Um sonho muito comum entre diversas pessoas é abrir o seu próprio empreendimento, visando ter uma independência, flexibilidade de horário e trabalhar com o que realmente gosta.
Mas, para que um estabelecimento se desenvolva da melhor maneira, é necessário, principalmente, que ele possua uma precificação correta, com uma margem de lucro condizente com o que nós iremos entregar a partir do nosso produto ou serviço.
Porém, assim como em um empreendimento, o qual deve ser planejado por partes, para então chegar no projeto final, o preço de um produto ou serviço não deve começar a ser estabelecido pela margem de lucro, mas sim por pequenas partes.
Porém, não se preocupe. Vamos agora te mostrar o passo a passo de como calcular a margem de lucro do seu negócio para que você entenda a saúde financeira dele de vez.
Quer entender como? Continue lendo.
Afinal, o que é preço de equilíbrio?
O preço de equilíbrio é dado pela composição dos gastos que nós temos com os nossos serviços, sejam eles custos ou até mesmo despesas, ou seja, se nós vendermos nossos produtos, ficaremos no “zero a zero”, sem lucro e sem prejuízo.
Para definirmos o preço de equilíbrio, basta juntarmos o custo que eu tive para adquirir o produto que estou vendendo e agregar uma parcela das despesas que tenho com o meu empreendimento.
O que é lucro?
O lucro é nada mais que o retorno financeiro que eu ganho a partir de um produto ou serviço.
Para calculá-lo, basta subtrair o preço que eu cobro por determinado serviço pelos gastos que estão atrelados a ele.
Existem dois tipos de lucro:
Lucro bruto
Diferentemente do lucro líquido, é voltado para a atividade produtiva, ou seja, ele é usado para indicar uma relação entre os custos operacionais e a receita, visando entender o quanto nós estamos ganhando a partir das atividades que desempenhamos.
Lucro líquido
Já o lucro líquido é o resultado obtido após abater todos os gastos da empresa, servindo para entender como está a saúde da empresa
E o quanto ela realmente está ganhando, podendo usar este dinheiro para poder reinvestir na nossa própria empresa.
Então, o que é a margem de lucro?
A margem de lucro é um indicador importante para verificar a saúde de uma empresa, já que representa a porcentagem que o lucro tem em relação às despesas.
Este é um indicador importante, pois você pode identificar quanto que realmente sobra com a venda dos seus serviços, servindo até mesmo para adotar estratégias para a empresa.
Assim como o lucro, a margem de lucro apresenta duas classificações:
- Margem de lucro bruta
- Margem de lucro líquida.
Como calcular a Margem de Lucro?
Agora que já foi esclarecida a importância de ter a informação da margem de lucro em um empreendimento, podemos avançar para o como devemos calculá-la.
Aqui, novamente, vamos nos valer da diferença entre Margem de Lucro Líquida e Margem de Lucro Bruto para elaborarmos os cálculos desses indicadores.
Ambos indicadores operam de forma similar, subtraindo os custos do preço de venda do produto ou serviço oferecido e depois dividindo esse resultado pelo preço de venda.
Porém, a diferença no cálculo está na natureza dos custos que são retirados, vamos elaborar mais a seguir:
Margem Bruta
Para o cálculo do indicador de Margem de Lucro Bruta nós devemos subtrair apenas os Custos Operacionais do valor das Receitas Vendas.
Ou seja, apenas os custos diretamente relacionados a confecção e/ou compra do produto comercializado.
Por exemplo:
Se supormos que esse supermercado compra cada caixa de leite da marca X por R$1,20 e vende por R$2,80.
Muitas pessoas erroneamente diriam que existe uma margem de lucro de mais de 100%.
Porém, se feitos os cálculos, facilmente veremos que esse não é o caso.
Se aplicarmos a fórmula dada anteriormente, podemos observar a real margem de lucro bruta:
- ML Bruta = (2,80 – 1,20) / 2,80
- ML Bruta = 1,60 / 2,80
- ML Bruta = 0,57 = 57%
Margem Líquida
Já, no caso do cálculo do indicador de Margem de Lucro Líquida, nós devemos subtrair os Custos e Despesas totais do valor das Receitas Vendas.
Ou seja, além dos Custos Operacionais diretos devemos incluir todas as Despesas Fixas e Variáveis na subtração da receita de vendas.
Agora, para esse exemplo, aquele mesmo dono de supermercado quer agora calcular a Margem de Lucro Líquida de todo seu empreendimento para o mês de Junho.
Ele deve portanto primeiramente somar todas as suas vendas para conseguir o valor de sua Receita de Vendas total.
Em seguida, deve somar todos os Custos e Despesas de sua empresa, para então subtrair esse valor da Receita de Venda e dividir por esse mesmo valor de receita.
