O que é saúde financeira?
A saúde financeira da empresa é relacionada à capacidade desta de se autofinanciar, de administrar as discrepâncias entre recebimentos e desembolsos, sem recorrer a dívidas.
O crescimento do faturamento, dos seus benefícios, e a sua solvabilidade (reflitam) a sua saúde financeira. Diz-se que uma empresa está bem de saúde quando consegue apresentar bons resultados financeiros e consegue manter o seu desempenho no futuro.
A pandemia do covid-19 tem afetado muitas empresas. De acordo com o IBGE, 62,4% das empresas foram afetadas negativamente pela pandemia. Igualmente, na segunda quinzena de julho, 242 mil empresas do país reduziram a sua quantidade de empregados.
Esses são alguns números que traduzem a saúde financeira de algumas empresas do país devido à crise. Muitos fatores justificam esses dados, notadamente, a falta de planejamento das empresas.
Os dados enunciados suscitam a necessidade de entender como manter a sua saúde financeira.
Manter a saúde financeira da sua empresa durante a pandemia
A pandemia do covid-19 tem afetado todas as empresas, notadamente as suas estruturas financeiras. De acordo com o IBGE, seis em cada dez empresas percebem efeitos negativos da covid-19 nos negócios. A mesma afirmou que a queda das vendas teve um grande impacto sobre as pequenas empresas.
A crise tem gerado muitas perguntas, tais como, quanto tempo irá demorar a pandemia, qual será o comportamento dos clientes depois da crise e até mesmo como modernizar o negócio. Estamos na véspera de uma profunda crise econômica, então questões de como manter as vendas ou serviços da empresa e como pagar suas dívidas são bastante comuns.
Essas preocupações são legítimas e fazem parte do campo lexical da saúde financeira de toda empresa. Então, como manter a saúde financeira da sua empresa durante a pandemia?
Um dos erros muito observado é a escassez do relacionamento com os clientes. A pandemia promoveu novos meios de se comunicar com os clientes, portanto, é imprescindível que a empresa se adapte a essas mudanças para garantir e ampliar a sua clientela.
Se concordamos que a razão de vida da empresa é o cliente, então, a sua proximidade com este deveria ser o primeiro passo para manter uma boa situação financeira.
#01. Proximidade com os clientes
Será totalmente errado permanecer em silêncio e esperar que a crise passe antes de se comunicar com seus clientes fiéis. Estes, bem como seus parceiros e clientes potenciais estão apenas esperando essa comunicação e a presença da empresa nessa nova jornada.
De acordo com as pesquisas do Kantar, os clientes esperam que as marcas se posicionem. Tal posicionamento não poderia se dá sem a comunicação e a proximidade com os clientes
Claro, a ideia não é agir por oportunismo comercial, mas, sim, continuar comunicando com seu público e respondendo às suas dúvidas. A questão aqui, é comunicar sobre as medidas cautelares a serem adotadas e as informações básicas sobre a continuidade de suas atividades e o novo modelo destas.
Também, será propício comunicar sobre as medidas adotadas pela empresa para garantir a segurança, tanto dos seus colaboradores, quanto dos clientes.
Para facilitar essas comunicações/ informações, a pandemia tem promovido vários canais tais como, redes sociais, sites, etc. A comunicação deveria ser feita o mais rápido possível e por meios dos canais mais utilizados pelos clientes.
Nesse último ponto, vale mencionar que a empresa vai ter que avaliar o seu público alvo, buscando identificar os canais onde este está mais presente. Ter um serviço pós-venda seria um diferencial importante para a empresa, pois a escuta e a reatividade influenciará a proximidade com os clientes.
Sem essa comunicação/informação, a empresa é suscetível de perder seus clientes, mesmo os fiéis porque eles serão alcançados pela concorrência.
#02. Previsão de despesas
Numa crise tal como a provocada pelo covid-19, é urgente entender a situação financeira atual da sua empresa, fazer um estudo da previsão das despesas futuras e seguir com a hierarquização das despesas.
O conhecimento da situação financeira atual da empresa, a ajudará na identificação das necessidades financeiras e as prováveis dificuldades financeiras que terá para enfrentar a crise, ou seja, garantir a sua sobrevivência.
A empresa, fará uso das métricas financeiras no entendimento da sua situação financeira. Outrossim, é importante ter conhecimento do capital de giro da empresa, pois ele é o dinheiro disponível para garantir o funcionamento das atividades da empresa.
A reestruturação da empresa, a redução da folha do pagamento, são entre outras medidas observadas durante a crise. Estas medidas conduzem à chamada hierarquização das despesas. Então, uma vez determinadas as suas despesas futuras, será necessário ordenar elas por ordem de prioridade de curto e longo prazo.
