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margem de lucro

Entenda a diferença entre markup e margem de lucro:

Entenda a diferença entre markup e margem de lucro:

Muitas pessoas confundem as definições de markup e margem de lucro. Todavia, é muito importante que o gestor de uma empresa saiba diferenciar esses termos.

Sumário

Muitas pessoas confundem as definições de markup e margem de lucro. Todavia, é muito importante que o gestor de uma empresa saiba diferenciar esses termos. O objetivo deste artigo é mostrar essas definições e distingui-las, de maneira que você saiba quando usar cada um desses índices.

Markup e Margem de lucro

Markup é um índice percentual que é mensurado sobre o preço de custo do produto, para determinar se é factível seguir o preço de mercado.

O preço de mercado é essencialmente o quanto que seus concorrentes estão ofertando no preço de determinado produto ou serviço, assim gerando uma competitividade no mercado. Devido a essa competitividade, o índice de markup é utilizado para medir o preço ideal de determinado produto que, cobre os custos de produção e até para gerar uma boa margem de lucro.  

Uma aplicabilidade do markup, é deixar a negociação mais palpável para o vendedor, podendo saber até que ponto pode aumentar a taxa de desconto de um determinado produto.

A margem de lucro é a relação percentual, do lucro líquido e da relação com o preço de venda, desta forma podendo mensurar o lucro individual de cada produto, deixando mais flexíveis as negociações.

A partir das definições acima, percebemos que a principal diferença entre os dois indicadores é que, markup é calculado em função dos custos do produto para determinar o preço do produto e a margem de lucro é calculado em função dos preços de vendas já formados.

Se você quiser entender melhor como precificar seus produtos, acesse esse artigo sobre precificação do nosso blog!

Erros de mensuração e análise

Como vimos no tópico introdutório, muito importante saber quando usar o markup e a margem de lucro. A seguir vamos destacar um exemplo que pode acontecer, quando ocorre essa falta de conhecimento: tem um produto que o custo líquido dele é de R$ 10,00 e o preço de venda dele é R$ 21,00.

O erro comum é indicar que a margem de lucro é 110% ou dizer que esta é de 2,1%, pois assim, será indicando erroneamente. A margem de lucro, não pode ser acima de 100%, logo esta é a falácia do primeiro exemplo.

No segundo exemplo, temos que, o resultado analisado de 2,1% é o markup, portanto esse valor será multiplicado pelo custo do produto líquido assim chegando no valor de venda de R$ 21,00, como mostrado acima. Desta forma 2,1% será o valor onde cobre os custo e tendo uma margem de lucro.

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Em virtude do nosso exemplo, pode se dizer que o cálculo da margem de lucro dado em porcentagem é: 

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E pode se dizer que o cálculo do markup é substancialmente:

Desse modo com a fórmula apresentada acima, pode-se se perceber o que já foi mencionado anteriormente que a margem de lucro é calculado em função dos preços e markup calculado em função dos custos do produto para calcular o preço ideal do produto, bastando multiplicar o resultado encontrado com o custo do produto. 

Case sobre precificação

Caso você queira entender como nós, aqui na Econsult, incorporamos esses conceitos aos nossos projetos, dê uma olhada no case da Estat ou entre em contato conosco!

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