Mesmo empreendedores bem-sucedidos têm dúvidas sobre como expandir suas empresas. Aprenda a fazer isso com segurança.
Até quando têm certeza do momento, muitos empreendedores sentem que não possuem os recursos necessários para expandir sua empresa. Para que o empreendedor tome uma decisão segura, deve analisar 3 pontos principais: o cenário macroeconômico, a escalabilidade do modelo de negócios e as finanças da empresa.
O cenário macroeconômico
A análise macroeconômica visa entender o impacto de indicadores macroeconômicos como PIB, inflação e emprego nas operações e no dia-a-dia, além de entender o comportamento do setor que a empresa está inserida.
Essa investigação é importante para que o empreendedor entenda se o momento da economia e do setor está favorável para novos negócios. Procuramos nessa fase responder perguntas como:
- Qual o impacto do atual cenário econômico nacional na sua empresa?
- Existem políticas públicas que favoreçam hoje o seu empreendimento?
- Qual as oportunidades do setor da sua empresa e como ela está comparada aos seus concorrentes?
- A demanda pelo setor está expandindo?
Escalabilidade do Modelo de Negócios
Passando para um aspecto mais microeconômico, antes de expandir uma empresa é importante que o empresário entenda se as características do seu modelo de negócio são suficientemente consolidadas e replicáveis.
Nessa etapa precisa-se analisar como o empreendimento se posiciona quanto a sua localização, concorrência, público-alvo e vantagens comparativas. Uma observação mais profunda pode ainda levar em conta o Plano Operacional, de Marketing e Estratégico da empresa.
Nesse momento o que se busca responder é:
- O meu canal de venda permite a expansão da empresa sem grandes aumentos de custo?
- A empresa entende profundamente como interage com seus público-alvo a fim de aumentar a demanda pelo seu produto/serviço?
- Quais são as características da concorrência no setor? Como a empresa pode se destacar frente seus competidores, ou criar economias de escala, cooperando?
Análise financeira, capital de giro, estrutura de custos e margem de lucro
Por fim, para um entendimento completo para tomada de decisão de expansão, o empreendedor precisa identificar se suas finanças garantem a sustentabilidade do processo de ampliação.
Para isso, além de analisar os fluxos de caixa da empresa, precisamos aprofundar o entendimento do administrador quanto o seu capital de giro, sua estrutura de custos e a margem de lucro dos seus produtos/serviços.
Nesse momento devem ser respondidas perguntas como:
- Os resultados do fluxo de caixa são positivos o suficiente para justificar uma expansão?
- Quais são as margens de lucro (líquido e operacional) dos meus produtos/serviços? Até quanto podemos reduzir no processo de expansão?
- A empresa possui capital de giro suficiente para manter a operação ampliada por quanto tempo?
- Quanto a empresa ganhará em economias de escala ao expandir sua produção?
O que fazer se falta capital?
Hoje existem várias opções de financiamentos para expansão de negócios. Eles são destinados a empresas que possuem bons fundamentos, porém, não conseguem ampliar suas operações sem um aporte financeiro externo.
A Econsult trabalha com a linha de financiamento do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO). Se você deseja expandir o seu negócio, mas ainda tem dúvidas de como fazer isso, entre em contato conosco e marque uma reunião de diagnóstico gratuita!
Precisa de ajuda para obter financiamento?
Converse Gratuitamente com a gente.