Quem está pensando em empreender também precisa prestar atenção aos desafios. Para ser um empreendedor de sucesso é necessário, além tirar a ideia do papel, aprender todas as nuances de uma boa gestão, para que o negócio dê certo.
O ano de 2022 se apresenta com várias tendências de negócios lucrativos para o indivíduo que deseja ter um negócio com bom faturamento, ser seu próprio chefe e/ou ter liberdade de ação. O empreendedorismo se mostra como uma porta aberta para aqueles que estão em busca de novos desafios e experiências.
Negócios lucrativos #01: Serviços de Food Delivery
A pandemia de covid-19 foi responsável por mudar os hábitos de consumo dos brasileiros e, consequentemente, a forma de atuação de negócios que desejam manter-se relevantes no mercado em que atuam.
Dessa maneira, o setor de alimentação não ficou imune às adaptações. Estudos realizados pela startup Mobills indicam que em 2020 gastos com serviços de delivery cresceram em quase 150%.
Mesmo com o fim das medidas restritivas, essa tendência segue em alta – segundo a ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) a área de food service deve passar por um crescimento de 28% no ano de 2022.
Além disso, vale ressaltar que a atuação no setor é majoritariamente associada ao meio digital, de modo que é importante direcionar atenção especial em relação ao uso de tecnologias para o sucesso do negócio. Aqui, é bom lembrar que o meio está em constante evolução.
Negócios lucrativos #02: Alimentação saudável
Como mencionado anteriormente, a pandemia modificou a relação dos consumidores com os produtos que consomem. Desse modo, a preocupação e a importância de se manter hábitos saudáveis sempre foi um tema muito discutido no Brasil, mas, depois do fenômeno do covid-19, ganhou ainda mais destaque.
De acordo com pesquisas da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), 80% dos brasileiros se esforçam para ter uma alimentação saudável. Essa tendência de comportamento indica o potencial para o desenvolvimento de negócios lucrativos no setor.
Dentro desse mercado, há ainda uma grande variedade de nichos que podem ser explorados — desde opções destinadas a práticas alimentares específicas, como o veganismo e vegetarianismo a produção focada em público com restrições alimentares.
Negócios lucrativos #03: Pets
Atualmente, o Brasil é o país com o terceiro maior número de animais de estimação no mundo, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação.
Por consequência, o mercado de produtos e serviços destinados a pets é uma tendência extremamente atrativa — hoje, o SEBRAE indica que o país conta com 83,4 mil negócios ligados ao setor, um aumento de 363% em comparação a 2012.
A diversidade de serviços englobados nestes negócios também é um fator que chama a atenção. Desde a venda de produtos para alimentação, higiene e lazer a prestação de atividades direcionadas, como adestramento, o setor dispõe de uma grande gama de opções para aqueles que buscam lucratividade na área.
Negócios lucrativos #04: Academias
O setor da saúde se mostra bastante abrangente quando pensamos em negócios lucrativos. Existem alguns pontos que passaram a chamar mais atenção das pessoas, principalmente nos últimos anos, após o isolamento social. São exemplos:
- Aulas de yoga;
- Aulas de lutas;
- Receitas sem glúten, lactose e carboidratos;
- Exercícios.
Com uma rápida análise do setor podemos pensar no nicho de academias, já que é uma forma de integrar todos ou a maioria dos tópicos citados. O mesmo vem se apresentando como um dos negócios com fortes indícios de alta para este ano. Para obter resultados mais promissores é recomendável a diversificação das atividades oferecidas pelo empreendimento, alcançando assim uma maior variedade de clientes.
Negócios lucrativos #05: Saúde
Após a pandemia de 2020 e o isolamento social, a área de telemedicina passou por diversos avanços na regulamentação. Seja por consultas ou acompanhamento médico, a alta de serviços de saúde que podem ser prestados online apresenta uma forte tendência de permanência para os anos vindouros, sendo como principal serviço ou complementar.
Um ponto importante a ser citado é o fato de que empreendimentos neste setor normalmente demandam um investimento alto. Entretanto, há muitas oportunidades na locação de espaços, equipamentos e plataformas digitais. Muitas startups têm inovado e dado acesso para consultórios realizarem seus serviços de maneira remota e segura. As principais áreas de atuação são: saúde da mulher e saúde do idoso e também planos de saúde e clínicas para públicos específicos.
Conclusão
Uma vez tendo conhecimento de algumas tendências para este ano, a ideia de investir nesses negócios pode parecer bastante atrativa. Contudo, antes de decidir é de extrema importância ter um conhecimento mais aprofundado sobre o setor, questão que pode ser abordada por meio de uma Análise de Mercado adequada.
O Estudo de Mercado é um dos nossos projetos mais consolidados e pode te ajudar no processo de decisão na tomada de um investimento. Caso tenha interesse, entre em contato conosco.