A Polybio é uma empresa de reciclagem de polímeros que está no processo de começar sua atuação. A ideia nasceu de uma máquina desenvolvida por um dos 5 sócios da empresa. Tal máquina tem maior capacidade produtiva do que as do setor trazendo vantagens tanto pro produtor como para os clientes e para o meio ambiente.
Além da máquina, uma motivação para tal empreendimento era a de desenvolver soluções sustentáveis e inovadoras através da reciclagem de plástico, investindo em pessoas e em tecnologias de reciclagem com lucratividade.
Para começar um novo empreendimento é importante estruturar um bom Modelo de Negócio. Isto não só para melhor atuação da empresa, mas, como no caso da Polybio, para que este modelo seja apresentado de forma atrativa para possíveis investidores.
Quando abrindo um novo negócio, inseguranças sobre a viabilidade do investimento costumam surgir. Visto isso, os sócios da Polybio buscaram a Econsult não só para aferir a viabilidade da abertura da empresa, mas também para mensurar o retorno do investimento, buscando entender a previsão de crescimento do futuro negócio como forma de planejamento.
Apresentação do modelo do negócio, análise da estrutura e das operações internas da empresa. Além disso é feita a descrição dos produtos e serviços a serem oferecidos.
Análise microeconômica do futuro empreendimento e análise do setor de reciclagem.
Visto a necessidade de realizar um investimento seguro, nesta planilha é testada a viabilidade do negócio e também é feita a previsão de crescimento e retorno do empreendimento.
É uma análise que traz muito do funcionamento e da atuação interna da empresa. Tal análise explora 3 grandes principais fatores: apresentação do Conceito do Negócio, Produtos e Estrutura do empreendimento e Operações Internas da empresa.
Esta etapa conta com uma breve apresentação do negócio. Resume o seu funcionamento, sua gestão interna e as principais motivações dos sócios. Também é construído, em conjunto com o cliente, o MVV (MIssão, Visão e Valores) da empresa. Em geral, a etapa de Conceito do Negócio é muito importante para a apresentação para um possível investidor.
Nesta etapa foram analisados os setores no qual a Polybio poderia atuar (construção civil, por exemplo) e em cada setor foi descrito quais produtos seria coerente que a Polybio oferecesse. Como a Polybio tem uma máquina própria mais produtiva que a do mercado, foi interessante, então, descrever diferenciais e benefícios dos produtos e da estrutura da Polybio.
Por fim da Análise Interna, foi sugerido um organograma para a Polybio com base na atuação de outras empresas do mercado. Também foram mapeados os principais processos da empresa, visando uma melhor execução de cada um deles.
Esta etapa buscou na Análise Microeconômica analisar os principais aspectos externos que influenciam a atuação do empreendimento. Já na parte da Análise Setorial é trazido uma percepção do funcionamento do setor de reciclagem pensando em como a Polybio poderia se inserir neste setor.
Esta análise traz vários aspectos importantes. Um desses aspectos é uma análise e descrição dos possíveis fornecedores locais. Também é feita uma pesquisa quanto os Impactos Socioambientais que a empresa pode trazer. No caso do setor de reciclagem, são inúmeros os impactos positivos que podem ser trazidos e isto é interessante de ser ressaltado a um investidor. Por fim, é analisada a Concorrência do empreendimento. Junto com a etapa de concorrência são traçadas as Vantagens Comparativas que a empresa terá frente essa concorrência.
Na análise setorial foi trazida a pesquisa de drivers do setor. Drivers são fatores que podem fazer oscilar a demanda e a oferta do setor no qual o empreendimento está inserido. No caso da indústria de reciclagem de polímeros temos a Coleta Seletiva e o Consumo de Plástico como exemplos. Também foi aplicada a metodologia das Forças de Porter para entender melhor o funcionamento do setor de reciclagem e como a Polybio deve se posicionar em cada uma das “forças” da metodologia.
Nesta etapa é analisada e projetada a parte financeira da empresa. É, então, a etapa que torna possível mensurar o retorno do investimento que é feito pelos sócios e testar a viabilidade do negócio.
Primeiramente são elencados os custos que o empreendimento terá no seu funcionamento Então é projetada a demanda do que é oferecido pela empresa para que se torne possível projetar as receitas que serão geradas pelo negócio.
Com base nas informações financeiras que foram obtidas a partir das pesquisas e projeções, é estruturada uma previsão do fluxo de caixa da empresa. Essa estimação é feita a partir do Ano 0 da empresa até o Ano 5.
Tendo como base o fluxo de caixa são, então, analisados os indicadores de viabilidade do negócio. São eles:
Esses indicadores são o que de fato mensura a viabilidade do negócio e o retorno do investimento que será feito. É muito importante tanto na ótica do dono do negócio quanto do investidor.
Foi averiguada de forma quantitativa a viabilidade da abertura da indústria de reciclagem de polímeros Polybio. Além disso foi possível perceber o retorno que o investimento trará tanto para os donos quanto para possíveis investidores.
Foi possível também estruturar o modelo de negócios da Polybio. Isto não só por uma boa estruturação da gestão interna da empresa como, também, pela análise de como essa empresa se coloca de forma competitiva frente o mercado.
Gerente de Projetos
Responsável pela revisão dos sprints e aconselhamento.
Consultor
Responsável pela execução do projeto.
Consultor
Responsável pela execução do projeto.
Consultor
Responsável pela execução do projeto.