado crescimento!
Autores
Gabriel Afonso – LinkedIn
Augusto Nunes
Lucas Freitas