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como calcular a sazonalidade do negócio

Como medir a sazonalidade do meu negócio em 3 passos

Como medir a sazonalidade do meu negócio em 3 passos

Sumário

A sazonalidade pode ter um impacto direto no seu empreendimento, exigindo um maior planejamento do empresário que deseja medi-la a fim de maximizar seus lucros.

Como exemplo, empresa de sorvetes e uma loja de ar-condicionados parecem não ter muito em comum.

Uma vende doces muito desejados principalmente em épocas mais quentes, enquanto esta está no varejo de eletrodomésticos. 

Contudo, fazendo uma análise mais profunda dos dois negócios, vê-se que ambos possuem uma variação de vendas muito grande dependendo do período do ano (no caso, um aumento súbito no verão). 

Essa diferença esperada no nível de vendas em determinadas épocas é o que se chama de sazonalidade, e esse artigo ajudará você a medir a do seu negócio. Antes de começar.

O que é sazonalidade?

“Ocorrência de variações, a intervalos regulares, na demanda de um empreendimento, devendo haver razões plausíveis para a repetição dessas variações.”

Na definição acima, é importante atentar para as palavras em negrito: os intervalos devem ser regulares (de seis em seis meses, de ano em ano, etc.) e devem ocorrer não por fatores aleatórios ou imprevisíveis. 

Se quiser entender mais sobre o que é sazonalidade econômica, você pode clicar aqui e ler outro artigo da Econsult sobre o tema. 

Agora, vamos entender como calcular a sazonalidade do seu negócio e como se aproveitar ao máximo de seus efeitos.

1. Anote as receitas/demandas dos últimos meses

Antes de tudo, é fundamental que você possua registros financeiros passados do seu empreendimento (quanto mais, melhor!). 

Para fazer esse registro, ajuda muito usar uma tabela em um programa de planilhas, como o Excel ou o Google Planilhas.

2. Identifique o ciclo de sazonalidade do seu negócio

O ciclo de sazonalidade do seu negócio é, basicamente, o período de tempo no qual a variação sazonal ocorre. 

Por exemplo, uma loja de sorvetes tem um ciclo de 12 meses, enquanto um cinema costuma ter um ciclo de 6 meses – com maior nível de vendas nos períodos em que ocorrem as férias escolares.

Para facilitar a visualização, é interessante que, uma vez colocados os dados de receita no Excel, você gere um gráfico que permita ver a curva de faturamento do seu negócio ao longo do tempo, como você pode ver no exemplo abaixo:

planilha com receitas de cada mês

Olhando a tabela acima, fica difícil ver qual negócio apresenta sazonalidade e qual é a sua intensidade. 

Mas, gerando um gráfico as coisas ficam muito mais fáceis. 

Abaixo podemos ver a sazonalidade de 3 tipos de negócio:

  • Cinema: possui uma sazonalidade semestral, que coincide com os períodos de férias escolares.
  • Sorveteria: já essa tem um ciclo mais intenso de 12 meses, tendo seu pico de receita justamente no verão.
  • Mercado: nã possui nenhum ponto específico de altas nas receitas, por isso, não apresenta uma sazonalidade observável.
gráfico de sazonalidade de um negócio

3. Trace um plano de controle

Agora que você já sabe se o seu negócio possui sazonalidade, é preciso se planejar de acordo. 

Empresas com uma sazonalidade maior precisarão de um planejamento para conseguir diminuir suas perdas em períodos ruins e maximizar seus lucros nos períodos de pico.

Dessa maneira, o cinema do exemplo acima deve garantir que haja pipoca suficiente para atender todas as pessoas que desejam assistir a um filme – de modo a tirar o máximo de proveito de sua maior demanda.

Já a sorveteria deve considerar vender produtos mais quentes em outras épocas do ano, de modo a aumentar suas receitas e diminuir sua necessidade de capital de giro.

Conclusão

Entender a sazonalidade do seu negócio pode te dar uma grande vantagem competitiva, uma vez que você estará pronto para lidar com os problemas antes deles acontecerem.

Por isso, compreenda seu negócio e sempre tenha bem definida a sazonalidade seguindo os passos que colocamos aqui.

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