Econsult

Tipos de Inflação: descubra quais são e suas causas

Tipos de Inflação: descubra quais são e suas causas

Existem muitas causas para inflação e, consequentemente, os economistas criaram várias categorias para explicá-las.

Sumário

Existem muitas causas para inflação e, consequentemente, os economistas criaram várias categorias para explicar os diferentes tipos de Inflação.

Por isso, vamos continuar a explicação do nosso post sobre Inflação, e te ensinar agora quais os principais tipos de inflação que existem e como cada um deles se diferencia.

Se interessou? Continue lendo.

O que é a inflação?

É importante lembrar que a Inflação ocorre devido a algum fator que influencia positiva ou negativamente na economia em âmbito global, nacional ou setorial, alterando seus preços de maneira generalizada.

Positivamente porque pode ser vantajoso para o empreendedor quando o preço de mercado de seu produto sobe e este obtêm mais lucros.

E negativamente porque preços altos afetam direta e indiretamente no orçamento e na renda da população, diminuindo o poder de compra.

A partir disso, os principais tipos de inflação foram traçados por relevância.

E abaixo elencamos a definição deles e alguns exemplos para que você identifique onde e como essas causas refletem na sua vida financeira. 

Vamos lá?

Quais os principais tipos de inflação?

1. Inflação Inercial

Em outras palavras esse tipo de inflação é a mega acumulada, aquela que aumenta gradativamente, também chamada de memória inflacionária.

Não é somente porque algo foi mais barato no passado que o preço hoje deve ser mais caro.

Mas é isso que vemos quando comparamos o preço de um alimento ou de algum produto do mês passado com o de hoje e notamos uma diferença absurda. 

O que causa a inflação inercial?

A inflação Inercial pode ser gerada por juros, por valores fixos que vão aumentando ao longo do tempo com base em alguma taxa específica.

Além disso, este tipo de inflação acontece caso um agente de mercado decida elevar seus preços, mesmo que em pequena escala, e este acaba influenciando outros agentes deste setor a também aumentarem o valor de mercado de seus produtos.

2. Inflação da Demanda 

Essa Inflação ocorre quando a demanda por um bem ou serviço aumenta, porém, sua oferta não aumenta concomitantemente.

Pode acontecer em um segmento completo de mercado, refletindo-se em vários outros setores.

Se a demanda aumenta, mas a oferta permanece igual, os preços tendem a aumentar justamente porque, seguindo a lógica, há uma procura maior por algo que não tem suficiente para todos.

Ou seja, se o ofertante elevar seus preços, mesmo assim ele vai conseguir continuar vendendo e ainda vai lucrar mais com isso.

Da mesma forma, as pessoas que quiserem comprar continuam o fazendo, mesmo que por um preço acima do usual.

3. Inflação da Oferta 

Também denominada Inflação de Custos, ocorre quando os gastos para fabricar determinado elemento é alto, logo sua produção se torna custosa.

Esse tipo de Inflação é relacionado com fatores mais internos referentes ao fabricante ou ofertante, como, por exemplo, problemas que tiveram de enfrentar ao longo do processo para se obter o produto final.

O que causa a inflação da oferta?

A causa pode ser o aumento do preço dos insumos utilizados na fabricação, ou quando o ofertante está vivenciando um período de seca ou de escassez em que, dependendo do negócio, afeta significativamente nos seus resultados.

O mesmo se vê obrigada a aumentar seus preços, evitando ao máximo auferir prejuízos.

4. Hiperinflação 

A Hiperinflação está relacionada com as causas e definições de todas as demais.

Porém, esse é um dos tipos de inflação de caso agravante, ou seja, quando o aumento do preço é exorbitante e está longe de ser um problema facilmente resolvido.

Além disso, ocorre num curto período de tempo e são valores totalmente fora do comum. Uma outra característica da hiperinflação é quando a moeda nacional é desvalorizada.

5. Estagflação

É quando há menores taxas de vagas de emprego disponíveis e há a ocorrência de inflação, simultaneamente.

É um período de recessão onde, por algum motivo a produção diminui, tem mais gente desempregada, e é algo extremamente negativo para a economia de modo geral. 

6. Inflação Espiral 

Dentro dos tipos de inflação, também temos a Espiral Inflacionária, é o ciclo onde, devido à inflação comum, há um aumento no valor do salário para suprir essa perda de poder aquisitivo.

Porém, o preço das mercadorias aumentam, pois, como os produtores e vendedores estão pagando salários mais altos a seus funcionários, eles precisam reparar isso de alguma forma.

O intuito de início da Espiral é o de resolver o problema da inflação que diminui o poder aquisitivo da população, mas como demonstrado, não é uma solução muito viável.

7. Inflação Estrutural 

E para finalizar os tipos de inflação, temos a Estrutural.

Que é quando há uma escassez ou uma dificuldade em se adquirir a estrutura adequada para a produção numa determinada economia.

Consequentemente a venda futura do produto será feita a um preço mais caro. Está diretamente relacionada com a Inflação de Oferta. 

Qual indicador é usado para medir a inflação no Brasil?

Atualmente o indicador usado é o IPCA, considerado o oficial pelo governo, e ele pode ser facilmente encontrado no site do IBGE.

Além dele, também existe o INPC, que também é feito pelo IBGE.

Além disso, no site você pode encontrar uma calculadora onde pode ser feita a correção de valores usando o IPCA.

calculadora ipca

Conclusão

Como vimos, existem diversos tipos de inflação que são usados para detalhar e categorizar os comportamentos variados da inflação.

Mas, se você ainda não entendeu como esses tipos de inflação podem afetar a atividade econômica da sua região e quer aprender para sempre se precaver, clique aqui e leia nosso blog sobre a relação da inflação com o desemprego.

Compartilhe com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Blog da Econsult!

Nele, postamos artigos com dúvidas frequentes dos nossos clientes de Consultoria em Finanças.

Precisa de ajuda?