O posicionamento de mercado diz respeito a como a sua empresa se porta no mercado em que está inserida, ou seja, como ela é vista pelos seus clientes e se possui destaque no setor.
Para alcançar um posicionamento de mercado satisfatório, não basta apenas ter boas ideias; é imprescindível acompanhar todos os trâmites do setor, além de incorporar as fórmulas de sucesso reproduzidas pelos concorrentes, e também identificar gaps para se diferenciar no mercado.
Juntamente a esses pontos, não se pode esquecer que se estabelecer bem sozinho é muito complicado; portanto, ter o auxílio de bons parceiros e fornecedores de ponta é indispensável para a ascensão do seu empreendimento para uma posição de privilégio no mercado.
Posicionamento de mercado #1: Defina o conceito e os valores do seu negócio (conceito do negócio + público alvo)
Primeiramente, é preciso ficar atento a dois aspectos primordiais ao abrir um negócio: compreender a identidade de seu empreendimento e para quem ele será útil. Assim, destacam-se aspectos como os valores inerentes na ideia do negócio, e a qual público-alvo ele será destinado.
Dessa forma, é importante definir qual a missão que se pretende cumprir com a ideia, ou seja, qual o propósito de existência da empresa; definir qual a visão que se tem para o negócio, tanto no curto quanto no médio e longo prazo;
Por fim, estabelecer quais os valores inerentes nestes conceitos, isto é, quais os lemas e posicionamentos devem ser tomados a fim de atingir o objetivo da missão e do valor.
Ademais, cabe destacar também a importância de se definir um público-alvo, com o intuito de ter uma melhor estratégia acerca do direcionamento de vendas e de marketing.
Para tanto, torna-se fundamental traçar o perfil ideal desse público, ou seja, definir qual seu padrão de consumo, sua idade e gênero médios, locais que costumam frequentar, dentre outros indicadores que agreguem a ideia.
Todos estes fatores colaboram para ter um conhecimento maior sobre seu negócio, o que permite expandir a gama de atuação e abre precedentes para compreender outros aspectos fundamentais.
Posicionamento de mercado #2: Entenda o setor que o seu empreendimento se encaixa (setorial, drivers, macroeconomia, concorrência)
Para que o posicionamento de mercado da sua empresa seja de fato eficaz, é fundamental que se conheça o setor a que ela pertence, pois, assim é possível identificar as tendências futuras para o empreendimento.
Além disso, conhecer a fundo os concorrentes bem estabelecidos no mercado e como eles se diferenciam uns dos outros é crucial. Assim, é mais fácil encontrar o que se faz necessário para ser bem-sucedido no setor, e também quais pontos podem ser melhorados.
Tendo em vista os aspectos internos do mercado, é preciso olhar para as questões externas. Estudar a situação da economia e outros fatores externos que impactam o setor é de grande importância, pois pode revelar insights que poderiam passar despercebidos.
Com esse estudo da economia, não pode faltar uma análise de ramos vizinhos. Essa investigação é vital, pois algumas movimentações externas podem impactar o setor do seu negócio, então é preciso estar atento aos fatores externos que permeiam o mercado.
Dessa forma, é visível que entendendo o setor, as variáveis externas que impactam ele e também a situação dos concorrentes no momento presente, há um maior direcionamento do que fazer para garantir posição de liderança frente ao mercado.
Posicionamento de mercado #3: Identifique diferenciais (porter, swot, vantagens comparativas)
Após compreender mais sobre seu negócio e em que setor ele está inserido, torna-se fundamental estabelecer estratégias que alavanquem seu empreendimento. Dessa forma, faz-se imprescindível identificar diferenciais que sua empresa possui diante a competição.
Após conhecer melhor os concorrentes de seu negócio, é importante comparar os aspectos fundamentais encontrados neles, a fim de estabelecer vantagens comparativas com sua empresa. Assim, será possível compreender no que seu negócio se destaca e onde há espaço para aperfeiçoamentos.
Em seguida, ainda neste âmbito de concorrência do mercado, demonstra-se eficaz analisar as ameaças e oportunidades encontradas. Ou seja, de que forma pode-se explorar as tendências atuais e eventuais fraquezas de concorrentes, a fim de se sobressair. Ao mesmo tempo, em que se atenta para manter o alto nível dos pontos fortes de seu negócio, com o intuito de não ser superado.
Outro diferencial importante de se ter é o conhecimento acerca do nível de competição no setor em questão. Portanto, analisar a intensidade com que novos concorrentes surgem; lealdade de clientes; nível de influência de parceiros ou fornecedores, dentre outros aspectos, é fundamental.
Por fim, após compreender tais diferenciais, é possível estabelecer melhores estratégias para se posicionar no mercado, além de se ter um conhecimento maior sobre o ramo e o contexto em que o negócio está inserido.
Posicionamento de mercado #4: Procure pelos melhores parceiros e fornecedores (parcerias e fornecedores)
Um elemento que pode passar despercebido é a necessidade de firmar parcerias vantajosas. Muitas vezes, essas parcerias podem alavancar e auxiliar o crescimento do negócio, facilitando e viabilizando o desenvolvimento veloz do empreendimento.
Além de facilitar a operação de uma empresa, as parcerias conseguem ajudar no marketing. Com parceiros sólidos e já bem estruturados, é possível fazer melhor propaganda de seus produtos e serviços utilizando a imagem conjunta de vários parceiros.
Ainda nesse sentido, se aliar a fornecedores confiáveis e de qualidade é também crucial para estabelecer um bom posicionamento de mercado. Com eles, é possível garantir a melhor qualidade possível para seus produtos, além de novamente estabelecer o nome de sua empresa no ramo e criar mais networking no setor.