Saiba como as fintechs, ou startups financeiras, estão aprimorando processos e produtos financeiros do mercado de crédito.
O que é uma Fintech?
Fintechs são empresas digitais que oferecem serviços financeiros. Elas funcionam como startups e trabalham com alta tecnologia, normalmente tendo custos operacionais bem menores do que os bancos tradicionais.
Um dos maiores diferenciais desse tipo de empresa é a constante inovação e aprimoramento de processos e produtos financeiros. O objetivo é trazer novidades constantes para os clientes.
Tais startups costumam oferecer serviços variados, como conta bancária virtual, cartão de crédito, seguros, investimentos, empréstimos e até serviços de gestão e educação financeira.
A educação financeira, aliás, é um grande diferencial das fintechs. A disseminação de conteúdos sobre finanças para educação das pessoas passa, por exemplo, por dicas para abandono da poupança e investimento em outras opções do mercado financeiro.
Fintechs e o mercado de empréstimos bancários
Como têm custos operacionais inferiores aos dos bancos tradicionais, as fintechs podem aplicar taxas de empréstimos menores e até mesmo taxas de rendimento de poupança maiores, o que afeta diretamente o mercado de crédito.
A longo prazo, a entrada de fintechs no mercado de crédito aumenta a concorrência no setor financeiro e força uma redução geral das taxas de empréstimo, diminuindo o spread bancário, ou seja, diminuindo a diferença entre a taxa de empréstimo efetiva e a taxa básica de juros praticadas no mercado.
Além disso, pela forte influência da tecnologia e da internet, as fintechs usam grandes pacotes de dados na hora de obter informações sobre o possível tomador de empréstimo. Assim, conseguem atender demandas de pequenos negócios que os bancos tradicionais costumam não atender.
Como consequência da diminuição das taxas de empréstimo, o consumo aumenta, assim como a demanda por produtos e serviços no país. A produção então cresce e, consequentemente, a renda da população aumenta, alavancando o desenvolvimento econômico do país.
A Econsult Consultoria Econômica corrobora com este progresso ao dar assistência empresarial aos novos empreendedores e oferecer serviços para resolução de problemas comuns entre empreendedores.
Já tinha pensado na influência das fintechs no mercado financeiro? Deixe um comentário. Se quiser conversar com a nossa equipe sobre a possibilidade de abrir um negócio como esse, entre em contato com a gente!