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Rápido e Devagar: Como evitar erros na hora de tomar decisões

Rápido e Devagar: Como evitar erros na hora de tomar decisões

Lançado em 2011, Rápido e Devagar coloca em xeque o princípio de que indivíduos são racionais, apresentando duas formas de pensar. Confira.

Sumário

O que o autor de Rápido e Devagar, um dos mais importantes pensadores do século XXI tem a dizer.

Lançado em 2011, Rápido e Devagar coloca em xeque o princípio de que indivíduos são racionais, apresentando duas formas de pensar: A primeira é o pensamento intuitivo e rápido, responsável pela maioria das nossas decisões do dia a dia, e o segunda, devagar e deliberativa. Entender esses conceitos é essencial pois grande parte dos erros tomados acontece pois não embasamos nossas decisões em fatos e análises estatísticas e sim em achismos.

Você não está no comando de tudo

Livros de negócios muitas vezes listam histórias de empresas que deram certo, destacando decisões do passado que resultaram no sucesso da empresas. Aos olhos do presente muitas vezes essas decisões podem parecer escolhas óbvias, porém esses livros deixam de considerar o grande grau de incerteza que essas decisões tinham na época assim como outros diversos fatores muito mais relevantes no sucesso da empresa que são impossíveis de serem observados, como uma mudança na economia ou o fracasso improvável de uma empresa rival.

Em que medida o resultado da sua empresa depende dos seus esforços?

Isso parece ser uma pergunta fácil, a resposta vem rapidamente e não costuma ser menor que 80%. Porém as pessoas que respondem assim estão terrivelmente enganadas. É impossível entender exatamente como anda a percepção que seus clientes têm da empresa, do cenário econômico futuro e de como anda o desempenho de empresas rivais, fatores essenciais para definir o sucesso de um empreendimento. 

Entenda seus riscos

A importância de empenhar muito esforço para entender melhor as chances do seu negócio é evitar riscos desnecessários e entender a hora de mudar de direção quando necessário. Uma pesquisa sobre riscos no mercado financeiro exemplifica bem a necessidade de dimensionar corretamente suas chances.

“Investidores altamente otimistas assumiam riscos excessivos. Eles preferiam contrair dívidas do que emitir ações do patrimônio líquido e eram mais propensos do que outros a “pagar demais pelas empresas alvo e executar fusões que degradavam o valor.”

“As chances de que um pequeno negócio sobreviva por cinco anos são de cerca de 35%. Mas os indivíduos que abrem esse tipo de negócio não acreditam que as estatísticas se apliquem a eles. Um estudo descobriu que os empresários americanos tendem a acreditar que estão numa linha de negócios promissora: sua estimativa média das chances de sucesso para “qualquer negócio como o seu” foi de 60% — quase o dobro do valor verdadeiro. O viés era ainda mais flagrante quando as pessoas avaliavam as chances de seu próprio empreendimento. Pelo menos 81% dos empresários punha suas próprias chances de sucesso em sete ou mais, numa escala de dez, e 33% disseram que suas chances de fracasso eram zero.” 

Este erro é chamado de falácia do planejamento. Se perguntassem para os diretores dos 65% das empresas que não chegaram ao quinto ano para estimar a chance de sucesso, com certeza estes responderiam um número muito maior que a realidade e se soubessem do valor real, poderiam ter poupado muito dinheiro que foi investido em algo fadado ao fracasso, ou mudado de rumo enquanto ainda era tempo.

Quanto mais imersos estamos em um negócio mais cegos ficamos em relação às suas reais chances de sucesso. Imagine o dono de uma loja  que confia plenamente nos seus funcionários e no produto que oferece. Para ele é muito difícil aceitar que um negócio como o seu pode dar errado pois baseia as chances de sucesso nas poucas variáveis que pode controlar e desconsidera fatores que podem ser ainda mais relevantes.

Por isso a solução para a falácia do planejamento é buscar uma visão de fora do seu empreendimento. Um prognóstico feito por uma equipe externa pode evitar vieses de quem está muito tempo inserido no negócio e trazer uma visão mais imparcial. Esta análise busca entender se o estabelecimento apresenta ou não um diferencial para que suas chances de sucesso possam ser consideradas diferentes da taxa-base.

Se você não entende bem porque seu cliente deve comprar de você e não do seu concorrente, a distância da taxa de sucesso da sua empresa não está tão longe da taxa do mercado, que raramente é encorajadora, principalmente para pequenos negócios.

Estar atento ao desempenho do seu setor, além de ajudar a estimar de forma mais precisa os riscos do investimento, evita que se desperdice tempo em negócios fadados ao fracasso, e que se identifique com maior precisão possíveis “minas de ouro”.

 Busque uma análise externa da sua empresa e do mercado

Uma consultoria empresarial irá entender como funciona a estrutura do seu negócio e encontrar pontos de melhoria que irão maximizar a produtividade, definir um conceito do negócio, criando uma proposta única de valor. Somente após a compreensão e de uma análise criteriosa dos concorrentes é possível dizer quais as chances do seu sucesso, baseado em fatos e não em achismos. Além disso é feito um estudo sobre os produtos e serviços da empresa para descobrir como é possível torná-los mais atrativos para os clientes.

Se você se interessou pelo texto e não quer esperar ser tarde demais para buscar a ajuda de profissionais, clique aqui para conversar com um de nossos consultores ou continue no nosso blog que possui diversos artigos com conselhos para impulsionar seu negócio.


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