Iniciar o processo de venda de sua empresa pode ser uma tarefa repleta de desafios, neste texto vamos elucidar estas etapas explicando como maximizar o valor de sua marca diante do comprador, assegurando que o dia a dia na empresa siga normal após o processo de venda.
Aguardar o momento certo
A decisão de vender uma empresa não deve ser atrelada a sentimentos de desespero e agonia, sejam estes causados por problemas financeiros ou internos de gestão. Uma operação de saída nesse cenário pode dificultar muito o processo de negociação e reduzir consideravelmente o valor da empresa aos olhos do comprador.
Além disso, você deve compreender o real motivo pelo qual se está vendendo sua empresa. Há algum problema sucessório? A empresa vem sofrendo com falta de capacidade de criar escala competitiva? O ciclo de vida de seu produto está insatisfatório? Todas estas questões serão feitas pelos possíveis compradores e devem ser elucidadas da melhor forma possível.
Planejar e entender a mente do comprador
Em qualquer processo de venda é de suma importância entender a ótica do comprador, a fim de prever quaisquer objeções e sabendo que a maximização do valor da transação nunca será atingido sem uma gestão eficiente de informações e sem um processo eficaz de comunicação entre as partes.
Existem normalmente dois perfis de compradores: o estratégico e o financeiro. Compradores estratégicos focam nas operações da empresa, geralmente são do mesmo ramo de atividade e buscam sinergia com seus empreendimentos. Já compradores financeiros buscam retorno a médio prazo e influenciar na estratégia para acelerar o crescimento da empresa em troca de um retorno a médio prazo elevado, gostam de empresas com sólidos fluxos de caixa, equipes fortes e mercados em expansão.
O planejamento do processo de negociação deve contemplar ambos perfis, entendendo seus anseios e possíveis objeções, com o intuito reduzir ao máximo atritos e tornar a negociação mais rápida e menos estressante o possível.
Transparência e credibilidade
Durante o processo de venda é esperado que diversas dúvidas acerca de questões mais “íntimas” da empresa surjam por parte do comprador. É imprescindível, especialmente no Brasil, onde se tem uma taxa de fracasso relacionado a transparência das informações financeiras maior que a média dos BRICs, a disposição e a transparência relacionada a essas questões, para que seja adquirida a confiança e a credibilidade necessárias para a realização da transação.
Entender o cenário atual em que seu empreendimento está inserido é imprescindível. Para isso, você deve compreender os principais indicadores do seu setor, assim como saber a respeito da atual conjuntura da economia de seu país – e, dependendo da empresa, do mundo.
Organizar a casa
Alguns critérios são muito importantes para a gestão de empresas, mas muitas vezes são esquecidos, e normalmente possíveis compradores exigem respostas sobre estes critérios. Alguns dos parâmetros que mais merecem atenção e tendem a ser indagados pelo comprador são:
- Histórico de resultados obtidos;
- Tendências do setor;
- Relações essenciais com clientes e fornecedores;
- Questões ambientais;
- Tecnologias e propriedade intelectual;
- Avaliação de riscos tributários e trabalhistas;
- Questões relacionadas à concorrência.
Além desses pontos, manter uma empresa com informações operacionais e financeiras bem organizadas, seus processos bem otimizados e equipe alinhada, de modo que não necessitem do dono para operar é crucial para assegurar que o dia a dia da empresa siga normalmente após efetuada a venda.
Valuation
Há uma série de fatores que influenciam o preço de uma empresa, o maior motivo para o fracasso das operações de venda de empresas no Brasil é causado por avaliações não justificadas, por isso, contar com uma equipe qualificada que precifique sua empresa da melhor forma é indispensável.
O serviço de Valuation da Econsult conta com os indicadores para projeções financeiras sólidas, compreendendo os padrões que os potenciais investidores demandam.