Econsult

Como reduzir custos do negócio

Conheça 7 maneiras de você reduzir custos na sua empresa

Conheça 7 maneiras de você reduzir custos na sua empresa

Sumário

Para compreender como os custos afetam a sua empresa e de que modo você pode reduzi-los, se dá necessário primeiramente ter conhecimento acerca do conceito por trás dos custos. 

Os custos podem ser definidos como todos os gastos com o produto e com o processo de produção, como, por exemplo, compra de insumos para produção, mão de obra e depreciação de equipamentos. Isto posto, eles se diferenciam das despesas que se referem aos gastos relacionados à administração, sendo eles necessários para a manutenção da empresa, como, por exemplo, compra de materiais de escritório, aluguel de imóveis e contas de luz e água.

Além disso, vale ressaltar a diferenciação entre custos fixos e variáveis. Este primeiro pode ser definido como os gastos que não variam conforme o volume da produção se altera, assim eles são independentes do número de vendas. Enquanto os custos variáveis irão se modificar em função do volume da produção daquele respectivo período.

Como reduzir?

Agora que você consegue diferenciar custos de despesas e caracterizá-los como fixos e variáveis, a análise acerca dos processos operacionais e financeiros torna-se mais fácil. Isto posto, serão apresentados brevemente algumas maneiras que possibilitam a redução de custos na sua empresa.

  1. Mapeamento de Processos Internos (evitar desperdícios)

Processos configuram-se como um elemento presente em todas as organizações no meio empresarial, ainda que estes não estejam estruturados e bem definidos internamente. Entretanto, caso estes sejam mapeados e, posteriormente, estudados, eles podem representar uma ferramenta muito útil para a compreensão acerca da utilização dos recursos, permitindo um aumento de eficiência e contenção dos custos. 

  1. Controle de Estoque Efetivo

O controle de estoque pode ser definido como um processo indispensável para o funcionamento de uma empresa, principalmente para aquelas que realizam operações com produtos perecíveis e com um curto prazo de validade, configurando o desperdício como um grande empecilho para a empresa. Existem diversos modos de se realizar o controle de estoque, como o PEPS, UEPS e o de Custo Médio. Para saber qual se adéqua a sua empresa é interessante um estudo mais detalhado associando o modelo de operação da sua empresa aos diferentes métodos.

  1. Realização de um Estudo de Mercado (concorrência)

Um estudo acerca do mercado em que o empreendimento está inserido se configura como primordial para a compreensão acerca das tendências do setor, características do público-alvo, assim como o comportamento dos concorrentes. Desse modo, torna-se possível a adoção de novas estratégias mais efetivas e a eliminação daquelas que não representam ganhos para sua empresa.

  1. Acompanhamento e Análise dos Custos e Despesas

É muito frequente que o administrador não possua controle acerca dos custos e despesas de sua empresa, impossibilitando uma análise acerca de suas origens e de como eles estão distribuídos. Porém, a organização financeira pode representar uma ótima ferramenta para cortar custos na empresa, pois por meio dela será possível verificar as áreas da empresa que possuem o maior impacto nas entradas e saídas do caixa, possibilitando uma redução de gastos estratégicos, minimizando ou até mesmo neutralizando o efeito que esta contenção poderia ter nas receitas. 

  1. Reavaliação do Regime Tributário

Apesar de parecer simples, pode ocorrer que sua empresa esteja em um regime tributário que não seja o mais adequado financeiramente para ela. Por este motivo é interessante verificar com o seu contador se uma troca de regime irá afetar positivamente os seus custos.

  1. Reavaliação de contratos

Com o passar do tempo, tanto contratos de prestação quanto de contraprestações de serviços podem se tornar defasados. A razão pode ser advinda de diversos motivos, como, por exemplo, o aumento ou diminuição de preços, que pode se dar devido à inflação ou uma situação em que ocorre maior ou menor demanda do serviço em questão ou até mesmo de algum recurso utilizado no processo. Em virtude disso, é interessante que contratos sempre sejam revistos e atualizados, quando necessário, possibilitando um aumento nas receitas e/ou um uma redução nos custos.

  1. Reavaliação de fornecedores

Semelhante à maneira anterior, os fornecedores representam um custo muito alto das empresas em diversos setores. Por este motivo é sempre interessante que os contratos sejam revistos e avaliados se ainda condizem com as necessidades do empreendimento, pois pode, eventualmente, ocorrer a compra de insumos e produtos que não representam mais as necessidades da empresa. Além disso, pode ocorrer uma defasagem nos preços, como citado anteriormente.

Compartilhe com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira o Blog da Econsult!

Nele, postamos artigos com dúvidas frequentes dos nossos clientes de Consultoria em Finanças.

Precisa de ajuda?