Estabelecer adequadamente o preço de venda de um produto ou serviço é fundamental para manter a sustentabilidade de uma empresa.
Porém, há um grande desafio na definição de um preço justo tanto para quem vende quanto para quem compra, principalmente em empresas de pequeno porte. Isso ocorre porque muitos empreendedores e gestores não compreendem todos os custos envolvidos para cobrar por um produto ou serviço.
Tomar como base apenas a precificação adotada pelos concorrentes seria algo bem mais fácil, não é mesmo? Mas para chegar ao preço de venda ideal, é necessário levar em consideração todos os custos, a maneira como o mercado se comporta, a margem de lucro esperada, a percepção de valor pelos clientes e outras questões.
Dessa forma, é possível utilizar preços conforme as regras do mercado, entregar aquilo que o clientes esperam da sua marca e alcançar uma receita que permita arcar com todas as despesas da empresa e obter lucratividade.
Se você faz parte do grupo de empreendedores que gostaria de compreender os processos internos da sua empresa e acertar na determinação do preço de venda do seu produto ou serviço, fique conosco até o final do texto e aprenda a definir corretamente o preço da sua solução. Boa leitura!
A importância de estabelecer o preço de venda para as empresas
O preço de venda é um dos componentes fundamentais para o sucesso de uma organização. Tanto, que integra os 5 Ps do marketing, que estabelece os principais aspectos para o bom desempenho de uma empresa.
Essa metodologia prega que o preço de venda deve ser compatível com os custos, disponibilizar valor agregado ao consumidor, acompanhar as práticas mercadológicas e levar em conta a percepção de valor do público.
Além disso, é fundamental levar em conta as particularidades e as vantagens dos produtos ou serviços oferecidos para destacar o valor estabelecido.
Aspectos que englobam os pontos de vendas e os custos com distribuição também devem fazer parte de uma relação custo-benefício.
Com isso, o preço de venda correto:
- Diminui os riscos do seu negócio perder clientes pela prática de preços altos ou muito baixos, gerando questionamentos sobre a qualidade da solução oferecida;
- Potencializa a organização financeira da empresa, uma vez que o lucro é determinado a partir das vendas;
- Ajuda a manter o seu negócio cada vez mais competitivo, sem perdas significativas;
- Permite que a sua empresa adote estratégias de marketing mais efetivas para alcançar o público-alvo de maneira que o seu valor seja inquestionável.
Principais objetivos da definição do preço de venda
Determinar um preço de venda vai muito além da atração de novos clientes. Esse processo inclui outros objetivos que podem definir o futuro da sua empresa.
Os propósitos desse processo são:
- Atender as expectativas do cliente: um preço que cabe no orçamento do consumidor é um dos principais motivos para ele comprar do seu negócio;
- Alcançar o público-alvo: o preço de venda é uma maneira de comunicar ao mercado qual é a persona da sua marca;
- Encarar os concorrentes: uma prática de preço eficiente permite ao empreendedor conhecer os seus limites em relação à concessão de descontos para se manter competitivo no mercado;
- Otimizar os resultados da empresa: um preço de venda adequado possibilita lucratividade e crescimento, enquanto um preço equivocado pode colocar a empresa numa situação delicada;
- Cumprir com todos os compromissos financeiros: definir o preço de venda ideal contribui para haver capital em caixa suficiente para arcar com os custos da operação e os pagamentos obrigatórios da empresa, como folha de pagamento e encargos.
Regras para estabelecer o preço de venda adequado para o seu produto ou serviço
Até este momento, nós conferimos a importância e os principais objetivos de definir o preço de venda adequado.
Agora chegamos no ponto principal deste conteúdo: compartilharemos as principais regras para definir o preço de venda ideal para a solução oferecida pela sua empresa, seja um produto ou serviço. Confira:
1. O preço de venda deve arcar com os custos e as despesas
Ao determinar o preço de venda que a sua empresa praticará, é importante estabelecer um valor capaz de compensar os custos e as despesas que você teve para disponibilizar o seu produto ou serviço à disposição do seu público.
Desconsiderar essa regra é colocar o seu negócio no caminho do prejuízo.
2. Diminuir os custos para reduzir os preços
Caso tenha percebido que o preço de venda do seu produto ou serviço está bem elevado quando comparado ao praticado pela concorrência e que a melhor saída é a redução do valor cobrado, então será necessário encontrar outras formas de diminuir os custos e as despesas do seu negócio.
Reduzir o preço sem modificar a estrutura dos custos pode comprometer a lucratividade da sua empresa.
Uma maneira eficiente de controlar os custos é através da estruturação dos processos organizacionais. Com isso, você evita inúmeros desperdícios.
3. Reveja seus preços com frequência
Para garantir um bom preço de venda do seu produto ou serviço é necessário revisá-lo constantemente.
O congelamento dos preços sem reajustes, ainda que mínimo, é sinônimo de perda de receita. Por isso, é fundamental que o preço da sua solução acompanhe a prática de mercado e a variação dos custos.
Outros métodos para definição do preço de venda
No tópico acima, falamos sobre as principais regras para estabelecer o preço de venda mais adequado para o seu produto ou serviço.
Conheça agora outras metodologias que você pode aplicar e garantir a lucratividade da sua marca:
Preço de venda com base no mercado
Nesse método, a empresa determina o preço que cobrará pela sua solução tomando como base a média praticada pelo mercado.
Organizações que fazem parte de um cenário bastante concorrido onde não há distinção do produto ou serviço oferecido terão bons resultados por meio dessa metodologia.
Preço de venda com base na percepção de valor do cliente
Você também pode definir o preço de venda da sua solução ajustando o valor praticado com o valor percebido pelo seu público.
Considerando as pesquisas de mercado, você tem uma percepção mais clara sobre a disposição do seu público em pagar o preço do seu produto ou serviço.
Assim, a empresa obtém mais segurança na definição do preço de venda, evitando a perda de consumidores causada por preços que não condizem com aquilo que eles esperam e podem pagar.
Preço de venda com base numa receita almejada
Negócios que realizam vendas limitadas com ticket médio mais elevado costumam ter custos fixos médios e despesas variáveis de baixa complexidade e mais fácil de calcular podem utilizar essa metodologia para definir uma meta de lucratividade mais audaciosa.
Os cálculos dos custos são realizados de forma individual para cada venda realizada. Com isso, fica determinado quando você espera lucrar por meio de uma venda específica.
Conclusão
A definição do preço de venda do seu produto ou serviço vai muito além de alcançar o seu público-alvo. O valor praticado também deve cobrir todos os custos e despesas da aquisição da sua solução, garantindo assim a sustentabilidade e o crescimento do seu negócio.
Para isso, é importante fazer uma rigorosa gestão das finanças da sua empresa para não arriscar ficar no vermelho. Se você busca meios eficientes de fazê-lo, vamos te ajudar compartilhando um material rico elaborado exclusivamente pela Econsult para facilitar a sua rotina.
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