Por exemplo:
Se supomos então, que o supermercado:
- Comprou todos seus produtos no mês de julho por um total de R$80.000;
- Pagou R$30.000 em salários de funcionários;
- Gastou com suas contas de luz e água aproximadamente R$5.500;
- E com impostos e outras depesas um total de R$12.000.
Além disso, a soma de suas vendas totalizou R$167.000. Se somarmos o Custo direto de R$80.000 com as Despesas totais de R$47.500 teremos o valor R$127.500 como gastos do mês em questão.
- ML Líquida = [167.000 – (80.000 + 47.500)] / 167.000
- ML Líquida = (167.000 – 127.500) / 167.000
- ML Líquida = R$39.500 / 167.000
- ML Líquida = 0,23 = 23%
Agora que já calculei, como sei se meus resultados são bons?
Como foi demonstrado nos exemplos acima, podemos calcular o indicador de Margem de Lucro tanto para produtos específicos como para empresas inteiras.
Portanto, o primeiro passa para interpretar o resultado dos cálculos de tal indicador é saber sobre qual lente está sendo feita essa análise.
Também há a distinção já apresentada de cálculo de margem Bruta e Líquida, em que cada uma dará uma resposta sobre diferente parte de seu processo.
E não se engane, não há resposta certa ou errada quanto a essas questões. Existem vantagens no cálculo de ambos entes de ambas maneiras.
Aliás, recomenda-se que seja feito o cálculo das Margens de Lucro Bruta Líquida da empresa como um todo, para haver um parecer geral de como vai à lucratividade da empresa.
E, também, dos seus produtos, para haver pareceres específicos e ajudar em tomadas de decisões como em que produto focar ou qual produto retirar de catálogo.
Mas, se agora já sabemos sobre qual ente estamos calculando a Margem de Lucro e qual método de cálculo estamos usando, falta interpretarmos os números em si.
Entenda a porcentagem
O mais básico a se saber é que se a porcentagem final for positiva, o ente analisado é lucrativo, ou seja, tem retorno de capital positivo comparado ao investido.
Porém, se o número for negativo, o ente em análise não é lucrativo, e está consumindo capital para ser produzido e vendido em vez de gerar retorno.
Compare com resultados do seu setor/concorrência
Além dessas análises básicas de sinal, podemos analisar a magnitude do resultado do indicador.
Ou seja, saber se a taxa calculada é uma taxa de lucratividade alta ou baixa.
E para fazer essa análise, nunca devemos considerar termos gerais, devemos sempre ter pontos de referência externos a empresa, geralmente se baseando nas outras empresas do mesmo setor e até mesmo em concorrências.
Por exemplo, como dizer se uma Margem de Lucro de 20% é alta ou baixa?
Depende, se for uma empresa de varejo, é uma margem altíssima, se for de serviços uma taxa usual.
Como definir a margem de lucro ideal?
Algumas pesquisas mostram que existe uma média na margem de lucro que varia de acordo com o tipo de empreendimento.
Conforme foi divulgado pelo SEBRAE, a média da margem de lucro em uma indústria varia de 6% a 8%, valor que é um pouco baixo quando comparado com lojas e comércios, que lucram de 10% a 15%.
E quando se trata de serviços, quando o mínimo para ser considerado bom é ter 20% de lucro.
Então, para determinar a margem de lucro ideal para que seja praticada em nosso empreendimento, devemos analisar em qual setor estamos inseridos, quais são os preços praticados no mercado e como nos posicionamos perante os nossos concorrentes.
Assim, poderemos verificar quais são os gastos que estamos tendo e, enfim, determinarmos a melhor margem de lucro para o nosso produto ou serviço.
Então, como aumentar a minha margem de lucro?
Existem duas maneiras de aumentar a sua margem de lucro sem que nossos clientes achem ruim.
1. Diminuindo de custos e despesas
A primeira delas seria se nós diminuíssemos os nossos custos e despesas.
Assim, a margem de lucro aumentaria e o preço se manteria o mesmo, sem causar um incômodo na visão dos clientes, já que, para eles, nada mudou.
2. Aumentando o preço
Outra maneira de fazer com que a nossa margem de lucro aumentasse e os clientes não reclamassem, seria se nós aumentássemos os preços, após termos apresentado novos diferenciais e benefícios para nossos produtos ou serviços.
Isso não tenderia a causar um incômodo, já que, estamos cobrando mais, porém, por um produto ou serviço muito melhor.
Conclusão
O cálculo da Margem de Lucro pode ser uma ferramenta muito poderosa para qualquer gestor em qualquer lugar do mundo.
E agora que você já sabe como a Margem de lucro é calculada, que tal focar no essencial: as análises.
Pensando nisso, criamos uma Calculadora de Margem de Lucro apurada.
Então, se quiser entender como está a Margem de Lucro do seu negócio sem quebrar tanto a cabeça, clique aqui para receber o material.