Hoje neste conteúdo iremos falar um pouco sobre crescimento econômico da sua empresa, onde as empresas querem se manter no mercado como inovadoras por um grande período, porém isto não é fácil.
Para a sua empresa crescer economicamente, é necessário muito planejamento estratégico e organização das ideias como um todo, lembrando que, uma visão 360 com os colaboradores, é fundamental para o sucesso deste planejamento.
Gostaria de saber um pouco mais sobre este assunto? Continue lendo este conteúdo.
Boa leitura!
Afinal, o que é crescimento econômico?
O crescimento econômico é um conceito quantitativo que inclui o aumento da capacidade produtiva de um país. Ou seja, crescimento refere-se ao aumento do nível de atividade econômica na região quando se avaliam todos os setores produtivos pertencentes à economia.
Entretanto, é importante ressaltar que esse indicador econômico pode ser medido em termos nominais ou reais, este último geralmente corrigido pela inflação.
Como funciona o crescimento econômico?
Deve-se notar que uma economia em crescimento ou mais produtiva pode apresentar maior produção de bens e fornecer mais serviços do que antes.
No entanto, alguns bens e serviços são considerados mais valiosos do que outros.
Por exemplo, um carro é considerado mais valioso do que o caldo de cana ou um copo de suco de frutas, então o crescimento deve ser medido no valor dos bens e serviços, não apenas na quantidade em si.
Um desafio na abordagem acima é que as pessoas muitas vezes não atribuem o mesmo valor aos mesmos produtos e serviços.
7 dicas de estratégias para crescimento econômico na empresa
1 – Encontre o seu diferencial
O que sua empresa tem que outras não têm? Qual é o seu diferencial?
Para o crescimento econômico de sua empresa, é importante oferecer algo inédito que o diferencie de seus concorrentes. Pode ser: atendimento ao cliente, produtos e serviços exclusivos, status, excelência técnica, etc.
Encontrar a diferenciação é o primeiro passo para uma empresa expandir seus negócios.
Compreender as necessidades dos clientes e oferecer-lhes as melhores soluções é a abordagem ideal.
2 – Conheça o seu público
Quem sua empresa quer atingir?
Entender o público-alvo de uma empresa significa entender os hábitos de consumo e as necessidades de seus clientes. A partir disso, será possível desenvolver métodos que atendam a essas necessidades e proporcionem o que eles procuram.
Uma empresa que almeja crescer só pode fazê-lo contando com seus clientes, pois são eles os principais agentes que viabilizam o negócio.
3 – Não tenha medo da concorrência
Quem quer crescer não pode se intimidar com a concorrência.
Você precisa saber quem são seus concorrentes e tentar superá-los. Agregue valor ao seu negócio, descubra os pontos fracos de seus concorrentes e construa sua vantagem competitiva.
4 – Priorize a satisfação do cliente
Sem clientes não há negócio. São eles que fornecem receitas e lucros para a empresa.
Por isso, durante a expansão dos negócios, o foco deve estar sempre na satisfação do cliente: aquele que consome os produtos e serviços que sua empresa oferece.
Esta sugestão sobre a estratégia de desenvolvimento da empresa é muito pertinente. Isso ocorre porque as empresas geralmente ignoram a qualidade do produto ao decidir expandir.
Não é indicado crescer a qualquer custo, pois se a qualidade cair no processo, pode prejudicar o relacionamento com o público-alvo.
5 – Invista em alianças comerciais
Investir em alianças comerciais pode ser uma forma de impulsionar o crescimento dos negócios. Parcerias bem executadas podem aumentar significativamente as vendas de produtos e serviços.
As alianças com outras empresas te ajudarão a expandir seu alcance e conquistar mais clientes.
Por exemplo, um parceiro pode ser um investidor, fabricante, fornecedor, promotor ou alguém que vende seus produtos e serviços em troca de uma comissão.
6 – Valorize seus funcionários
A busca pelo crescimento não é uma jornada completada por uma pessoa. Os colaboradores de uma empresa precisam ser motivados por seus líderes para trabalhar e contribuir com o crescimento do negócio.
Por isso, é interessante criar um mecanismo que dê maior significado a tudo o que eles fazem, convencendo-os de que seu trabalho tem um valor fundamental para a empresa.
Por exemplo, bônus e incentivos por bom desempenho geralmente funcionam bem, juntamente com transparência e reconhecimento para que todos saibam como seus esforços individuais estão contribuindo para o crescimento da empresa.
Por exemplo, a gestão à vista, onde os funcionários podem ver em tempo real o desempenho da empresa por meio de um painel instalado em seu ambiente de trabalho, pode ser uma excelente forma de manter todos motivados e engajados.
7 – Equilibre as finanças da sua empresa
Para crescer, você precisa investir. As empresas deficitárias terão dificuldades para se expandir.
Portanto, é necessário fazer os ajustes necessários entre despesas e receitas. Esteja atento às datas de vencimento de pagamentos e recebimentos.
Faça um fluxo de caixa e use-o como base para todas as suas decisões. Controle também o seu capital de giro, pois ele é fundamental para a saúde financeira da sua empresa.
Por meio desses diagnósticos, será possível identificar gargalos, desperdícios e falhas. Isso facilita a definição de ações estratégicas de crescimento.
Conclusão
Vimos neste conteúdo o quão importante o crescimento econômico é para a empresa, não é mesmo? Ele é um sonho de inúmeros negócios, mas traçar os caminhos e as estratégias é fundamental.
Nós, da Econsult, estamos sempre buscando traçar as melhores estratégias para obtermos resultados rentáveis!
Caso você tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato com o nosso especialista.
Até o próximo o conteúdo!