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X dicas para estimular o crescimento econômico da sua empresa

7 dicas para estimular o crescimento econômico da sua empresa

7 dicas para estimular o crescimento econômico da sua empresa

Sumário

Hoje neste conteúdo iremos falar um pouco sobre crescimento econômico da sua empresa, onde as empresas querem se manter no mercado como inovadoras por um grande período, porém isto não é fácil.

Para a sua empresa crescer economicamente, é necessário muito planejamento estratégico e organização das ideias como um todo, lembrando que, uma visão 360 com os colaboradores, é fundamental para o sucesso deste planejamento.

Gostaria de saber um pouco mais sobre este assunto? Continue lendo este conteúdo.

Boa leitura!

Afinal, o que é crescimento econômico?

O crescimento econômico é um conceito quantitativo que inclui o aumento da capacidade produtiva de um país. Ou seja, crescimento refere-se ao aumento do nível de atividade econômica na região quando se avaliam todos os setores produtivos pertencentes à economia.

Entretanto, é importante ressaltar que esse indicador econômico pode ser medido em termos nominais ou reais, este último geralmente corrigido pela inflação.

Como funciona o crescimento econômico?

Deve-se notar que uma economia em crescimento ou mais produtiva pode apresentar maior produção de bens e fornecer mais serviços do que antes.

No entanto, alguns bens e serviços são considerados mais valiosos do que outros.

Por exemplo, um carro é considerado mais valioso do que o caldo de cana ou um copo de suco de frutas, então o crescimento deve ser medido no valor dos bens e serviços, não apenas na quantidade em si.

Um desafio na abordagem acima é que as pessoas muitas vezes não atribuem o mesmo valor aos mesmos produtos e serviços.

7 dicas de estratégias para crescimento econômico na empresa

1 – Encontre o seu diferencial

O que sua empresa tem que outras não têm? Qual é o seu diferencial?

Para o crescimento econômico de sua empresa, é importante oferecer algo inédito que o diferencie de seus concorrentes. Pode ser: atendimento ao cliente, produtos e serviços exclusivos, status, excelência técnica, etc.

Encontrar a diferenciação é o primeiro passo para uma empresa expandir seus negócios.

Compreender as necessidades dos clientes e oferecer-lhes as melhores soluções é a abordagem ideal.

2 – Conheça o seu público

Quem sua empresa quer atingir?

Entender o público-alvo de uma empresa significa entender os hábitos de consumo e as necessidades de seus clientes. A partir disso, será possível desenvolver métodos que atendam a essas necessidades e proporcionem o que eles procuram.

Uma empresa que almeja crescer só pode fazê-lo contando com seus clientes, pois são eles os principais agentes que viabilizam o negócio.

3 – Não tenha medo da concorrência

Quem quer crescer não pode se intimidar com a concorrência.

Você precisa saber quem são seus concorrentes e tentar superá-los. Agregue valor ao seu negócio, descubra os pontos fracos de seus concorrentes e construa sua vantagem competitiva.

4 – Priorize a satisfação do cliente

Sem clientes não há negócio. São eles que fornecem receitas e lucros para a empresa.

Por isso, durante a expansão dos negócios, o foco deve estar sempre na satisfação do cliente: aquele que consome os produtos e serviços que sua empresa oferece.

Esta sugestão sobre a estratégia de desenvolvimento da empresa é muito pertinente. Isso ocorre porque as empresas geralmente ignoram a qualidade do produto ao decidir expandir.

Não é indicado crescer a qualquer custo, pois se a qualidade cair no processo, pode prejudicar o relacionamento com o público-alvo.

5 – Invista em alianças comerciais

Investir em alianças comerciais pode ser uma forma de impulsionar o crescimento dos negócios. Parcerias bem executadas podem aumentar significativamente as vendas de produtos e serviços.

As alianças com outras empresas te ajudarão a expandir seu alcance e conquistar mais clientes.

Por exemplo, um parceiro pode ser um investidor, fabricante, fornecedor, promotor ou alguém que vende seus produtos e serviços em troca de uma comissão.

6 – Valorize seus funcionários

A busca pelo crescimento não é uma jornada completada por uma pessoa. Os colaboradores de uma empresa precisam ser motivados por seus líderes para trabalhar e contribuir com o crescimento do negócio.

Por isso, é interessante criar um mecanismo que dê maior significado a tudo o que eles fazem, convencendo-os de que seu trabalho tem um valor fundamental para a empresa.

Por exemplo, bônus e incentivos por bom desempenho geralmente funcionam bem, juntamente com transparência e reconhecimento para que todos saibam como seus esforços individuais estão contribuindo para o crescimento da empresa.

Por exemplo, a gestão à vista, onde os funcionários podem ver em tempo real o desempenho da empresa por meio de um painel instalado em seu ambiente de trabalho, pode ser uma excelente forma de manter todos motivados e engajados.

7 – Equilibre as finanças da sua empresa

Para crescer, você precisa investir. As empresas deficitárias terão dificuldades para se expandir.

Portanto, é necessário fazer os ajustes necessários entre despesas e receitas. Esteja atento às datas de vencimento de pagamentos e recebimentos.

Faça um fluxo de caixa e use-o como base para todas as suas decisões. Controle também o seu capital de giro, pois ele é fundamental para a saúde financeira da sua empresa.

Por meio desses diagnósticos, será possível identificar gargalos, desperdícios e falhas. Isso facilita a definição de ações estratégicas de crescimento.

Conclusão

Vimos neste conteúdo o quão importante o crescimento econômico é para a empresa, não é mesmo? Ele é um sonho de inúmeros negócios, mas traçar os caminhos e as estratégias é fundamental.

Nós, da Econsult, estamos sempre buscando traçar as melhores estratégias para obtermos resultados rentáveis!

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato com o nosso especialista.

Até o próximo o conteúdo!

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