O contato com o seu banco é imperativo, uma vez conhecida a situação financeira da empresa. Assim, a empresa poderia conversar com o banco para negociar as diferentes alternativas para prorrogar o pagamento dos seus empréstimos e contratar outros.
No que diz respeito aos seus investimentos, o ideal seria optar por investimento com maior liquidez. Caso a empresa não possuísse uma reserva emergencial, ela poderia procurar investimento de renda fixa, notadamente os com rendimento acima da inflação e com custo baixo.
O objetivo é que a empresa possa financiar as suas despesas de curto prazo, garantindo o funcionamento da empresa.
Falando de funcionamento, deve-se lembrar a questão dos fornecedores da empresa. É importante que a empresa faça uma pesquisa de mercado. As políticas de redução dos preços devido à pandemia, talvez fizeram com que tenham fornecedores com melhores preços comparando os fornecedores atuais.
De outro lado, não deve se criar um clima de disputa com os atuais fornecedores, ao contrário, é o momento de ter melhor relacionamento a fim de negociar os prazo de pagamento e adquirir novos produtos a bons preços.
#03. Medidas de apoio das autoridades
As pequenas e microempresas, devido a suas estruturas, deveriam se atentar a esta última opção para estimular seu negócio. As autoridades estabeleceram algumas medidas para apoiar as empresas, notadamente os setores mais prejudicados pela crise. Entre estas, nota-se:
- O conjunto de medidas de apoio aos pequenos negócios divulgado pelo BNDES. Este último expandiu a linha de crédito para pequenas empresas. No entanto, vale chamar atenção sobre a importância da empresa avaliar, de acordo com a sua projeção de receita, o prazo máximo, o de carência, bem como o custo financeiro relativo ao crédito.
- A linha de crédito disponibilizada pelo Governo Federal relativa à folha salarial.
- A medida relativa ao simples nacional. A qual medida prorrogue o pagamento dos tributos federais
Esses, são entres outras medidas, que irão aliviar a situação financeira das empresas, permitindo organizar melhor suas atividades, assegurando a sua sobrevivência.
Métricas para a saúde da empresa (Ana)
Como empresário, é essencial saber como está o desempenho de sua empresa por vários motivos. Ter uma imagem clara da saúde financeira pode ajudá-lo a tomar decisões mais assertivas em relação à direção da sua organização e como os recursos são alocados.
Da mesma forma, se você planeja atrair investidores ou buscar financiamento, você precisa saber sobre a saúde financeira de sua empresa.
Além disso, sem esse entendimento, pode ser muito fácil perseguir projetos sem retorno do investimento claramente definido ou iniciativas que não contribuem para o bem-estar da sua empresa.
Embora existam muitas métricas para avaliar a saúde financeira, um dos meios mais seguros é por meio da análise das demonstrações financeiras.
#01. Balanço patrimonial
O balanço patrimonial é uma declaração que mostra a posição financeira de uma empresa em um momento específico. Ele fornece um controle instantâneo de seus ativos, passivos e patrimônio líquido.
Ativos são relacionados aos meios de rendimentos e que trazem benefícios para o negócio. Passivos referem-se às saídas de dinheiro pelos gastos e despesas que a empresa teve de fazer .
O patrimônio líquido representa o financiamento que os proprietários, privados ou públicos, colocam no negócio. É importante notar que os ativos devem sempre ser iguais à soma dos passivos e patrimônio líquido. Esta relação é a base da equação contábil:
Ativos = Passivos + Patrimônio Líquido
Ambos os ativos e passivos são exibidos como circulantes ou não circulantes no balanço patrimonial, indicando se eles são de curto ou longo prazo.
Os ativos de curto prazo são aqueles que se esperam serem convertidos em caixa dentro de um ano, enquanto os ativos de longo prazo são aqueles que não se espera que sejam convertidos em caixa dentro de um ano.
Já os passivos de curto prazo são aqueles que vencem no prazo de um ano; os passivos de longo prazo não vencem dentro de um ano.
O balanço patrimonial fornece informações sobre a saúde financeira de uma empresa, ajudando você a analisar o seguinte:
O balanço patrimonial fornece informações essenciais sobre a saúde financeira da sua empresa. Dessa maneira, pode-se analisar pontos interessantes, como os seguintes:
- Quão líquido é o caixa da empresa
- Qual porcentagem de ativos é tangível e qual porcentagem vem de transações financeiras
- Quanto tempo leva para receber pagamentos pendentes de clientes
- Quanto tempo leva para reembolsar fornecedores
- Quanto tempo leva para vender o estoque que a empresa mantém em mãos
#02. Demonstração de Resultado do Exercício (DRE)
A DRE mostra a posição financeira e o desempenho de uma empresa ao longo de um período, observando as receitas, despesas e lucros obtidos. Ele pode ser criado para qualquer período usando um balancete de transações de quaisquer dois pontos no tempo.
Uma demonstração de resultados auxilia na decisão relacionada à geração de lucros. Mostra também a eficácia das estratégias que a empresa definiu no início de um exercício financeiro. Já que a DRE analisa o desempenho de uma empresa ao longo de um período, ela é a ferramenta perfeita para comparar dois períodos, e, assim, verificar se a estratégia definida surtiu os resultados esperados.
Além disso, a DRE também auxilia nos seguintes pontos:
- Relatórios frequentes: embora outras demonstrações financeiras sejam publicadas anualmente, a demonstração de resultados é gerada trimestral ou mensalmente. Devido a isso, os proprietários de negócios e investidores podem acompanhar de perto o desempenho do negócio e tomar decisões informadas. Isso também permite que eles encontrem e resolvam problemas de pequenas empresas antes que se tornem grandes e caros.
- Identificação de despesas: Esta declaração destaca as despesas futuras ou quaisquer despesas inesperadas. As despesas incluem aluguel de prédio, salários e outros custos indiretos. À medida que uma pequena empresa começa a crescer, suas despesas crescem também.
- Análise geral da empresa: Esta declaração oferece aos investidores uma visão geral do negócio em que planejam investir. Os bancos e outras instituições financeiras também podem analisar este documento para decidir se o negócio vale a pena emprestar.
#03. Demonstração do Fluxo de Caixa
A demonstração do fluxo de caixa fornece uma visão detalhada de como uma empresa usou seu caixa durante um período contábil. Mostra as fontes de fluxo de caixa e as diferentes áreas onde o dinheiro foi gasto, categorizado em operações, investimentos e atividades de financiamento. Finalmente, ele compara o saldo de caixa inicial e final ao longo do período.
A demonstração do fluxo de caixa é um dos documentos mais importantes usados para analisar as finanças de uma empresa, pois fornece informações importantes sobre a geração e o uso de caixa. A demonstração de resultados do exercício e o balanço patrimonial são baseados na contabilidade de exercícios, que não corresponde necessariamente aos movimentos reais de caixa da empresa.
É por isso que existe a demonstração do fluxo de caixa – para remover os impactos de transações que não sejam em dinheiro e fornecer uma imagem financeira mais clara para gerentes, proprietários e investidores.
A demonstração do fluxo de caixa fornece informações sobre a saúde financeira de uma empresa, exemplificadas a seguir:
- A situação de liquidez da empresa
- As fontes de caixa da empresa
- O fluxo de caixa livre que a empresa gera para investir ainda mais em ativos ou operações
- Se o caixa geral aumentou ou diminuiu durante o período analisado
#04. Índice financeiro
Índices financeiros ajudam a entender os números apresentados nas demonstrações financeiras e são ferramentas poderosas para determinar a saúde financeira geral de sua empresa. Os índices se enquadram em uma variedade de categorias, incluindo lucratividade, liquidez, solvência, eficiência e avaliação.
Alguns dos índices financeiros que você deve saber incluem:
- Margem de lucro bruto: a porcentagem de lucro que a empresa gera após o custo direto das despesas de vendas ter sido deduzido da receita
- Margem de lucro líquido: a porcentagem de lucro que a empresa gera depois que todas as despesas foram deduzidas da receita, incluindo juros e impostos da receita
- Taxa de cobertura: a capacidade da empresa de cumprir suas obrigações financeiras, especificamente para cobrir sua dívida e pagamentos de juros relacionados
- Ratio dívida / capital próprio: a percentagem da dívida em relação ao capital que a empresa usa para se financiar
- Giro de estoque: quantas vezes por período todo o estoque foi vendido
- Giro de ativos totais: quão eficientemente a empresa gera receita de ativos totais
- Retorno sobre o patrimônio líquido (ROE): a capacidade da empresa de usar investimentos de capital para obter lucro
- Retorno sobre ativos (ROA): a capacidade da empresa de gerenciar e usar seus ativos para obter lucro
Os índices financeiros devem ser comparados entre os períodos e com os concorrentes para ver a situação da empresa e como está se saindo em relação aos concorrentes diretos e indiretos do setor.
Nenhum índice ou declaração única é suficiente para analisar a saúde financeira geral de sua organização. Em vez disso, deve ser usada uma combinação de análises de proporção em todas as declarações.
Conclusão
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